O Portal Gaúcho “Baguete” publicou uma matéria sobre a entrada da Teclógica no mercado de VoIP e o lançamento de sua rede de canais.Clóvis Vasselai, Diretor da Teclógica, foi quem concedeu a entrevista que gerou a notícia. Confira abaixo:
Teclógica lança produtos de Telefonia Digital para região Sul.
Empresa foca no aquecimento do mercado de Comunicação Unificada. Expectativa é que nova área da empresa seja responsável por 10% do faturamento.
A Teclógica, empresa de gestão dos processos de TI e negócios com soluções tecnológicas sob medida, lança sua nova linha de produtos para Telefonia Digital. São três produtos desenvolvidos exclusivamente para demonstrar a importância do crescimento da Comunicação Unificada dentro do negócio de cada cliente. Esses produtos serão ofertados primeiramente para a região Sul e no último trimestre estarão disponíveis para outros mercados.
A linha de soluções de VoIP (Voz sobre IP) permite a redução de até 30% nos gastos em ligações telefônicas e 40% na instalação da solução, em relação às soluções de telefonia convencional. As soluções tem como objetivo ampliar as funcionalidades de infraestrutura de telefonia sem a necessidade de troca da Central Telefônica e dos aparelhos telefônicos.
Mudança do mercado
Para Clovis Vasselai, diretor de Infraestrutura, da Teclógica, o mercado tem estado cada vez mais maduro para as ofertas de VoIP. “Há alguns anos as empresas já contam com soluções deste tipo à disposição, mas só agora os gestores estão explorando os reais benefícios da Comunicação Unificada, movimento que caminha em paralelo à melhoria da oferta de banda larga no Brasil”, afirma.
Ele lembra que dentro do conceito de Comunicação Unificada, as novas soluções da Teclógica oferecem serviços como: salas de conferência, informações de presença, telefonia IP, controle de chamadas, reconhecimento de fala, além de integrar voz, e-mail, SMS e fax. Os produtos oferecidos pela Teclógica ajudam a integrar os processos de negócios simplificando, integrando e otimizando esses processos e consequentemente ajudando a reduzir o tempo de resposta. A empresa aposta na integração de voz e dados aos processos de negócios e na rápida implantação destes serviços.
Estudos da Frost & Sullivan estimam que os negócios com telefonia IP no Brasil devam registrar um aumento acima de 20% em 2011. Dados do relatório referentes ao ano de 2010 indicavam que o setor movimentou aproximadamente 500 milhões de reais, perante uma receita de 330,4 milhões de reais em 2009.
É com essa visão de aquecimento do mercado que a Teclógica pretende oferecer seus produtos. O executivo espera, a partir dessas soluções, um aumento de 10% do faturamento da Teclógica no primeiro ano. “Em menos de um mês fechamos cinco novos clientes. No próximo mês, esperamos dobrar esse número”, afirma.
Os produtos oferecidos são: Gateway Voip, responsável por realizar o encaminhamento das ligações por rota de menor custo previamente programada através da tecnologia SIP (Session Initiation Protocol) que complementa as redes de dados baseadas em IP, links de telefonias convencionais e celulares.
Já a Central IPBX é uma Central Telefônica que recebe, realiza e distribui as ligações entre os ramais de uma empresa. Ao adquirir esse produto o cliente tem a sua disposição várias funcionalidades que antes existiam somente em centrais de grande porte, tornando o equipamento extremamente aderente ao negócio de cada cliente. Essa tecnologia vem crescendo exponencialmente nas empresas que procuram aprimorar a sua comunicação e possuir um diferencial de mercado.
E por último o Call Center, que juntamente com a Central IPBX fornece a funcionalidade de atendimento através de filas de atendimento e recebimento de chamadas através de menus, visando uma melhor qualidade do serviço prestado ao usuário que utiliza o telefone como central de relacionamento.