Para quem ainda não está por dentro ou há muito não ouve sobre este tema, endomarketing nada mais é do que ações de marketing voltadas para o público interno das organizações. Portanto, todas as ações que tenham como fim ou consequência a mobilização, motivação e direcionamento dos colaboradores e parceiros fazem parte da estratégia de endomarketing.
Mas na prática não é tão fácil quanto parece. Isso porque os profissionais envolvidos nessas ações precisam se atentar a vários desafios para obterem sucesso. Continue acompanhando o post e confira quais são eles!
Pluralidade do público interno
Uma estratégia de endomarketing eficaz precisa ser composta por ações que abrangem a todo o público interno. Diretores, líderes, gestores e colaboradores de base, todos devem ser impactados da forma adequada e no momento correto.
Essa diferenciação é importante porque os meios e o discurso são diferentes para cada um destes públicos. Por exemplo: para diretores, uma informação pode ter a necessidade de se mostrar mais rica e estratégica; já para funcionários de base, o mesmo tema pode ser abordado de forma ilustrativa e mais superficial.
Por isso, é muito importante definir e detalhar os diversos públicos internos antes de executar ações aleatórias de endomarketing.
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Divergências de objetivos
Talvez o mais difícil dos desafios seja lidar com os diversos interesses dentro das empresas. Alguns profissionais estão trabalhando apenas por dinheiro, sem motivação com sua profissão ou cargo atual. Outros são individualistas. Além disso, ainda há os interesses da organização em otimizar o trabalho e reduzir os investimentos de forma que sempre haja uma maximização dos lucros.
Por toda essa complexidade, é tão difícil elaborar estratégias de endomarketing que atinjam a todos os públicos. Uma boa forma de tentar driblar esse engodo é por meio da elaboração de ações específicas para cada grupo com interesses similares.
Variedade de meios de divulgação
Outro grande desafio é adequar a mensagem aos diversos meios. O mesmo conteúdo que é transmitido via e-mail marketing não pode ser, por exemplo, apenas transferido para uma TV Corporativa (aliás, você sabia como as TVs Corporativas são eficientes para ações internas? Confira alguns cases de sucesso aqui!).
Portanto, os profissionais responsáveis pela elaboração e execução da estratégia de endomarketing precisam ter isso claro em suas mentes. Antes mesmo de adaptar as mensagens para cada meio disponível, é preciso pensar analiticamente e definir quais meios são adequados e funcionais para determinadas comunicações.
Avaliação das ações de endomarketing
Talvez este seja o mais fácil dos desafios. Apesar de os colaboradores sentirem-se temerosos de possíveis retaliações e tenderem a responder de forma mais branda às avaliações, existem ferramentas e estratégias que permitem o anonimato dos avaliadores.
Isso permite com que os profissionais sejam mais diretos e sinceros. Mas muito além de deixar os colaboradores reclamarem sem travas profissionais, é preciso saber avaliar bem os retornos, de forma que os resultados das ações não sejam manchados por questões adversas a sua origem. Por exemplo: um colaborador que não está feliz em seu cargo atual pode, muito bem, se rebelar e tecer críticas destrutivas nas avaliações das ações.
Verbas contingenciadas
Um outro grande desafio na elaboração de uma estratégia de endomarketing é a verba, geralmente, muito limitada. Tal peculiaridade demanda que a equipe responsável pelas ações de endomarketing seja experiente e perspicaz para, com muita criatividade, conseguir inovar e propor ações econômicas e tão boas quanto aquelas com grandes investimentos.
É válido lembrar que estes 6 desafios são apenas os principais, facilmente identificados em grande parte das empresas. Contudo, cada organização tem suas particularidades e desafios. Comente abaixo sobre suas experiências na definição e execução de estratégias de endomarketing!