No cenário atual dos negócios, a Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel crucial na operação das empresas, indiferente de tamanho ou segmento, podendo ser uma alavanca estratégica para a otimização de retornos financeiros. É nesse contexto, que os serviços de TI ganham destaque.
Várias empresas estão considerando a estratégia de terceirização como um meio para impulsionar a eficiência, a inovação e o sucesso nos negócios. Isso se deve principalmente a razões como a redução de custos, acesso a especialistas, escalabilidade, flexibilidade e como uma vantagem estratégica podemos destacar a concentração no Core Business.
Isso porque, a terceirização permite que as empresas se concentrem em suas principais competências e estratégias de crescimento, enquanto os serviços de TI são gerenciados por especialistas externos.
Quer entender tudo sobre o assunto, saber como um suporte efetivo pode impactar seu negócio e conhecer quais são os serviços atendidos na Teclógica? Continue lendo o artigo.
O que são Serviços de TI?
Os serviços de TI são responsáveis por tornar a tecnologia acessível e confiável para as pessoas e empresas, garantindo que os dispositivos funcionem de forma eficaz e segura. Além disso, envolvem a gestão de sistemas, redes, software e hardware para garantir que computadores e dispositivos funcionem corretamente.
Podemos comparar os profissionais de TI como “médicos” dos computadores e da internet, pois cuidam para que funcionem corretamente e de forma segura. Quando algo não vai bem, os especialistas em TI entram em ação para consertar.
Eles também ajudam a proteger nossos dados e tornam possível tudo o que fazemos online, como enviar mensagens, assistir a vídeos e fazer compras. Em suma, são esses heróis que mantêm a tecnologia funcionando.
Podemos destacar três áreas distintas que representam os serviços de TI, sendo elas:
1. Infraestrutura
Imagine que a infraestrutura de TI é como a espinha dorsal do mundo digital. É a parte que cuida de todos os equipamentos necessários para que nossos dispositivos e serviços funcionem.
São os servidores, computadores, cabos e conexões que permitem que você acesse a internet, envie e-mails, assista a vídeos e muito mais. Os especialistas em infraestrutura de TI garantem que tudo isso esteja funcionando.
2. Software
O software é como o cérebro por trás dos nossos dispositivos. São os programas e aplicativos que usamos no nosso dia a dia. Os desenvolvedores de software criam essas ferramentas para tornar nossas vidas mais fáceis.
Eles também cuidam das atualizações para garantir que os aplicativos estejam sempre funcionando bem.
3. Banco de Dados
Imagine um grande armazém de informações. É exatamente isso que é um banco de dados de TI. Ele guarda todas as informações importantes que as empresas e organizações precisam para tomar decisões inteligentes.
Por exemplo, pode armazenar informações sobre produtos em uma loja online ou documentações médicas em um hospital. Os especialistas em banco de dados garantem que esses recursos sejam organizados e seguros.
Qual a importância de um suporte efetivo?
Considerando que a tecnologia se tornou crucial na operação das empresas, é importante destacar a necessidade de um suporte efetivo para manter toda estrutura operacional e mitigar o máximo possível os riscos com interrupções.
A importância de um suporte está intrinsecamente ligada à capacidade das organizações em cocriar valor para seus clientes e partes interessadas.
Aqui podemos destacar o conceito de ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Um conjunto de boas práticas que se concentra na gestão de serviços de TI e na otimização dos processos relacionados e dentro do seu contexto, onde a cocriação de valor desempenha um papel central.
É a ideia de que o valor não é criado apenas pelo provedor de serviços, mas sim em conjunto com o cliente ou usuário. Isso implica em uma relação colaborativa em que ambas as partes contribuem para a criação e entrega de relevância.
Aqui estão algumas razões pelas quais um suporte efetivo de TI é fundamental:
Agilidade e flexibilidade
As atividades desempenhadas pelo suporte de TI permitem que as organizações se adaptem rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes e do mercado. Isso é essencial para as empresas, pois as demandas podem evoluir constantemente.
Compreensão e satisfação do cliente
Um suporte eficiente garante que os serviços funcionem sem interrupções. Isso resulta em clientes e usuários satisfeitos, que podem utilizar os recursos de forma eficaz.
