Os novos rumos do marketing e da comunicação empresarial nos mostram uma realidade bem distinta do que era vivido há alguns anos. Deixamos para trás a era das incertezas e das suposições e entramos de vez na era da informação, dos dados e das métricas.
Essa nova perspectiva trouxe inúmeras mudanças para a rotina dos profissionais dessas áreas, que tiveram que se acostumar com o uso de novas ferramentas e meios de comunicação para transmitir as suas mensagens, seja para o público interno ou externo.
As ferramentas digitais são as responsáveis pela produção de dados estratégicos para as empresas, que podem se beneficiar deles para realizar a mensuração dos resultados de suas campanhas.
Neste post iremos abordar uma das métricas mais importantes para os analistas de marketing e comunicação: o ROI. Você vai ver como deve ser feito a mensuração do ROI da comunicação empresarial e como este dado auxilia a empresa a tomar decisões mais assertivas.
A importância do ROI
Basicamente, o ROI distingue procedimentos rentáveis dos não rentáveis. Ao apontar qual foi o retorno obtido sobre um investimento feito, a empresa consegue ter em mãos um dado importante que traduz o custo-benefício daquele procedimento.
Peter Drucker, um dos mais importantes teóricos do marketing, diz que uma empresa que não consegue medir seus resultados não é capaz de tomar boas decisões, e é isso que o ROI pretende auxiliar, na tomada de decisão estratégica, tendo como base o custo benefício.
O cálculo do ROI é feito da seguinte maneira:
[(Retorno – Investimento) / Investimento] x 100 = ROI (em %)
O ROI sozinho é o suficiente?
Trabalhar somente o ROI irá fazer a sua análise ser muito aquém do esperado. Inclusive, para realizar a medida precisa do ROI em comunicação empresarial é preciso ter outras métricas que auxiliem na interpretação dos dados, tais como dados de engajamento, avaliações e pesquisas.
Focando na comunicação, o ROI irá demonstrar se o dinheiro está sendo bem aplicado nas ações propostas e vai ajudar a empresa a determinar quais projetos merecem receber mais verbas para sua continuidade e quais devem ser finalizados.
Vamos a um exemplo:
Se uma empresa investiu 40 mil reais em um ciclo de palestras para motivar seu time de vendas e conseguiu mensurar que o desempenho da equipe melhorou (viu como é importante aliar o ROI com outras métricas de desempenho?) e o faturamento com vendas cresceu de 500 mil para 650 mil, podemos dizer que o Retorno sobre o investimento foi:
- ROI = [(150.000 – 40.000) / 40.000] x 100
- ROI = [ 110.000 / 40.000] x 100
- ROI = 2,75 X 100
- ROI = 275%
Diante deste número, é possível dizer que a escolha pela palestra motivacional foi um sucesso, afinal, trouxe bastante resultado para empresa, logo, pode ser uma ação produtiva e que pode ser realizada mais vezes, dado que seu retorno é interessante.
Em alguns casos parece intangível medir o ROI, afinal, nem sempre é possível ter uma noção exata do retorno trazido por uma ação. Um bom exemplo no campo comunicacional é a assessoria de imprensa. Muitas agências de assessoria avaliam seu retorno olhando para quantas reportagens mencionaram a empresa e fazendo uma estimativa de quanto a empresa teria que pagar para ter seu nome veiculado naquele meio de comunicação.
Se sua empresa pretende otimizar suas análises sobre os investimentos feitos em comunicação, é aconselhável que também sejam analisados outros dados como:
Feedback
É durante uma sessão de feedback que os profissionais da comunicação interna conseguem mensurar se as campanhas estão impactando positivamente os funcionários. Uma boa comunicação interna baseia-se fortemente no feedback.
Produtividade
Manter o controle ou a análise da produtividade dos funcionários também é fundamental para conseguir mensurar como as ações de comunicação estão impactando no ambiente de trabalho e agindo em prol da empresa e de seus resultados.
Engajamento
A comunicação empresarial interna tem como objetivo gerar engajamento dentro das equipes, ele é muito importante para alinhar as equipes e pessoas com as expectativa, a missão, a visão e os valores da empresa. Sem mensurar o engajamento, a empresa não consegue compreender se suas ações estão sendo produtivas.
Essas são algumas informações importantes para se ter em mente quando o assunto é o ROI e como ele pode ser aplicado (junto com outras métricas) para avaliar as ações de comunicação interna.
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