Um ambiente de trabalho confortável, cultura organizacional clara e alinhamento frequente de informações. Esses fatores podem contar mais do que bons salários na hora de motivar equipes. Por isso, a comunicação interna é essencial para encantar e engajar os funcionários em prol das estratégias e dos resultados da empresa.
Ficou interessado em entender melhor como a comunicação interna é capaz de motivar equipes? Quer descobrir dicas incríveis de boas práticas de comunicação? Continue lendo este post!
Motivar equipes com uma comunicação interna estratégica
Uma dificuldade enfrentada pelas companhias que investem em comunicação interna é não enxergá-la como ferramenta estratégica de negócio. Por meio dela a empresa se comunica com os funcionários e tem a chance de despertar o sentimento de pertencimento nas equipes.
Para uma comunicação interna efetiva, você deve ir além das práticas corriqueiras, como anunciar uma nova meta ou comemorar uma data especial. É preciso direcionar os esforços para ações que realmente façam sentido, e que mudarão a maneira como as equipes encaram as suas funções e o ambiente de trabalho. Veja aqui como alinhar a comunicação interna com a estratégia da empresa.
Comunicação motivadora
A comunicação interna tem grande importância para os trabalhadores brasileiros, segundo pesquisas. Isso significa que os funcionários estão abertos para conversar com a empresa e ficam frustrados quando as situações de diálogo não acontecem.
Veja alguns itens que as equipes esperam ver em uma comunicação interna efetiva:
- Comunicação clara das metas em curto, médio e longo prazo da empresa;
- Explicação dos processos internos;
- Informações sobre a cultura da empresa;
- Exposição dos valores éticos da companhia;
- Reconhecimento de times e profissionais de sucesso;
- Celebração de resultados positivos.
A comunicação com os funcionários deve ser pautada na transparência e no respeito. Dessa forma, fica mais fácil conquistar a motivação e a confiança dos times. Assim, se garante uma parceria essencial para que todos alcancem seus objetivos.
A liderança como canal de comunicação
Um estudo produzido pela International Association of Business Communications (IABC) constatou que, 55% dos funcionários constroem a imagem que têm da empresa onde trabalham por meio da relação que possuem com o líder imediato.
Esse é apenas um dos dados que conferem à liderança o título de principal embaixador da comunicação interna. O líder é visto pelos demais como um exemplo da cultura da companhia e, por isso, é uma ferramenta muito importante de motivação.
As lideranças devem servir de exemplo, e precisam inspirar os times, buscando diálogos mais abertos. Essa atitude melhora o clima interno, aumenta o senso de união e reforça a motivação das equipes.
As melhores práticas para uma comunicação interna efetiva
A comunicação interna é de grande relevância importante, e muitos funcionários priorizam-na em vez de outros benefícios. Conheça agora as melhores práticas para desenvolver uma comunicação interna capaz de motivar equipes:
Construa um planejamento estratégico
Mais do que saber aonde chegar, você precisa saber como chegar. Um bom planejamento de estruturação da comunicação interna em sua empresa é indispensável para que os resultados esperados sejam alcançados com precisão e eficiência.
Vá além do calendário tradicional
Comemorar datas como a Páscoa, o Dia da Mulher e até o Natal não é errado. Errado é usar a comunicação interna apenas para esse fim. Escolha outros momentos para falar de temas relacionados ao dia a dia dos times. Boas ideias são conteúdos como segurança, qualidade de vida, saúde, bem-estar e produtividade.
Invista nos canais de comunicação disponíveis
É importante que a sua estratégia de comunicação esteja alinhada com as estratégias de negócio da empresa. Seja por meio de comunicados eletrônicos via e-mail ou por jornais e revistas impressas.
Você também pode investir em novas opções, como a implantação de uma TV corporativa na sua organização.
Empodere a liderança
Se a liderança da empresa não possui a comunicação aberta como uma habilidade, é preciso desenvolvê-la. Os líderes precisam ter confiança para que sejam uma ponte que faz a ligação entre funcionários e a companhia.
Incentive a prática de feedback
O feedback é um dos métodos de alinhamento mais comuns dentro do universo corporativo. Ele é essencial para que as vontades e expectativas da empresa e dos times estejam sempre de acordo.
Incentive as lideranças para que elas forneçam bons feedbacks e perceba como os funcionários ficarão mais satisfeitos com o tempo.
Abra espaços de diálogo
Uma comunicação interna efetiva é aquela que também sabe ouvir. Investir em um canal de ouvidoria, que pode ser um endereço de e-mail ou até uma caixa de sugestões, garante que as equipes possuam um canal aberto para realizar criticas construtivas ou mesmo elogios.
Reconheça os cases de sucesso
Se algum funcionário ou time demonstrou uma conduta pautada nos valores e na cultura da empresa, utilize os canais internos para contar um pouco sobre isso.
Ao contrário do que o senso comum pode sugerir, essa prática não gera inveja, mas sim o desejo de se espelhar nos bons exemplos.
Celebre os bons resultados
Mesmo em tempos difíceis, para motivar equipes, é indispensável que a comunicação interna tenha a habilidade de comemorar quando metas forem atingidas e objetivos forem alcançados. Isso demonstra que os times estão no caminho certo e os incentiva a seguir em frente.
Realize diagnósticos com frequência
Os canais de comunicação interna das empresas só são realmente efetivos quando acompanham os direcionamentos estratégicos da companhia e quando são avaliados com frequência. Os planos de comunicação interna são muito dinâmicos e merecem ser revistos pelo menos uma vez ao ano.
Promova a transparência
Independentemente do canal ou do objetivo da comunicação, a transparência deve sempre estar em primeiro lugar. De nada adianta investir em ações de motivação se, mais cedo ou mais tarde, os funcionários descobrirem que aquilo não era verídico.
Neste artigo, você entendeu a importância da comunicação interna efetiva para a motivação das equipes de uma empresa. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos como este e não perca nenhuma de nossas publicações!
Monica
Gostaria de saber quem é o autor do artigo
Marketing Inbound Teclogica
Olá Monica, agradecemos pelo contato o artigo é disponibilizado em nome da equipe da Teclógica.