Assim como o marketing de nicho, são várias as técnicas que podem ser aplicadas pelas organizações para otimizar as suas estratégias de atração ou retenção de clientes. O interessante é que, devido à popularização do digital, nem todas exigem investimentos robustos ou grandes mudanças. Os caminhos a seguir são inúmeros, cada qual com suas recompensas específicas, de acordo com os objetivos de cada negócio.
Considerando todas as segmentações, o ideal é selecionar aquelas que mais se adequam aos objetivos do negócio. E, em diversos casos, o marketing de nicho pode se tornar bastante eficaz, fugindo do generalismo e direcionando esforços a um público menor, porém mais promissor.
Deseja saber como é possível direcionar a sua estratégia? Então, confira o post de hoje!
Quais são os benefícios do marketing de nicho?
O marketing de nicho não é algo recente. Apresentou os primeiros resultados lá em 1902, quando uma empresa de alimentos norte-americana decidiu mudar as estratégias e reservar esforços a um público-alvo bem seleto: donas de casa e leitoras de revistas femininas.
Desta forma, são inúmeras as vantagens obtidas ao selecionar um grupo para o qual as comunicações da empresa serão destinadas. Philip Kotler, por exemplo, cita características comuns a um nicho de mercado atraente:
- Clientes que apresentam necessidades específicas;
- Consumidores que alinham custo x benefício;
- Concorrências menores;
- Receitas geradas através da especialização do atendimento;
- Maiores potenciais de crescimento e lucratividade.
Em outras palavras, o marketing de nicho pode ser destinado a um número menor de pessoas. Quando direcionamos as nossas estratégias a um grupo específico, se torna mais fácil atingir as expectativas e conhecer a fundo o cliente. Consequentemente, nos tornando referências na área, agregando valor à marca e criando uma cultura de fidelização.
Marketing de nicho: como aplicar
Os fatores comportamentais e físicos, que variam de acordo com as preferências pessoais, crenças e habilidades são capazes de criar padrões em determinadas comunidades.
Há uma infinidade de perfis que merecem a sua atenção – e, quando considerados, podem transformar a realidade de um negócio por completo.
Sendo assim, listamos as 3 ações principais que você deve aplicar para que haja uma boa estratégia de marketing de nicho em sua empresa:
#1 Definir o público
O ponto de partida para um trabalho de marketing de nicho. Antes de mais nada, é preciso identificar a diretriz. Quais necessidades você enxerga como as mais urgentes?
Reconheça um padrão, observe os comportamentos, dialogue com possíveis consumidores, faça pesquisas de mercado. Abra os olhos e a mente para o que está acontecendo ao seu redor e identifique as oportunidades em mercados específicos.
#2 Analisar oportunidades
Depois de estabelecer o seu nicho, estude as possibilidades que o trabalho destinado a este público oferece. Como suprir expectativas? Que tipo de produto e/ou serviço irá oferecer? Quais serão os seus diferenciais e o quanto deverá investir inicialmente?
É uma etapa longa, mas imprescindível para analisar se a sua ideia é viável.
#3 Comunicar com clareza
Passada a parte do planejamento, é o momento de fazer acontecer. Elabore campanhas de lançamento, trace estratégias de comunicação, pense em gerar experiências positivas para os seus consumidores e fortaleça a sua marca.
O intuito é tornar-se referência para o nicho com o qual você atua. Logo, é preciso ir além e realmente gerar impactos memoráveis em todos os seus canais de vendas.
Crie histórias, conte com a ajuda de digital influencers, ofereça conteúdos relevantes e invista em imagens de qualidade. Além disso, otimize a comunicação corporativa através de canais inteligentes, utilize a tecnologia a seu favor e jamais pare de buscar melhorias.
O marketing de nicho tem a ver com o quanto você conhece suas pessoas. Aproxime-se dos consumidores. Estreite relacionamentos, pesquise, converse e gere mais resultados.
Está interessado em aprender mais sobre o tema? Leia já outros posts, em nosso blog!