O cérebro humano processa as imagens milhares de vezes mais rápido do que os textos. Partindo dessa premissa, queremos saber: como é o marketing visual da sua empresa? Está usando de maneira eficiente todos os recursos disponíveis pela tecnologia?
Este é um assunto fundamental para quem pensa em atrair clientes e aumentar as vendas. Por isso, buscamos uma série de informações que vão fazer você refletir sobre o assunto. Confira!
Os números sobre marketing visual não negam
O marketing visual, como o próprio nome diz, é o primeiro contato entre a sua marca e o consumidor. Está bastante relacionado ao marketing sensorial, que conta com os estímulos dos nossos 5 sentidos (visão, tato, olfato paladar e audição).
Os números não negam que lembramos muito mais daquilo que vimos em relação ao que ouvimos, por exemplo. Estudos apontam que a proporção é de 80% para a visão e apenas 10% para a audição. E mais: uma foto pode transmitir mensagens ao cérebro em somente um décimo de segundo!
Diante disso, é mais do que importante investir em marketing visual tanto para a atração de clientes, quanto para o engajamento da marca – seja no PDV ou online. São vários os tipos de conteúdo usados para isso. Para ajudá-lo(a), listamos os principais:
Fotos
Fotos em boa qualidade são ótimas para humanizar a marca. As redes sociais sabem usar esse recurso para chamar a atenção. Estudos mostram que a performance da combinação texto + ilustração é 323% melhor do que quando não contém imagens. Um bom argumento para não deixar as fotos de lado, correto?
Vídeos
Os vídeos dominaram as redes sociais – é só você tirar por base quantos deles recebe por dia em seus grupos de bate-papo. A verdade é que estes são os queridinhos do momento. No entanto, aqui mora uma questão bem importante: conhecer o público-alvo é fundamental para entregar um material de valor, que atraia e faça os usuários quererem assistir até o final.
Gráficos e infográficos
São recursos que podem enriquecer um material cheio de dados e informações complexas. Eles ajudam a traduzir para o leitor a mensagem do conteúdo, facilitando a compreensão do texto. Abuse de cores e grafismos para deixar o conhecimento mais leve, ao mesmo tempo em que prende a atenção do público.
Memes e GIFs
São bastante usados para dar um toque de humor. O sucesso é tamanho que há empresas especializadas só na criação de memes e GIFs. É possível embarcar em um acontecimento para chamar a atenção do público. Mas, atenção: é importante dosar a linguagem de acordo com o público ao qual o recurso se destina. Afinal, nem todos têm senso de humor e podem interpretar uma brincadeira como algo ofensivo.
É comprovado que o marketing visual tem um grande poder na atração de usuários. Seja através de vídeos, fotos e/ou infográficos, o importante é saber o que a sua empresa deseja transmitir com o recurso escolhido e identificar sobre qual tema o público está interessado. Desta maneira, pode contribuir – e muito – no posicionamento de sua marca no mercado.
E em sua empresa, como o marketing visual é utilizado? Nos conte nos comentários! Se quiser descobrir outras estratégias para implementar em sua empresa acesse nossos conteúdos sobre comunicação mercadológica.