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Os 8 tipos de conteúdos para TV Corporativa para utilizar em sua empresa

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conteúdos para TV Corporativa
17/10/2016

A TV corporativa é uma solução de comunicação que está presente na realidade das empresas. Dinâmica e atrativa, é uma das maneiras mais eficientes de reforçar a imagem da instituição perante seus colaboradores. Além disso, ela pode ter caráter educacional e de treinamento, tornando mais efetivos os esforços de comunicação entre os diferentes setores da organização.

Mas você sabe que tipo de conteúdo oferecer nesse canal? Veja a seguir 8 opções diferentes de conteúdos para TV Corporativa e saiba como cada um pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

Conteúdo de canais de mídias sociais

As redes sociais já fazem parte da vida das pessoas, e com os seus colaboradores não é diferente. Ignorar essa tendência significa perder uma ótima oportunidade de atrair a atenção de quem está diante da TV corporativa.

Assim, um conteúdo que pode ser utilizado na TV corporativa é o oriundo dos canais de mídias sociais. No Facebook, postagens interessantes de páginas relevantes para o negócio (ou mesmo da própria empresa) e vídeos relacionados do YouTube são exemplos de conteúdos que geram atração e interesse.

É preciso, entretanto, tomar cuidado com o tipo de conteúdo a ser compartilhado. Redes sociais muito rápidas, como o Twitter, não funcionam tão bem nesse formato, enquanto algumas informações do LinkedIn podem ser extremamente úteis.

Newsletter

A newsletter funciona como um boletim informativo que faz um apanhado daquilo de mais interessante ou importante que aconteceu em um determinado período de tempo. Devido a essa característica, não faz tanto sentido exibir uma newsletter diariamente, mas, sim, em momentos determinados da semana. Procure seguir um padrão na exibição desse tipo de conteúdo, para estimular a fidelização dos espectadores.

É possível, por exemplo, fazer um apanhado de fatos, informações e acontecimentos relevantes e exibi-los em forma de newsletter ao final da semana ou a cada quinze dias. É interessante esse tipo de boletim conter informações diversas ― como acontecimentos dentro e fora da empresa, em um período específico ― e que ajudem os colaboradores a se manterem informados.

Notícias relevantes sobre o mercado

Por falar em informação, é importante que os colaboradores estejam a par do que está acontecendo no mercado no qual o negócio está inserido. É relevante que todos saibam quais são as projeções econômicas, quais as tendências que começam a se desenhar e o que esperar do mercado consumidor da empresa.

Por isso, a TV Corporativa pode ― e deve ― transmitir notícias e informações sobre o mercado de atuação da organização. Essas informações podem aparecer em forma de textos curtos, atrativos e altamente condensados ou em vídeos curtos que expliquem cada novidade do mercado.

Curiosidades e variedades

Nem só de informações altamente sérias precisa viver a produção de conteúdo para a comunicação interna. Apostar em uma leve descontração também ajuda a atrair a atenção de quem só quer descansar alguns minutos em seu intervalo, por exemplo.

Nesse sentido, é benéfico apostar em curiosidades e em variedades que se relacionem ao tema do negócio. É possível exibir flashes com curiosidades sobre a criação e atuação da empresa, assim como sobre determinado produto do negócio.

Outra forma de investir em um conteúdo mais leve é por meio de desafios e perguntas. É o caso de criar perguntas com três opções relacionados ao negócio, questões sobre a segurança do trabalho ou padrão de qualidade. Além de atrair a atenção, é possível estimular e reforçar conceitos e valores importantes do negócio.

Blog posts

Ter um blog corporativo é importante para boa parte das organizações, já que por meio dele é possível educar clientes e conseguir mais oportunidades de negócio. O que nem sempre é observado é que essa ferramenta também pode ser adequada para educar os próprios colaboradores e criar mais integração entre setores.

Com alguns posts informativos e voltados para o público interno, é possível criar mais educação e conhecimento sobre o negócio de maneira prática. Dessa forma, utilizar blog posts como conteúdo para a TV corporativa é uma boa alternativa. Apesar disso, há a limitação de que não é possível disponibilizar todo o post para a leitura.

Assim, é necessário que os títulos sejam atraentes, chamativos e explicativos por si só, podendo ou não ser acompanhados de uma chamada complementar. Para gerar ainda mais fluxo, é possível adicionar um QR Code que pode ser escaneado pelos celulares dos colaboradores, levando-os diretamente ao blog post de interesse.

Agenda de eventos

Treinamentos, palestras, simpósios, semanas comemorativas ou internas podem e devem ser divulgadas na TV Corporativa. Por meio desse recurso, é possível aumentar o alcance de modo que mais colaboradores fiquem cientes do que a empresa vai promover em determinado período, aumentando o engajamento.

Para que isso seja efetivo, entretanto, é preciso adequar corretamente o cronograma de exibição. Quanto mais próximo estiver um evento, mais divulgação ele deve receber na TV corporativa, de modo que os colaboradores fixem a data e outras informações importantes.

Também é relevante apresentar eventos que se relacionem ao conteúdo apresentado. Se for mostrada uma notícia sobre a segurança de trabalho, por exemplo, faz sentido falar sobre a data da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPA).

Conteúdo publicitário

Ainda pouco explorado, o conteúdo publicitário também pode fazer parte da TV Corporativa. Nesse caso, o espaço é utilizado para divulgar os serviços de parceiros, como restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos próximos à empresa.

Para que seja efetivo, entretanto, esse tipo de conteúdo precisa ser interessante e, principalmente, ter a ver com a empresa, seus valores e seu próprio conteúdo. Quando bem feito, esse conteúdo se torna útil para que os colaboradores explorem novos descontos e facilidades de maneira mais prática.

Conteúdos de entretenimento e de lazer

Embora seja uma ferramenta para a comunicação interna, a TV Corporativa não precisa transmitir apenas conteúdo institucional o tempo todo. Por isso, também faz sentido oferecer conteúdos de entretenimento e de lazer, mesmo que eles não se relacionem diretamente com o que a empresa oferece.

Oferecer a divulgação de eventos gratuitos na cidade, peças de teatro ou de quaisquer outros interesses dos colaboradores como um todo melhora o clima organizacional e torna a TV ainda mais atrativa.

A TV Corporativa aceita diversos tipos de conteúdo, que vão desde os boletins informativos até os conteúdos de entretenimento e das mídias sociais. Para isso, é preciso conhecer bem as necessidades de comunicação interna da empresa, criando mais engajamento com essa forma de comunicação.

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