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Serviços gerenciados de TI: entenda os impactos no negócio

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Serviços gerenciados de TI: entenda os impactos no negócio
06/12/2018

A administração do ambiente de tecnologia da informação (TI) não precisa ser responsabilidade exclusiva dos profissionais da área dentro de uma empresa. Demandas altamente especializadas, com foco na melhoria de processos e identificação de gargalos, podem ser terceirizadas por meio de um modelo dos serviços gerenciados de TI, que trazem importantes benefícios para um negócio.

O modelo permite que a empresa mantenha-se constantemente atualizada e dentro dos mais elevados padrões de TI. Além disso, melhora os níveis de atendimento, por meio de soluções customizadas.

Entenda neste artigo o que são os serviços gerenciados de TI e quais suas vantagens para um negócio!

Serviços gerenciados de TI, o que são?

O suporte possui uma abordagem reativa, a partir da demanda de um serviço. Já o modelo de serviços gerenciados de TI permite com que seja possível monitorar a infraestrutura de tecnologia. Além disso, a solução também propõe melhorias de acordo com as tendências do mercado.

O processo flui de maneira ágil, pois tem um único ponto focal dentro da empresa — por meio do Single Point of Contact (SPOC), que pode até mesmo ser remoto — e centraliza as ações. Ainda é possível utilizar um painel de controle que reúne as informações sobre servidores, estações de trabalho e aplicações existentes na empresa.

Da mesma forma, o monitoramento de ferramentas, possíveis atualizações e backups, assim como ações de segurança, podem ser coordenados de forma remota, permitindo o gerenciamento das redes e de incidentes de TI de sucesso.

Qual a aplicabilidade em uma empresa?

Para evitar falhas e garantir o bom funcionamento de uma empresa, os serviços gerenciados de TI apostam em um modelo preventivo. A resolução de problemas, dessa forma, é facilitada pela antecipação. Entenda:

  1. O ambiente de TI é constantemente monitorado;
  2. Os processos são mapeados;
  3. A capacidade dos servidores é acompanhada;
  4. As tarefas rotineiras são automatizadas;
  5. As ferramentas centralizadas permitem relatórios de monitoramento; e
  6. As mudanças são sugeridas de acordo com as necessidades pontuais, antes mesmo que ocorra uma falha que comprometa o desempenho do negócio.

Apostar nos serviços gerenciados de TI permite que uma empresa permaneça focada no seu ponto de atuação e naquilo que sabe fazer melhor. Isso possibilita que a equipe esteja 100% voltada para assuntos estratégicos. Por essa e outras razões, os serviços gerenciados de TI vêm ganhando tanta força no mercado.

Como os serviços gerenciados beneficiam um negócio?

O acompanhamento entregue com os serviços gerenciados é personalizado, de alto nível e realizado por equipes que podem aplicar as principais tendências de TI. A partir desse olhar de monitoramento e prevenção é possível reduzir o número de incidentes na área, assim como o volume de ações reativas. Por isso, os custos com reparos são reduzidos, a partir do momento que os ativos de TI são otimizados.

Importante destacar que os serviços podem ser customizados de acordo com as demandas da empresa, adequando-se a negócios de diversos setores. Dessa forma, a equipe de TI pode dedicar seu tempo e foco na resolução de problemas de suporte, melhorando o dia a dia da corporação.

Os serviços gerenciados de TI melhoram a rotina de uma empresa e permitem uma abordagem abrangente de suporte mais eficaz e de forma otimizada.

Ainda tem dúvidas sobre como o modelo pode beneficiar o seu negócio? Entre em contato para saber mais detalhes!

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