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Gestão de TI: como aumentar a produtividade da sua equipe

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26/05/2016

O enorme avanço da tecnologia ao longo da última década demanda que as empresas sejam cada vez mais ágeis e eficientes para se manterem competitivas. A gestão de TI desempenha um papel fundamental nesse processo, sendo necessário uma atualização constante das melhores práticas para aumentar a produtividade dos colaboradores.

No post de hoje, vamos apresentar algumas boas práticas de gestão de TI que podem ser aplicadas em sua empresa para melhorar os resultados da equipe. Acompanhe!

Comunicação clara e eficiente

Não é por acaso que a comunicação é a nossa primeira dica. Uma boa comunicação interna pode melhorar — e muito — o ambiente de trabalho e a produtividade. Há dois pontos importantes a serem considerados: a comunicação micro, relacionada às informações do dia a dia e necessária para o bom andamento do trabalho, e a comunicação macro, relacionada às informações mais amplas: o objetivo do projeto, o cronograma geral e o papel de cada um no projeto.

Seus funcionários devem estar sempre bem informados, de modo a evitar trabalhos supérfluos e retrabalhos, e ainda criar um sentimento de envolvimento com os objetivos da empresa. Certifique-se de que toda sua equipe tem acesso a estas informações e que a comunicação entre os profissionais flui bem.

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Metas inteligentes e factíveis

Fuja do risco de estabelecer metas inalcançáveis, pois isso só desestimulará sua equipe e impactará negativamente na sua produtividade. Fracione seus objetivos em pequenas tarefas que possam ser delegadas e gerenciadas separadamente, de forma que a execução e o controle sejam mais fáceis.

As metas não devem ser vistas pela sua equipe como obstáculos a serem superados, mas sim como ferramenta para facilitar o trabalho cotidiano e dar um parâmetro ao seu andamento.

Reuniões sempre produtivas

Toda reunião precisa ter uma razão de existir. Evite reuniões excessivas, que se alonguem para além do necessário, e convoque uma reunião sempre com uma pauta definida de assuntos a serem tratados.

Reuniões são boas oportunidades para certificar-se de que toda a equipe está no mesmo compasso, e para discutir em conjunto os assuntos relacionados ao setor, à empresa e aos projetos.

Processos otimizados e relatórios reduzidos

De tempos em tempos, avalie seus processos, com objetivo de simplificá-los e eliminar barreiras que atrapalhem o bom andamento do trabalho. Verifique a viabilidade de reduzir o número de relatórios a serem elaborados pelos colaboradores, evitando supervisão excessiva e aumentando o tempo disponível para dedicação aos projetos. Isto melhora a fluidez do trabalho e dá espaço para a criatividade.

Ouça sua equipe para entender de que forma alguns procedimentos podem ser simplificados ou até mesmo delegados a terceiros, pois ela certamente terá sugestões valiosas. Para aprofundar-se sobre processos, visite o site da biblioteca ITIL, que tem um vasto conteúdo sobre este assunto.

Infraestrutura, ferramentas e bem-estar

É extremamente frustrante trabalhar com uma infraestrutura aquém da necessária. Para obter o máximo da sua equipe de TI, invista na infraestrutura e disponibilize as ferramentas adequadas, desde o âmbito físico (hardware e equipamentos de qualidade, material de escritório), até o virtual, com softwares adequados às necessidades da empresa.

Quando falamos em infraestrutura, também é importante cuidar do bem-estar da sua equipe, como a ergonomia do ambiente (cadeiras, mesas, iluminação, refrigeração) e a saúde (alimentação e água, intervalo para descanso).

Feedback em tempo real

Seja imediato ao dar um feedback, já que isto agiliza as respostas da sua equipe às mudanças necessárias e aumenta a confiança dos funcionários. Reconheça o sucesso dos seus colaboradores publicamente, e, sempre que for necessário indicar melhorias para alguma área, fale em particular.

O feedback é uma ferramenta poderosíssima de aumento da produtividade, mas deve ser usado da maneira certa. Mesmo quando não se tratar de um reconhecimento positivo, jamais diminua a autoestima dos seus funcionários. Pelo contrário, fale sempre de forma a incentivá-los a melhorar.

Estas práticas devem estar sempre integradas, de forma a valorizar a sua equipe e mantê-la sempre motivada. Valorize os seus profissionais e esteja sempre atento aos processos do setor. Sua atenção para estes pontos deve ser constante, e ao menor sinal de queda na produtividade, procure avaliar o que precisa ser ajustado.

Você mantém alguma outra prática para melhorar a produtividade da sua equipe de TI? Conte pra gente nos comentários!

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