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Estratégias de fidelização de clientes que você precisa aplicar na sua empresa

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Estratégias de fidelização de clientes que você precisa aplicar na sua empresa
12/06/2018

Os consumidores fidelizados são aqueles que compram com maior frequência. Segundo Philip Kotler, eles custam sete vezes menos do que um novo e podem ser defensores da sua marca. No entanto, existem desafios para a fidelização de clientes, como atender os anseios do consumidor, gerar valor e investir em um atendimento que supere expectativas. É bom refletir em como sua empresa cuida deste assunto! Entenda melhor a seguir:

Por que a fidelização de clientes é tão importante?

Qualquer empresa que vislumbra destacar-se no mercado deve estar disposta a fazer alguns esforços para manter seus clientes ativos. Especialmente nesta era de conectividade, em que o concorrente está a apenas um clique de distância do seu negócio.

Hoje em dia, as pessoas têm acesso a uma quantidade infinita de dados sobre qualquer organização. Se por alguma razão elas se decepcionarem, a mesma razão pode também levá-las a buscar por uma nova referência. Por isso, é necessário ter atenção a todos os detalhes e fazer com que a fidelização de clientes seja parte da estratégia do seu negócio.

Mas, afinal, por onde começar? Confira algumas dicas que listamos para você!

O que é necessário para a fidelização de clientes?

Conheça o cliente e as suas dores

Entender os motivos e os anseios que levam um consumidor a decidir pela sua solução é primordial para fidelizá-lo. Aqui, você deve se colocar no lugar do outro e praticar a empatia.

Quão contentes as pessoas ficam quando percebem que a empresa se importa com o seu bem-estar e a sua experiência em relação ao produto/serviço adquirido?

O cliente sempre espera algo em troca, que agregue valor. Sendo assim, é fundamental entregar aquilo que o fez buscar pelo seu atendimento, ao invés da concorrência.

Tenha a geração de valor como meta

A geração de valor de uma marca tem peso cada vez maior nas tomadas de decisão dos consumidores.

Envolva seu cliente no processo de desenvolvimento de produtos e serviços e entenda suas necessidades. Se ela não condiz com aquilo que o indivíduo acredita, as chances de perder futuras vendas são grandes.

Invista em atendimento personalizado

Tão relevante quanto um atendimento único e exclusivo é a maneira como você expõe as informações para o cliente.

As pessoas não toleram sentir-se enganadas. Dessa forma, seja claro e honesto com seu público, buscando ser o mais ético possível em seu atendimento e comunicação.

Ofereça um suporte rápido e proativo

A insatisfação com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é um dos principais motivos da perda de clientes. E a tecnologia só multiplicou a impaciência com processos burocráticos e demorados.

Torne a vida do seu cliente mais fácil, deixando seus processos mais eficientes e identificando onde estão suas fraquezas. Para isso, utilize a forma mais prática de atender seu consumidor sempre que necessário.

Use canais de comunicação eficazes

A fidelização de clientes passa também pelos canais de comunicação. No entanto, eles precisam ser acessíveis e visíveis ao consumidor.

Você precisar focar em canais estratégicos onde seu público está. É preciso planejar sua comunicação para atender às expectativas dos clientes. Caso contrário, não atingirão o resultado esperado.

Encoraje o feedback e responda a todas as questões e os comentários. Até porque deixar o usuário sem retorno pode ser tão ruim quanto atendê-lo mal.

Forneça programas de fidelidade relevantes

Os programas de fidelidade vão muito além de fornecer lançamentos. É importante focar em ofertas que façam com que o cliente se sinta valorizado.

Quando possível, divulgue a ele promoções exclusivas. O interessante é dar alguma vantagem para que a sua marca seja a primeira opção de compra.

Conclusão

A fidelização de clientes é um processo contínuo que exige dedicação e, com as estratégias citadas acima, possibilitará maiores chances de sucesso. Esteja aberto às sugestões e feedbacks sobre a interação com seu produto ou serviço.

Ao mostrar preocupação e honestidade para com o público, com certeza, a fidelidade deles em relação à sua marca será duradoura. Não se esqueça de que um bom relacionamento só existe quando ambas as partes estão satisfeitas!

Gostou deste artigo? O próximo post irá ajudá-lo(a) a continuar na busca por conhecimento. Leia mais sobre como medir a satisfação dos clientes aplicando o NPS.

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