A chamada manutenção 4.0 é um dos pilares da transformação tecnológica na indústria. Mas o que significa? Esse conceito faz referência à Era Digital em que vivemos, marcada pelo uso da tecnologia, da inteligência artificial e da internet das coisas em diferentes aspectos do ambiente fabril.
Diante deste cenário, as empresas que investem nesses tipos de avanços e procuram trazê-los para o seu ciclo operacional, acabam reduzindo custos, maximizando os ganhos e consolidando a sua competitividade no mercado.
Mas quais são as características desta nova área, seus diferenciais e benefícios? Siga com a leitura e descubra a resposta para essas e outras perguntas.
O que é manutenção 4.0?
A manutenção 4.0 compreende um conjunto de ações que, a partir do uso de ferramentas digitais, consegue melhorar de modo quantitativo e qualitativo a previsibilidade de falhas e defeitos nas máquinas e em todas as etapas do planejamento de uma tarefa.
Isso porque, com a inteligência artificial, big data e aplicações de algoritmos, é possível melhorar a qualidade das manutenções, diminuir os custos envolvidos em ou correções e fornecer mais recursos para o desenvolvimento técnico da equipe envolvida.
Devido a todas essas vantagens proporcionadas por esse processo, evita-se as paradas na produção e, quando elas acontecem, são planejadas para ocorrerem em momentos convenientes. Isso permite menores perdas e uma melhor performance, que acaba sendo sentida em todos os aspectos operacionais.
O que diferencia a manutenção 4.0 da tradicional?
Enquanto na manutenção tradicional, as equipes agiam de modo corretivo, agora, com a manutenção 4.0a, é possível estabelecer um plano de ação e ter uma previsão precisa, podendo atuar de maneira preditiva.
Isso significa que, devido às tecnologias empregadas, se acerta todo um trabalho no sentido de evitar que as falhas aconteçam, indo muito além do modelo antigo, pois agora, as atuações são feitas com base em prognósticos inteligentes.
Ainda dentro da ideia, os processos passam a ser automatizados e seguem um cronograma proposto pelo próprio software, eliminando erros humanos, palpites equivocados e dados imprecisos. Os benefícios e impactos positivos são conferidos nos aspectos que mostraremos a seguir.
Melhor previsibilidade
Se antes era preciso todo um estudo, cheio de abordagens, gráficos e observações para que obtivesse um índice de previsibilidade das falhas, agora com a manutenção 4.0, a própria tecnologia assume essa tarefa.
O resultado aparece na melhora significativa dessa probabilidade, inclusive, chegando até mesmo a evitar a ocorrência do gargalo.
Menos tempo ocioso
Manutenções envolvem o desligamento das máquinas e a parada de todas as operações. Entretanto, automatizações e planejamentos inteligentes, tornam tais atividades mais ágeis, rápidas e eficientes, diminuindo o tempo ocioso e refletindo no aumento da produtividade.
Equipe mais desenvolvida
Os técnicos e profissionais envolvidos, uma vez que se familiarizam e aprendem a lidar com essas tecnologias próprias, tornam-se mais qualificados, desenvolvidos e preparados, contribuindo para aumento da performance da fábrica.
5 benefícios da manutenção 4.0!
Além das vantagens que mencionamos, os benefícios proporcionados pela manutenção 4.0 contemplam uma lista ainda mais extensa no ambiente industrial.
Os impactos positivos que esse avanço provoca na produção são inúmeros, mas os mais expressivos costumam aparecer na padronização da qualidade do produto final e até mesmo na cadeia logística.
Descubra, a seguir, outros 5 pontos qualitativos conferidos por este tipo de manutenção..
1. Soluções proativas
Diferente do modelo tradicional feito a partir da ocorrência de um evento, as tecnologias da manutenção 4.0 agem partindo de soluções proativas, ou seja, não esperam o fato acontecer ou o problema tomar forma para intervir.
Devido à capacidade de coletar e analisar dados, o processo passa a ser baseado em previsões assertivas possibilitadas por prognósticos inteligentes, de forma contínua e consistente.
2. Mais qualidade
Com esta ferramenta, são feitos testes de realidade virtual, avaliações consistentes de desempenho dos equipamentos e as máquinas passam a trabalhar com a sua capacidade máxima.
O resultado da junção desses atributos aparece no estabelecimento de produtos finais com mais qualidade, já que há um maior controle em toda a cadeia produtiva.
3. Machine Learning
O machine learning é uma forma de inteligência artificial que funciona a partir do uso de dados e algoritmos. Isso significa que, na manutenção 4.0, os softwares aprendem com os eventos e com o histórico.
Assim, é possível reconhecer padrões, prever falhas e sugerir medidas mais eficientes, além de indicar quais são os melhores momentos para realizar a manutenção preditiva sem impactar ou, até mesmo, sem ter a necessidade de parar a produção.
4. Gerenciamento remoto
O gerenciamento remoto, é outra facilidade proporcionada pela tecnologia. Isso quer dizer que os gestores e responsáveis conseguem ter acesso online aos arquivos, às análises de performance e outras funcionalidades.
Soluções tecnológicas em nuvem são as responsáveis por trazer essa praticidade para a rotina da gestão, tornando os planejamentos mais rápidos e permitindo acompanhar as informações em tempo real.
5. Maior capacidade produtiva
Por fim, um dos maiores benefícios da manutenção 4.0 para as indústrias é a redução do tempo de parada do maquinário, contribuindo para a maior capacidade produtiva e maximizando os lucros.
É indiscutível que as fábricas passaram por transformações relevantes nos últimos anos, e com essas mudanças, os modelos de reparação também foram impactados. Assim como nos diversos aspectos da vida, os avanços tecnológicos conseguem influenciar positivamente o ambiente.
Portanto, investir em soluções tecnológicas nunca foi tão importante para a economia atual, marcada pela busca da competitividade e pela presença de constantes desafios.
Gostou desse conteúdo? Então descubra, em nosso ebook gratuito, como tornar os seus planejamentos operacionais mais ágeis e flexíveis com os Sistemas em Nuvem.