Boa parte das empresas não tem como cultura dedicar parte do orçamento exclusivamente ao setor de Tecnologia da Informação. Na maioria dos casos, isso acontece pela falta de visibilidade que existe sobre a área, somada ao fato de muitas empresas ainda enxergarem a TI como área operacional e não como parte da estratégia do negócio.
Essa visão ainda equivocada acaba dificultando a formação de uma equipe técnica à altura das necessidades da organização. É por isso que muitos gestores estão optando pela contratação de uma consultoria em TI, ao invés de construir um time técnico robusto.
Para as organizações, a contratação de um serviço de consultoria nessa área oferece, na maioria dos casos, ganhos financeiros e logísticos. Com isso, é possível mensurar a capacidade da infraestrutura disponível, além de facilitar a identificação dos gargalos e entraves que acabam comprometendo o dia a dia da empresa e, assim, planejar as ações de melhoria.
Quer saber mais sobre os benefícios de contratar uma consultoria em TI? Então, vamos ao post de hoje!
Ganhar mais eficiência
É comum que as empresas optem por gerir seus ambientes internamente, sem muita ajuda de fornecedores externos. Entretanto, esse cenário tende a mudar gradativamente com o passar do tempo.
A evolução constante das ferramentas e soluções exige que a infraestrutura e os processos de gestão de TI evoluam num ritmo tão acelerado quanto. Com isso, o time de TI precisa se dividir entre atender os incidentes e tratar os problemas, e fazer as projeções e melhorias que deem suporte a evolução das ferramentas. Entretanto, a mão de obra interna nem sempre está preparada para suprir as demandas necessárias.
Contando com o auxílio de uma consultoria de TI, essa divisão do time técnico entre estratégia e operação tende a ser menos traumática. Isso porque, a consultoria deverá se focar principalmente na análise do ambiente para projetar as ações de melhoria que serão definidas junto a gestão interna. E, uma vez traçados os planos, o time técnico os executa conforme o planejamento, garantindo a evolução constante com eficiência e qualidade.
Ter acesso a talentos altamente especializados
Não é comum as empresas, sem o foco do negócio em tecnologia, definirem planos e metas de qualificação e certificação para equipe de TI. Com isso, a mão de obra tende a ficar obsoleta e não ter capacidade suficiente para atender novas demandas.
Este, entretanto, não é o cenários das empresas que prestam consultoria em TI. A certificação comprovada nas tecnologias é fundamental para que os consultores possam oferecer um serviço de qualidade e com diferencial diferencial de mercado.
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Economizar dinheiro e controlar as despesas operacionais
Inicialmente, o investimento para contratar uma consultoria em TI pode parecer fora de cogitação, pois, em um ambiente desorganizado, os gastos para contornar os problemas são excessivos e imprevisíveis.
Porém, ao contratar uma consultoria em TI, você saberá exatamente quanto precisará de orçamento para as despesas com tecnologia. Além disso, as ações de melhoria contínua que serão realizadas, farão com que os custos da operação diminuam, tornando o cenário da TI seja bem mais estável.
Maior produtividade
Em um ambiente de TI estável, onde a disponibilidade dos serviços não é comprometida constantemente por conta de ações imprevistas, a incidência de paralisações e panes dos sistemas é quase nula.
Obviamente, não são apenas as paradas que afetam a produtividade. Em alguns casos, sistemas lentos por horas ou dias impactam mais na produtividade de um time de vendas, por exemplo, do que uma pane geral de curta duração.
Contratar uma consultoria em TI traz novas perspectivas sobre o seu negócio. Além dos ganhos “palpáveis” como a melhora da disponibilidade dos serviços, sua empresa também ganha em estratégia e prevenção de danos. Gostou dos nossos benefícios? Conte pra gente suas experiências nos comentários!