Com a massificação das redes sociais e internet, as fronteiras geográficas estão se tornando menores e a comunicação cada vez mais globalizada. Foi nesse contexto que a Teclógica decidiu adotar a internacionalização de seus processos.
A empresa catarinense de TI tem atuação em mais de 10 países, e a estratégia visa a capacitação do time, de modo a incluir a língua inglesa na rotina e envolver todos os colaboradores.
Com isso, além das aulas de inglês in company, as equipes começaram a ter reuniões periódicas para praticar a conversação e as comunicações internas da companhia passaram a ser bilíngues.
Quer saber mais sobre como a Teclógica adotou ações de internalização? Continue lendo o artigo e entenda!
O que é e qual é o objetivo da internacionalização?
O termo “internacionalização” pode ser interpretado de diversas formas, a depender do propósito das empresas. Algumas delas desejam expandir, abrindo sedes no exterior ou exportando produtos, por exemplo.
No caso da Teclógica, conforme mencionamos anteriormente, a estratégia é focada na aderência da segunda língua no dia a dia dos funcionários, visando a qualificação das pessoas.
Além de trazer benefícios como ganho de competitividade, experiência e modernização, a internacionalização de processos possui vários objetivos voltados para o desenvolvimento de pessoas.
Incentivar o diálogo corporativo e o debate de assuntos mais formais – pouco abordados usualmente nos cursos tradicionais – influencia para que as pessoas se adaptem mais rápido à comunicação bilíngue em vários âmbitos da vida, inclusive no ambiente de trabalho.
Segundo Clovis Vasselai, CEO da Teclógica, a estratégia oportuniza para os colaboradores, a chance de aplicar seus conhecimentos. “Ao contrário do ensino tradicional, quando inserimos algo em nossa rotina, isso resulta em um aprendizado contínuo, que não será esquecido.”
Ele complementa explicando que o bloqueio na hora da conversação é algo comum, um desafio que a empresa está tentando ajudar seus colaboradores a vencerem. “É por meio da periodicidade que ganha-se autoconfiança. Abraçar a língua inglesa na Teclógica foi a forma que encontramos para incentivar e destravar a comunicação do nosso time”.
Quais foram as mudanças percebidas?
No mês de junho de 2023, fez um ano que a empresa adotou as reuniões diárias em inglês para algumas das equipes. Entre eles, os times que atuam com demandas “Indústria 4.0” , que são coordenados por David Jourdain.
“Nos reunimos unidos por um propósito e compromisso com o crescimento pessoal e profissional. Ao refletirmos sobre essa jornada, fica evidente que nossa dedicação e perseverança têm dado frutos”, explica ele.
Quando questionado sobre as mudanças percebidas, David considera que as pessoas evoluíram de proficientes em assuntos técnicos, para peritos na compreensão da língua. “Testemunhamos a transformação não apenas de nossas habilidades linguísticas, mas também de nossa capacidade de navegar por diversas culturas e perspectivas. A cada dia, nos desafiamos a sair das nossas zonas de conforto”, complementa.
Neste ponto, Aloisio Arbegaus, o Diretor Comercial da Teclógica, achou importante ressaltar sobre a abertura de novos horizontes e expertises. “Atuar em diferentes países exige adaptação, pois você estará suscetível a diversas legislações e públicos.”
Clovis finaliza explicando que toda mudança exige planejamento. “A criação de uma nova cultura organizacional é algo que deve ser mensurado e feito aos poucos. Nossos gestores estão presentes, alinhando continuamente as estratégias e, com cautela, vamos evoluindo na capacitação dos nossos colaboradores”.
A empresa pretende expandir as ações de internacionalização, atualizando convênios e estudando maneiras de incentivar continuamente a metodologia bilíngue.
Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.
*Esse artigo foi escrito pela equipe Teclógica: Clovis Vasselai, CEO; Aloisio Arbegaus, Commercial Director; David Jourdain,Project Manager
Dicas Tech Recruiter: como se destacar no mercado de tecnologia
[…] internacionalização de empresas brasileiras vem exigindo profissionais fluentes em um segundo idioma, em especial na […]