O marketing sazonal pode ser bem aproveitado com ações de marketing certeiras para atingir bons números. Sabemos que é difícil alcançar as metas de vendas desejadas. Porém, uma boa alternativa está nas datas comemorativas.
Neste post, vamos mostrar como as empresas se beneficiam de datas comemorativas como dia das mães, pais, namorados, natal, etc. O intuito é otimizar a logística e alavancar suas vendas. Isso inclui até mesmo a aplicação de ações de marketing criativas em períodos de baixa temporada. Siga a leitura e confira várias dicas!
Por que investir no marketing sazonal?
O marketing sazonal explora todas as datas que podem ajudar na venda de um produto ou serviço em determinado período.
Somente a época de Natal, por exemplo, gera faturamento equivalente a três meses normais do ano. A constatação é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Outras datas, como Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças, têm um acréscimo que varia de 30% a 60%.
Sendo assim, vale a pena identificar antecipadamente quais as melhores datas e aproveitar para dar um up nas vendas. Está com dúvidas sobre por onde começar? Listamos algumas práticas de como implementar essa estratégia.
Marketing sazonal: dicas práticas a implementar
1. Planejar um calendário com antecedência
Esta é uma das dicas mais importantes que você pode levar para a sua organização. Afinal, não dá para pensar em estratégias de campanha de Natal apenas quando chega dezembro. Faça um mapa com datas nacionais, do setor e da própria empresa, como o aniversário de fundação.
Consulte calendários e busque identificar datas além daquelas mais óbvias, como a Páscoa. Um exemplo disso é o Dia Mundial da Pizza, que pode ser explorado por um negócio que trabalha com o ramo da gastronomia.
O planejamento através de um plano de comunicação também contribui para um diálogo mais claro e direto com o público, sem falar que as falhas podem ser identificadas antecipadamente.
2. Entender a sazonalidade e o ciclo de vida do negócio
Compreender o modelo de negócio faz toda a diferença num marketing sazonal eficiente. A sua empresa vende sorvetes? Então, é preciso pensar em como atrair clientes também no inverno.
Entender seu ciclo de vida é estar um passo à frente da concorrência. Mas, para isso, reforçamos que é importante o planejamento antecipado.
3. Crie conteúdos segmentados
Independente da sua solução, as empresas não têm somente um tipo de público. Por isso, é necessário segmentar conteúdos. Ao fazê-lo, as chances de alcançar qualquer espécie de consumidor são maiores.
O ideal é criar uma pauta editorial, levando em consideração cada data. Assim, você terá um material focado em campanhas diversificadas. Se você vende chocolate para quem faz ovos de Páscoa, por exemplo, é interessante ter conteúdos que mostrem como aproveitar o produto e lucrar mais.
4. Definir os canais de comunicação
Assim como pensar em cada tipo de perfil, é fundamental definir quais canais de comunicação sua empresa vai usar na promoção do marketing sazonal. A base de dados pode ser um bom começo para isso!
As estratégias omnichannel — com o uso de canais tanto online como offline —, retêm cerca de 90% das pessoas. Já as equipes de marketing que usam vídeos como recursos assistem o faturamento crescer 49% mais rápido.
Independente da estratégia que seu time vai usar para o marketing sazonal, vale reforçar que é preciso tempo e planejamento. Desta maneira, será mais fácil alcançar as metas de vendas desejadas e controlar o retorno do investimento.
Gostou desse post? Indicamos também que você entenda o que é storytelling e como usá-lo para alavancar seu negócio. Até a próxima!