O conceito de metaverso foi apresentado pela Meta Platforms Inc. (antigo Facebook), durante um evento realizado em outubro de 2021. Desde então, várias inovações têm surgido em torno dele. Assim, o chamado metaverso industrial é uma realidade que começa a impactar empresas.
Esse termo se refere a uma verdadeira revolução que promete impactar em diversos setores, não somente em empresas que lidam com serviços online.
Para que você possa entender como a indústria foi incluída nessa nova forma de tecnologia, continue acompanhando este conteúdo.
O que é o metaverso industrial?
Em linhas gerais, o metaverso é uma forma de criar “versões” do mundo real dentro do mundo virtual, utilizando dispositivos para simular e recriar situações vistas paralelamente.
A princípio pode parecer complexo, mas isso é o resultado de mudanças tecnológicas que já vinham acontecendo. É o caso do uso de computação para que seja possível analisar possibilidades e probabilidades na resolução de problemas.
No que se refere à fabricação, tecnologias como os gêmeos digitais na indústria ajudam a exemplificar que a modernidade já vem adentrando esses espaços com muita força.
Logo, o metaverso industrial é toda a gama de opções que passa a se formar em torno da utilização de realidade virtual. Seja para prever comportamentos ou testar produtos, otimizando recursos e esforços empregados na finalização e desenvolvimento deles.
Meta-fábrica e gêmeos digitais: qual a relação?
Os gêmeos digitais são a base do metaverso. Eles representam a simulação de algo físico no ambiente virtual.
Por meio dessa junção, é possível fazer análises minuciosas e projetar situações antes mesmo que elas aconteçam, assim, é possível saber quais ações podem ser tomadas. As organizações já utilizam esse recurso para criar tecnologias e para fazer testes.
É possível simular a cadeia de produção e o desempenho da indústria para obter indicadores. Mediante a coleta de dados dessa experiência, torna-se viável promover ajustes na fabricação, agindo proativamente no aperfeiçoamento.
Quais os impactos do metaverso?
O próximo passo é entender como a realidade mista pode impactar o futuro da indústria. Nesse sentido, o metaverso industrial representa uma economia de tempo e de dinheiro para as fábricas.
Com ele, testes físicos podem ser simplificados e simulados de diferentes maneiras antes da fabricação de um protótipo.
Outras hipóteses estão relacionadas a segmentos variados. É o caso da venda de terrenos virtuais. Eles existem apenas no ambiente digital, mas valem criptomoedas e podem se valorizar com o tempo, inclusive têm registro de propriedade.
São um tipo de investimento até então inimaginável. Por isso, a previsão de lucro para este setor está calculada em até 3 trilhões até 2025. Essa estimativa explica a relevância do processo para a economia.
Gigantes da indústria, como a Hyundai Motor e a Unity recentemente anunciaram parceria para construir uma meta-fábrica, até final de 2022. O intuito é acelerar a inovação na fabricação inteligente.
Será um gêmeo digital de uma fábrica inteira, que suportará uma plataforma metaverso. Assim, será possível testar a manufatura virtualmente, otimizá-la e resolver problemas mesmo de forma remota.
Quais os benefícios do metaverso industrial?
Por fim, o conceito traz muitos benefícios às companhias no que tange a usar a tecnologia como aliada de processos e simulações importantes. Isso ajuda a entender o desempenho da mão de obra e dos produtos desenvolvidos.
Dentro das indústrias, o universo meta favorece um ambiente de economia digital, que representa uma grande inovação para o mundo. Veja as principais vantagens do metaverso industrial:
Geração de novos empregos
Com a influência do metaverso nas relações humanas, a tendência é que novas profissões sejam criadas.
Muitas especialidades terão que passar por atualizações, a fim de compreender como empregar essa nova cultura em sua rotina de trabalho.
Prevenção de problemas
Ao ampliar o conhecimento que a fábrica tem de sua estrutura e permitir uma visualização macro e imersiva do que ocorre, será possível identificar e prevenir problemas com mais assertividade.
Com um gêmeo digital, os gerentes poderão resolver impasses mesmo quando não estiverem nas indústrias. Assim, consequências são evitadas mais rápido e haverá maior flexibilidade e controle na gestão, para que seja possível também focar no estratégico.
Aumento da eficiência
O metaverso promete gerar maior eficiência para as indústrias. Por meio da testagem de capacidade e otimização operacional previamente calculadas, as empresas ganharão:
- Tempo;
- Vantagem competitiva;
- Maiores condições de ajustar seus ambientes, tornando-os mais eficazes.
Além disso, outros recursos, como o 5G na indústria estão ajudando cada vez mais a modernizar o setor da manufatura, ganhando agilidade, controle e produtividade.
O 5G, a propósito, terá uma função especial ao promover maior possibilidade de contato com o metaverso. É ele que possibilitará acompanhar tudo com maior mobilidade e velocidade nessa nova realidade.
Conseguiu entender o que é metaverso industrial e como isso pode refletir positivamente em sua organização? Essa novidade vem mostrando grande utilidade para as manufaturas, que precisam estar sempre informadas sobre as tendências para se manterem competitivas!
Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de assuntos relacionados à área!