A boa performance da usabilidade de software contribui para o aumento da produtividade, diminui custos com treinamentos e cursos e elimina a complexidade de muitos processos.
Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre a usabilidade e sobre as técnicas de avaliação de performance de um software. Confira!
Teste funcional e avaliação da usabilidade de software
Um teste funcional serve para avaliar se um software cumpre as funções para a qual foi projetado. A avaliação de usabilidade, por outro lado, foca na experiência do usuário e na sua interação com o sistema.
Em um teste de usabilidade de software são analisados fatores como facilidade na utilização, de memorização dos atalhos e dos comandos, de localização das pastas e diretórios, capacidade autoexplicativa do sistema, entre outros. Tudo isso ajuda a prevenir erros e a indicar soluções para que a interface seja limpa, intuitiva e agradável de usar.
Quais fatores devem ser analisados em um teste de usabilidade de software?
Um dos métodos mais utilizados para a avaliação da usabilidade de software é o teste de heurística. Ele se baseia na resolução de problemas partindo das experiências práticas, que podem ser adquiridas por meio de pesquisas e recrutamentos, por exemplo.
A seguir você conhecerá os principais fatores para o desenvolvimento de uma avaliação heurística. Acompanhe!
Qual é o perfil do usuário?
Como a avaliação da usabilidade de software tem como foco a melhoria da experiência para o usuário, o primeiro fator a ser analisado deve ser o público-alvo que trabalha regularmente com o sistema.
Depois da definição do público-alvo, é necessário fazer a identificação dos objetivos profissionais e dos principais problemas enfrentados diariamente na utilização do sistema. Essa identificação permite o estabelecimento dos fatores fundamentais que serão utilizados como ponto de partida dos testes de usabilidade.
A interface dialoga com o usuário?
O usuário não está preocupado com a complexidade do código, ele busca funcionalidade. O sistema deve ser acessível, de fácil entendimento e com linguagem simplificada — por isso deve evitar expressões muito técnicas.
O sistema possui um bom feedback?
Além de interface intuitiva e acessível, é necessário que o sistema “eduque” o usuário durante a utilização, com feedbacks de fácil acesso.
Mensagens de erro
Não há nada mais frustrante para um usuário do que uma mensagem de erro acompanhada de um código indecifrável. Ou seja, a mensagem avisa apenas que há o erro, sem identificá-lo e nem apresentar uma solução, obrigando o profissional a parar o que estiver fazendo para buscar a resolução.
A mensagem de erro deve, além de explicar o motivo do erro, apresentar a solução na mesma mensagem.
O que é uma avaliação de experiência?
Avaliar a experiência consiste na utilização do sistema, partindo do ponto de vista do usuário — ou seja, deverá juntar todos os itens citados nos tópicos acima e colocá-los em prática. Neste momento você já terá o público-alvo, seus principais objetivos e problemas, e poderá partir desse ponto.
Durante a avaliação de experiência, é importante registrar todos os possíveis entroncamentos e problemas que surgirem, anotando e capturando as telas para facilitar a aplicação de melhorias. É interessante também organizar os problemas de acordo com a gravidade para garantir uma hierarquia de prioridades na hora dos reparos.
Reporte resultados
Após avaliar a experiência e identificar os problemas e pontos de intervenção, é hora de reportar os resultados. Ou seja, entregar os relatórios para os responsáveis pelo desenvolvimento de software e sua equipe, explicando bem os critérios utilizados durante a análise.
Como vimos, a avaliação da usabilidade de software visa, além da experiência do usuário, uma boa fluidez produtiva da empresa. O objetivo é remover os principais obstáculos e entroncamentos do sistema para buscar um melhor resultado no ROI de projetos de TI.
Se você gostou do texto e quer saber mais sobre usabilidade e softwares personalizados, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo!