É bastante comum que, nas organizações, os termos endomarketing e comunicação interna sejam interpretados como sinônimos. Na prática não é bem assim.
A comunicação interna tem como objetivo informar o público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.
Dessa forma, é possível dizer que o público-alvo é o mesmo, mas os objetivos e práticas de cada atividade são diferentes. Continue a leitura e aprenda a diferenciar melhor os termos.
Comunicação Interna
A comunicação interna, como o próprio nome sugere, é o segmento da comunicação voltado para o público interno das organizações. As estratégias de comunicação interna envolvem todas as formas de diálogo que a empresa tem com seus colaboradores, podendo utilizar de ferramentas como newsletter, jornais e revistas de circulação interna, TV corporativa, entre outros tantos.
A comunicação interna em geral é trabalhada por profissionais de relações públicas, jornalismo ou comunicação que, através dos canais de comunicação, publicam informações institucionais, ações, resultados, programas e metas, sempre de maneira objetiva e clara.
Vale lembrar que, nos dias atuais, a comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que não apenas os gestores podem transmitir mensagens aos colaboradores. Nas organizações contemporâneas, os funcionários têm voz e também podem participar por meio de canais de resposta, dando seu feedback e contribuindo com melhorias.
Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna
Endomarketing
O endomarketing, por sua vez, está relacionado a motivação e interação entre empresa e colaboradores. Desse modo, as ações de comunicação são trabalhadas com o objetivo de fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, aumentando a sua produtividade.
Ao contrário da comunicação interna, que ocorre de forma mais objetiva sobre informações institucionais, metas e indicadores, o endomarketing exige maior planejamento, pois está ligado diretamente com a cultura organizacional. Por esse motivo, uma empresa que deseja introduzir ações de endomarketing precisa definir uma pessoa como responsável pelas ações, realizar um planejamento estratégico minucioso e criar programas que tenham como objetivo central a motivação e interação entre empresa e colaboradores.
Como alinhar a comunicação interna e o endomarketing
Agora que você já conhece as diferenças entre a comunicação interna ou endomarketing deve estar se perguntando como alinhar as estratégias das duas modalidades, não é mesmo? Não se preocupe, nós explicamos.
Conforme dito anteriormente, o endomarketing exige planejamento e principalmente a participação dos responsáveis pela comunicação interna da organização. O ponto comum é o resultado da empresa e neste sentido endomarketing e comunicação interna devem aproveitar a melhor sinergia existente para oportunizar o alinhamento.
Um exemplo seria trabalhar a motivação com reconhecimento e interação através de metas atingidas ou ações sociais realizadas. Nesse caso, teremos ações de endomarketing apoiada em elementos (metas e ações) amplamente divulgados através da ferramenta de comunicação interna, fortalecendo o objetivo e existência da organização.
E então, pronto para praticar a comunicação interna e o endomarketing na sua empresa? Esperamos tê-lo ajudado! E, caso queira receber sempre em primeira mão outras informações como essa, curta nossa página no Facebook.
Rodrigo Taylor
Sensacional!
Amei o conteúdo.
Teclógica
Olá Rodrigo, que bom!
Agradecemos pelo feedback.
Abraço.
Gersson Junior de Sá
Excelente artigo. Nos dias atuais ainda é um grande desafio a implementação do Endomarketing dentro das organizações. Mas certamente é um grande diferencial tanto no ambiente interno das empresas, assim como reflexão externa para sucesso das mesmas dentro do mercado competitivo. Todos tem a ganhar tanto funcionários, como o mercado como todo em si.
Fabio
Boa Matéria
JULIA BETH
Excelente texto e explicação. Parecido não significa igual, por exemplo, há pessoas que por ignorância (ou má fé) confundem a profissão e o ensinamento de Marketing com Telemarketing.
Teclógica
Agradecemos pelo comentário Julia. Abraços.
Wemely Jesus dos Santos
Quem escreveu esse artigo?
Teclógica
Boa tarde Wemely, tudo bem?
Esse artigo foi produzido pela nossa equipe interna da marketing.
Dúvidas fico a disposição.
Abraço, Bruna.