Os consumidores fidelizados são aqueles que compram com maior frequência. Segundo Philip Kotler, eles custam sete vezes menos do que um novo e podem ser defensores da sua marca. No entanto, existem desafios para a fidelização de clientes, como atender os anseios do consumidor, gerar valor e investir em um atendimento que supere expectativas. É bom refletir em como sua empresa cuida deste assunto! Entenda melhor a seguir:
Por que a fidelização de clientes é tão importante?
Qualquer empresa que vislumbra destacar-se no mercado deve estar disposta a fazer alguns esforços para manter seus clientes ativos. Especialmente nesta era de conectividade, em que o concorrente está a apenas um clique de distância do seu negócio.
Hoje em dia, as pessoas têm acesso a uma quantidade infinita de dados sobre qualquer organização. Se por alguma razão elas se decepcionarem, a mesma razão pode também levá-las a buscar por uma nova referência. Por isso, é necessário ter atenção a todos os detalhes e fazer com que a fidelização de clientes seja parte da estratégia do seu negócio.
Mas, afinal, por onde começar? Confira algumas dicas que listamos para você!
O que é necessário para a fidelização de clientes?
Conheça o cliente e as suas dores
Entender os motivos e os anseios que levam um consumidor a decidir pela sua solução é primordial para fidelizá-lo. Aqui, você deve se colocar no lugar do outro e praticar a empatia.
Quão contentes as pessoas ficam quando percebem que a empresa se importa com o seu bem-estar e a sua experiência em relação ao produto/serviço adquirido?
O cliente sempre espera algo em troca, que agregue valor. Sendo assim, é fundamental entregar aquilo que o fez buscar pelo seu atendimento, ao invés da concorrência.
Tenha a geração de valor como meta
A geração de valor de uma marca tem peso cada vez maior nas tomadas de decisão dos consumidores.
Envolva seu cliente no processo de desenvolvimento de produtos e serviços e entenda suas necessidades. Se ela não condiz com aquilo que o indivíduo acredita, as chances de perder futuras vendas são grandes.
Invista em atendimento personalizado
Tão relevante quanto um atendimento único e exclusivo é a maneira como você expõe as informações para o cliente.
As pessoas não toleram sentir-se enganadas. Dessa forma, seja claro e honesto com seu público, buscando ser o mais ético possível em seu atendimento e comunicação.
Ofereça um suporte rápido e proativo
A insatisfação com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é um dos principais motivos da perda de clientes. E a tecnologia só multiplicou a impaciência com processos burocráticos e demorados.
Torne a vida do seu cliente mais fácil, deixando seus processos mais eficientes e identificando onde estão suas fraquezas. Para isso, utilize a forma mais prática de atender seu consumidor sempre que necessário.
Use canais de comunicação eficazes
A fidelização de clientes passa também pelos canais de comunicação. No entanto, eles precisam ser acessíveis e visíveis ao consumidor.
Você precisar focar em canais estratégicos onde seu público está. É preciso planejar sua comunicação para atender às expectativas dos clientes. Caso contrário, não atingirão o resultado esperado.
Encoraje o feedback e responda a todas as questões e os comentários. Até porque deixar o usuário sem retorno pode ser tão ruim quanto atendê-lo mal.
Forneça programas de fidelidade relevantes
Os programas de fidelidade vão muito além de fornecer lançamentos. É importante focar em ofertas que façam com que o cliente se sinta valorizado.
Quando possível, divulgue a ele promoções exclusivas. O interessante é dar alguma vantagem para que a sua marca seja a primeira opção de compra.
Conclusão
A fidelização de clientes é um processo contínuo que exige dedicação e, com as estratégias citadas acima, possibilitará maiores chances de sucesso. Esteja aberto às sugestões e feedbacks sobre a interação com seu produto ou serviço.
Ao mostrar preocupação e honestidade para com o público, com certeza, a fidelidade deles em relação à sua marca será duradoura. Não se esqueça de que um bom relacionamento só existe quando ambas as partes estão satisfeitas!
Gostou deste artigo? O próximo post irá ajudá-lo(a) a continuar na busca por conhecimento. Leia mais sobre como medir a satisfação dos clientes aplicando o NPS.