Quando bem gerenciado, esse time também ajuda na coleta de informações sobre as necessidades dos clientes e usuários. Essa compreensão profunda é fundamental para a personalização de serviços e a cocriação de valor específica para cada cliente.
Eficiência e melhoria contínua
Outra vantagem de contar com um suporte efetivo é que ele ajuda a otimizar os processos internos, reduzindo custos operacionais. Isso permite que a organização ofereça serviços de alta qualidade a um custo menor, beneficiando tanto a empresa quanto seus clientes.
Além disso, ocorre uma melhoria contínua dos serviços de TI, que podem ser aprimorados com base no feedback dos clientes e nas mudanças nas necessidades. A empresa conta com informações precisas e atualizadas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Isso ajuda na competitividade e reputação perante ao mercado.
Manutenção da Produtividade
A equipe de suporte ajuda a manter os computadores e sistemas da empresa funcionando sem problemas. Isso significa que os funcionários podem trabalhar de forma mais eficiente, sem perda de tempo devido a problemas técnicos.
Segurança de Dados
A segurança dos dados é primordial. Um time com conhecimento e foco nessa questão, ajuda a proteger informações importantes da empresa contra ameaças cibernéticas, como vírus e hackers. Isso evita perdas e vazamento de dados confidenciais.
Redução de custos e escalabilidade
Ter um suporte de TI ajuda a evitar problemas técnicos graves que podem ser caros para consertar. Manutenção preventiva e solução rápida de problemas economizam dinheiro a longo prazo.
Além disso, à medida que a empresa cresce, suas necessidades de TI também aumentam. Um suporte especializado pode ajudar a empresa a se adaptar e escalar seus sistemas de forma eficiente, acompanhando seu crescimento.
Que serviços de TI a Teclógica atende?
A Teclógica está desde 1994 no mercado, desenvolvendo soluções e atendendo na área de serviços de TI. De forma resumida, alguns recursos que atendemos são:
1. Acordos de Níveis de Serviços
Os chamados SLAs (Service Level Agreement), englobam tanto a camada de aplicação como a de infraestrutura, principalmente banco de dados. As nossas equipes de sustentação realizam a prestação desse tipo de serviço.
Atuamos no atendimento de incidentes, investigação da causa raiz, controle de mudanças ou monitoramento de eventos conforme o acordo negociado com cada cliente. Para isso, levamos em consideração fatores como: horário de atendimento, idioma, severidade, prioridades e indicadores de medição.
2. Fábrica de Software
Essa atividade é realizada pelas nossas equipes de desenvolvimento e abrange soluções personalizadas para os clientes, que podem ser tratados como escopo fechado (modelo turn key) ou escopo aberto (modelo body shop).
Atuamos nas especificações, construção e implantação de soluções customizadas.
3. Alocação de Profissionais
Este serviço corresponde aos profissionais atuarem diretamente com o cliente, de forma parcial ou integral. A gestão e controle de todas as atividades do profissional alocado é de responsabilidade do cliente.
A Teclógica mantém o acompanhamento para garantir que as expectativas estão sendo atendidas. As alocações podem ser tanto dos times de desenvolvimento como de sustentação.
4. Parceria como Integrador Delmia Apriso
Atuamos no planejamento, configuração, implantação e sustentação do Delmia Apriso. Esse software é um MES, ou seja, Sistema de Execução de Manufatura. Desenvolvido pela empresa parceira Dassault Systèmes, para completo gerenciamento da produção nas indústrias.
Neste escopo, a equipe de desenvolvimento tem como foco mapear e especificar todas as funcionalidades que posteriormente serão implementadas para o cliente. Já a equipe de sustentação fará a prestação de serviços conforme acordo com o cliente, respeitando as regras negociadas.
Agora você já sabe tudo sobre os serviços que atendemos, além da importância de ter um suporte efetivo. Se você está considerando terceirizar seus serviços de TI, há pontos essenciais a serem avaliados, como: a escolha de parceiros confiáveis, a definição de expectativas claras e o monitoramento contínuo do desempenho.
Para saber mais, acesse nosso site e continue acompanhando os conteúdos do blog.
*Este artigo foi produzido por: Sueli Marowski Goldacker, gerente de serviços da Teclógica.
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