O Lean TI nada mais é do que a aplicação de princípios da chamada filosofia Lean — que engloba uma série de técnicas e práticas, oriundas da ciência da Administração — às áreas de informática das organizações, responsáveis muitas vezes não só por determinado conjunto de procedimentos em si, mas sim por toda a armazenagem e interação de dados dentro da companhia. Ou seja, os negócios e as operações da empresa estão cada vez mais ligados às funções de sistemas computadorizados.
Hoje em dia, um gestor de TI encara desafios como qualquer outro administrador do ponto de vista não só de dominar seu campo de atuação em si, mas também ter de conhecer uma série de habilidades de gestão que podem trazer mais agilidade aos seus trabalhos, além de maior nível de segurança e qualidade. Em outras palavras, princípios da gestão podem e devem ser implementados no ambiente de TI para maiores resultados.
Logo, o conceito de Lean TI traz uma quebra de paradigmas que representa transformação e melhorias (tanto de processos, quanto de pessoas), promovendo melhor desempenho de gestores e profissionais da área, que cada vez mais devem pensar estrategicamente.
Conheça a seguir alguns dos principais benefícios que, mesclando técnicas de diversas metodologias, acompanham as práticas de Lean TI:
Maior eficiência nos processos
Lidar com ambientes de TI significa atualizá-los constantemente, evitar a ocorrência de problemas e falhas, antever instabilidades, evitar desperdícios e promover melhorias contínuas (segundo princípios da metodologia de Kaizen).
Gerenciar um ambiente de TI completo requer muito mais do que simplesmente configurá-lo e acompanhar seu andamento. É preciso intervir aperfeiçoando métodos, resolvendo problemas antes que cheguem aos pontos mais críticos, gerando alertas e criando soluções em cada etapa da operação que possa ser melhorada.
Conceitos de Kanban, apenas como mais um exemplo que compõe a filosofia Lean, também podem ser aplicados para criar sistemas mais funcionais, que saibam integrar e orquestrar corretamente todos os processos, bem como resolver impasses tendo a capacidade de corrigi-los o mais rápido possível e tornando os procedimentos cada vez mais seguros e confiáveis.
Maior agilidade e qualidade nas operações
Uma das maiores vantagens de utilizar princípios do Lean TI na gestão de TI é conseguir maior agilidade nas operações, sem abrir mão da excelência em todos os aspectos. Em outras palavras, é um modelo de excelência.
O conceito de “just in time” também pode ser aplicado, neste caso, como parte de buscar soluções que sejam geradas sempre sob demanda e na hora certa (de acordo com as especificidades de cada negócio e operação), atendendo necessidades constantemente identificáveis e tendo um controle de qualidade basicamente imediato, evitando que falhas passem adiante e comprometam o restante dos trabalhos.
Por exemplo, se seu ambiente de TI estiver apresentando indícios de iminente problema devido a alguma falha em processos ou sobrecarga, será possível ter um alerta e identificar as causas antes, evitando panes ou danos maiores advindos de sua instabilidade.
Mais soluções que agreguem valor ao negócio
Independente de sua perspectiva de aplicação, ou seja, se tratando de serviços para fora (prestação a clientes) ou até mesmo internos (em sua própria empresa), utilizar Lean TI na gestão de TI pode agregar muito valor ao negócio em questão.
Se o seu caso não for vender nenhum produto de tecnologia, mas sim gerenciar melhor o ambiente de TI da sua própria empresa (qualquer que seja o ramo de atuação dela) e você sente que não está preparado para fazer sozinho este trabalho, pode contar com um serviço especializado em gestão de infraestrutura como o TI.Guard, focado em princípios modernos do Lean TI.
Contando com profissionais de confiança que saibam aplicar conceitos de Lean TI baseados nesta mentalidade de maior eficiência e qualidade, você pode conseguir resultados melhores que se refletirão em toda a cadeia de valor do negócio, quer seja na implementação de projetos voltados à inovação em tecnologia na sua empresa ou à manutenção e suporte do sistema já existente.
Neste último caso, é possível apostar na contratação de um agrupamento de serviços de monitoramento e servidores de TI que lhe ajudem a elevar a eficiência de sua gestão e consequentemente a solução de problemas. Identificando e agindo sobre tudo o que merecer a sua atenção. Você, gestor, tem a tranquilidade e a possibilidade de melhor aproveitar o seu tempo, evitando desperdícios na resolução de problemas já monitorados por sistemas automatizados, para focar no negócio.
O Lean TI já é uma realidade e pode fazer parte de sua gestão de TI também! E você, sente que também precisa transformar ou expandir sua estratégia e estrutura com esta tendência?Conte-nos sua experiência ou mande-nos suas dúvidas!