Você está em busca da captação de clientes para melhores resultados em vendas na sua equipe? Então, um conselho importante e bastante direto: a maneira como o consumidor se relaciona com as empresas mudou! Afinal, a tecnologia fez com que processos de compra e atendimento fossem muito além do que era conhecido até décadas atrás.
Já não dá mais para definir um negócio só pelo produto e/ou serviço que este oferece. Aliás, se a captação de clientes é um desafio no seu local de trabalho, fique ligado(a) no que o público está exigindo!
Acompanhe a leitura do nosso post e saiba mais.
A captação de clientes como ponto de partida
Já passamos do tempo em que oferecer uma central de atendimento deixava o consumidor satisfeito. Com a transformação digital, a experiência do consumidor passou a ser dinâmica — quanto mais opções personalizadas, melhor.
A comunicação precisa ser ágil, direcionada e em tempo real. A fim de que isso aconteça, as empresas podem contar com uma série de avanços tecnológicos para influenciar este contato. Um bom exemplo são os aplicativos mobile, os wearables, a Internet das Coisas (IoT), o Big Data Analytics, entre outros.
Dispor de uma estratégia de negócios integrada ao mundo digital é mais do que necessário para a captação de clientes. Entretanto, não se trata apenas de soluções direcionadas aos computadores, mas aos dispositivos móveis em geral — como os smartphones. Segundo a consultoria IDC, todos os anos, 38% dos aparelhos são trocados por modelos mais novos.
Quanto mais uma empresa conhecer sobre o seu público-alvo, melhor atenderá às suas necessidades reais e à maneira que ele consome. Para isso, é necessário elaborar um planejamento estratégico baseado em ouvir e entender os hábitos de seus clientes, juntamente com a captação das tendências de mercado.
Neste caso, é fundamental que o relacionamento seja especializado, para que a marca saiba detalhadamente o que o consumidor deseja.
Utilize a tecnologia a favor de sua empresa
Caso o seu negócio ainda não tire proveito da tecnologia a favor da captação de clientes, confira estas dicas importantes:
Otimize sua página inicial
Como é navegar pelo seu site? Você já testou todas as áreas possíveis? Se a experiência não agrada você, é provável que não desperte a curiosidade do consumidor também.
Neste caso, identifique os pontos a serem melhorados e deixe sua página mais leve e agradável. Ah, lembre-se de apresentar opções para o cliente entrar em contato com a sua empresa!
Proporcione experiências mobile
Ainda em relação ao site, vale outra pergunta importante: ele se adapta à tela do celular? Caso a resposta seja negativa, é fundamental uma alteração o quanto antes.
Só para você ter ideia, os próprios buscadores acabam deixando para trás as páginas que não estão adaptadas aos smartphones — é a chamada responsividade. A consequência disso é que a empresa deixa de aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica.
Invista na automação de marketing
A automação de marketing contribui para o aumento das vendas, a melhora da retenção e a diminuição de custos com aquisição de clientes. A partir do uso de tecnologia, é possível personalizar o contato com seu público.
Como exemplo, podemos citar o envio de materiais relevantes proporcionando uma trilha de aprendizado. Deste modo, o relacionamento fica mais próximo, maximizando assim a possibilidade de venda.
Além disso, a automação é vista também como uma excelente ferramenta no processo de nutrição e condução dos leads até o momento da compra.
Viu quantas opções podem ser usadas na captação de clientes? É claro que, no mercado, novidades são apresentadas a cada dia. Por isso, é fundamental acompanhar a tecnologia e realizar testes para entender qual melhor funciona para o seu negócio. Afinal, ela pode ser um excelente recurso para a melhoria do desempenho de sua empresa.
Gostou deste artigo? Saiba também como escolher os melhores canais de comunicação para atrair e fidelizar clientes. Até a próxima!