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LGPD na prática: entenda como a segurança de dados afeta o seu negócio

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Segurança de dados
24/02/2023

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é relativamente nova e, por isso, muita coisa ainda precisa ser implementada e atualizada nas empresas. Desde mudanças nas políticas internas até implementação de recursos visando a segurança de dados.

A legislação trata sobre novos desafios, advindos da popularização da internet. Algum tempo atrás, não era tão comum a troca de informações via meios digitais. Mas na atualidade, aumentou potencialmente a utilização de redes sociais, os cadastros em sites e as compras em e-commerces. 

Segundo pesquisas, até 2025 estima-se um crescimento médio de 20,73% ao ano nas compras online. Além disso, para se ter uma ideia, entre os anos de 2021 e 2022, 21 milhões de brasileiros tornaram-se novos usuários de redes sociais.

Diante dessa transformação de mercado, algumas cláusulas da LGPD ainda são subjetivas e podem abrir interpretação para dúvidas. 

Por isso, iremos explicar sobre as principais diretrizes da legislação, compartilhar como funciona o processo na prática e de que forma a segurança de dados pode impactar no seu negócio. Continue lendo o artigo!

Qual a relação de LGPD e segurança de dados?

Há um tempo já se discute sobre a importância da segurança de dados, mas não existia nenhuma ferramenta que efetivamente servia de base para o assunto.

Nesse contexto, a Lei Geral de Proteção de Dados trouxe diversas definições. Ela surgiu para proteger os direitos de liberdade e de privacidade dos usuários, além de servir como um norte para as corporações implementarem esse processo. 

A LGPD traz para as empresas um senso de atenção, onde através dos mapas de dados, mapas de risco, campanhas de conscientização e treinamentos, faz com que toda companhia se engaje nessa frente e se preocupe com a forma na qual os dados são coletados e armazenados, bem como com as questões de segurança.

Qual a importância para as empresas?

Na rotina de um negócio, é comum precisar lidar com um alto volume de documentos. Diante disso, dar atenção para a segurança de dados torna-se algo fundamental e pode evitar extravios, perdas e vazamento de informações pessoais.

O cumprimento das legislações sobre o assunto, além de resguardar os usuários, faz com que a empresa demonstre mais transparência e notoriedade perante o mercado, influenciando positivamente em sua reputação.

Além disso, a LGPD também impôs sanções para as companhias que não cumprirem as diretrizes de segurança de dados. Então, para evitar gastos imprevistos com multas, é preciso atenção às suas cláusulas.

Entretanto, muitas empresas ainda encontram dificuldades de se adaptar e acabam esquecendo-se do cuidado com a confidencialidade, consentimento e medidas de proteção. Saiba como facilitar esse processo, a seguir.

Como cumprir a legislação?

Apesar de algumas situações ainda não estarem detalhadas na legislação, é possível seguir certas especificações para fazer cumprir a lei. Por exemplo, um dos principais tópicos abordados na LGPD é o consentimento

Em outras palavras, para coletar e armazenar dados pessoais, é obrigatório que a empresa possua uma autorização formalizada do titular dos dados. Isso geralmente é feito através de aceites nos formulários ou de termos de privacidade.

As instituições também precisam solicitar apenas dados necessários para a atividade que desempenham, excluindo o que não for necessário. Para isso, deve ser feita uma análise da quantidade de lixo eletrônico e dados aleatórios que estão sendo mantidos. 

Outra coisa fundamental é ser transparente com os titulares, explicar a finalidade da coleta de informações, oferecer um canal de contato simplificado e excluir os dados caso algum deles solicite.

4 dicas para ajudar na segurança de dados

Agora que você entendeu um pouco mais sobre LGPD e segurança de dados, vamos compartilhar 4 dicas para ajudar a colocar essa estratégia em prática na sua empresa.

1. Mapeie os processos

Antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer os processos do negócio. Com tudo mapeado, é possível fazer uma análise e diagnóstico dos riscos, o que possibilita focar em pontos prioritários de melhoria.

Diante disso, vale ressaltar a importância de uma cultura organizacional colaborativa. Todos precisam estar na mesma página e entender o quanto essa mudança é importante, às vezes será necessário ceder e fazer modificações nos métodos de trabalho. 

2. Faça backups periódicos

Imprevistos acontecem. E, na era da digitalização, estamos mais suscetíveis a ataques cibernéticos ou até mesmo falhas humanas. É nesse contexto que fazer backups torna-se tão importante.

Fazer esse trabalho periodicamente resguarda e apoia a continuidade do negócio. Por exemplo, se acontecer algum incidente no website, é preciso ter uma cópia em outro lugar, para que seja possível recuperá-la.

3. Implante soluções na nuvem

Uns anos atrás era comum perder atividades de um período inteiro por esquecer de salvar ou por quedas de energia. Hoje, com as soluções em nuvem, esse risco é deixado de lado, pois as informações são salvas automaticamente (quando habilitada esta opção).

Isso sem haver necessidade de uma infraestrutura própria gigantesca, pois tudo fica armazenado em ambiente online. 

Assim, a nuvem traz muito mais autonomia e flexibilidade para o negócio. Permitindo que o trabalho seja feito de qualquer lugar do mundo de forma colaborativa e segura.

4. Controle os acessos

Como falamos anteriormente, os ataques cibernéticos tornaram-se mais comuns e, diante disso, surge a importância de fazer um controle minucioso de quem acessa os dados da empresa.

Não deixe as informações disponíveis em pastas abertas. É fundamental que somente as pessoas autorizadas possam visualizá-las. Isso, por si só, já reduz os riscos de vazamento ou compartilhamento equivocado de documentos.

As plataformas em nuvem auxiliam bastante nesse quesito, pois possuem acesso criptografado, onde é possível configurar níveis de autorização para as pessoas envolvidas.

Com essas dicas, a segurança de dados na sua empresa estará mais resguardada, auxiliando a reputação e competitividade do negócio. Gostou do conteúdo? Se quiser se aprofundar no assunto, acesse o nosso material gratuito: Sistema em nuvem: criando resiliência operacional para fabricantes.

*Assinado por: Eduardo Ehlert, DPO da Teclógica

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