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Como reduzir os ruídos na comunicação corporativa e evitar problemas para o negócio

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Como reduzir os ruídos na comunicação corporativa e evitar problemas para o negócio
26/09/2017

A comunicação corporativa deveria ser parte da rotina de todas as empresas. Seja qual for o porte da organização, ter processos comunicacionais devidamente estruturados é um enorme passo para reduzir problemas internos. Dentre eles, o famoso ruído.

Ruídos na comunicação interna são frutos de problemas na transmissão de mensagens ou ordens, durante reuniões ou qualquer outro tipo de atividade que tenha como premissa a comunicação entre duas ou mais pessoas dentro do ambiente corporativo.

Quando uma mensagem é transmitida equivocadamente, ela pode gerar grandes problemas. Por isso, toda empresa preocupada com seus resultados e com o clima organizacional sabe que é preciso ter cuidado com os ruídos da comunicação corporativa.

Você verá abaixo como é possível reduzir a ocorrência desses ruídos na comunicação corporativa e como evitá-los. Confira!

Estimule o uso de canais oficiais de comunicação

Um dos grandes problemas enfrentados por gestores e colaboradores são as chamadas “demandas de corredor”, que são aquelas tarefas combinadas informalmente e que, por isso, não são documentadas — um prato cheio para esquecimentos e outras situações desconfortáveis.

Uma empresa deve zelar pelas informações que seus funcionários trocam (quando este assunto está relacionado ao trabalho, é claro). Por isso, é importante criar uma cultura de comunicação formalizada.

O registro de qualquer pedido ou acordo firmado entre dois colaboradores deve ser feito pelos canais oficiais de comunicação utilizados pela empresa. Esses canais existem por uma razão muito simples: são os mais adequados às políticas adotadas internamente e, por isso, devem ser os meios utilizados para transmitir qualquer ordem ou formalizar qualquer diálogo.

Ao pensar em canais oficiais, existem diversas formas de veicular informações e transmiti-las. Um bom exemplo são as TVs corporativas, uma ótima ferramenta de comunicação onde é possível expor informações de diferentes departamentos de uma empresa, deixando todos os colaboradores “na mesma página” e evitando ruídos entre eles.

Ao transmitir informações importantes ou complexas, procure conversar mais de uma vez com a outra pessoa para verificar se a mensagem foi interpretada da maneira correta. É importante certificar-se disso, porém, é preciso ser educado. Algumas empresas inclusive adotam práticas de confirmação, como e-mails aos quais as pessoas devem responder confirmando o que lhes foi dito.

É possível ser ainda mais simples: basta exercitar, com seus colaboradores, a importância de confirmar se a conversa ficou clara. Essa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é necessário quebrar o estigma que uma confirmação às vezes tem. Na verdade, ela é e deve ser entendida como uma poderosa arma contra o retrabalho.

Faça exercícios para desenvolver a comunicação

Existem muitas dinâmicas e projetos de integração interessantes para estimular a interação e o diálogo dentro da empresas. Esse tipo de atividade traz leveza e descontração para o ambiente e promove uma boa oportunidade para as pessoas se conhecerem. Quando somadas a ferramentas de comunicação, essas dinâmicas mostram bons índices de retorno e engajamento.

Fortalecer os laços entre os colaboradores é uma ótima maneira de garantir uma comunicação clara. Com menos amarras e formalidades, funcionários conseguem se comunicar melhor. Afinal, quanto mais intenso for o entrosamento das equipes, melhor será a sua comunicação.

Esses três procedimentos básicos podem ser aliados a muitos outros para otimizar a comunicação corporativa. Se a sua empresa quer ir além do convencional, a TV Corporativa é uma ótima ferramenta para isso. Ela é capaz de captar a atenção de todos e gera ótimos resultados no engajamento das campanhas internas e na transmissão de mensagens importantes.

Por fim, otimizar a comunicação e reduzir ruídos na comunicação corporativa só vêm a custo de muito trabalho e do desenvolvimento de procedimentos eficazes. Se você quer conhecer mais ferramentas e maneiras de melhorar a comunicação dentro da sua empresa, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos produzidos pela nossa equipe!

2 Comments

  • Aline de Sá

    Gostaria de saber o autor desse texto acima. Pois preciso para citar no meu TCC. Se puder responder o mais rápido possível, agradeço.

    1. Teclógica

      Olá Aline, tudo bem?

      Agradecemos pelo contato conosco!

      Informamos que o material é disponibilizado em nome da Teclógica. Deste modo, sugerimos consultar seu orientador para identificar a melhor forma de citação.
      Continuamos à disposição.

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