Com os avanços ininterruptos de diferentes tipos de tecnologias em escala global, a digitalização industrial tem se tornado um assunto em evidência.
Por outro lado, este tema ainda provoca muitas dúvidas, principalmente entre aqueles que não possuem muito conhecimento acerca do impacto positivo que esse recurso consegue trazer.
Uma prova disto é o cenário brasileiro. Embora mais de 69% das fábricas nacionais já usem a tecnologia na sua rotina, conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), essa implementação ainda é discreta.
Para que você entenda quais são os benefícios proporcionados por esse avanço, prossiga com a leitura. Ao longo deste conteúdo você descobrirá o quão vantajoso pode ser aderir às estratégias tecnológicas!
Qual a importância da digitalização industrial?
O conceito está diretamente relacionado à indústria 4.0 e denota a tendência de automatização das tarefas, além do uso da inteligência artificial e do big data para aumentar a produtividade e melhorar o rendimento das operações e dos colaboradores.
A importância desse recurso na manufatura inteligente aparece nos ganhos financeiros, na otimização de tempo utilizado em todos os setores e no aumento da competitividade no mercado.
Isso significa que as organizações que estão em descompasso com os avanços tecnológicos, gradativamente, acabam perdendo espaço em comparação com aquelas que investem em modernidade.
As consequências podem ser observadas em estratégias desatualizadas e em perdas de diferentes naturezas que poderiam ser facilmente evitadas. Entenda melhor a situação com a leitura a seguir dos principais pilares que suportam a implementação da digitalização nas indústrias.
Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial (IA) é uma área dentro da Ciência da Computação que consegue simular a inteligência e o comportamento dos humanos. Atrelada aos algoritmos, ela pode aprender procedimentos e identificar melhorias de forma avançada.
Quando aplicada na indústria 4.0, a IA pode analisar o desempenho dos sistemas, automatizar tarefas e alertar sobre eventuais problemas relacionados à qualidade das produções nos projetos.
A rapidez e assertividade de todas essas ações tornam-na um recurso vantajoso, de forma a proporcionar insights que dificilmente seriam perceptíveis ao olhar humano.
Manutenção Preditiva
Outro benefício que a digitalização industrial pode trazer envolve a capacidade de análise preditiva em relação a falhas. Isso porque, o sistema é capaz de prever problemas de ordem funcional nos maquinários, evitando que tais adversidades atinjam uma dimensão maior, além de minimizar o risco de atrasos nas entregas, obras e projetos.
Além disso, a manutenção preditiva também é capaz de sugerir os melhores momentos para as paradas destinadas à manutenção, evitando perdas significativas e otimizando o tempo ocioso.
Robótica
A robótica também é um recurso da digitalização industrial. Através da programação dos aparelhos, os robôs executam movimentos rápidos, precisos e padronizados. O resultado aparece na mitigação de erros, maior rentabilidade e em processos ágeis.
Outro ponto que vale mencionar em relação ao crescimento dessa estratégia nas indústrias, é referente à questão da segurança. As máquinas podem ser facilmente introduzidas em atividades que envolvem insalubridade ou em ambientes adversos, evitando a exposição dos trabalhadores a substâncias nocivas, por exemplo.
Portanto, quando bem utilizada, a robótica pode oferecer benefícios ímpares às fábricas, indo além de simples ações repetitivas.
Big Data e IOT
A Big Data envolve a coleta, armazenamento, gerenciamento e análise de um grande volume de diferentes dados. Com informações precisas, os gestores possuem melhores condições de tomar decisões e visualizar arquivos.
O que antes exigia muito tempo, agora pode ser totalmente digitalizado. A vantagem aparece na economia de recursos, além da possibilidade de que os coordenadores acessem os registros de forma remota.
E nada disso seria possível sem a Internet das Coisas (IOT). O recurso consiste em conectar e integrar as máquinas e processos com o meio online. Essa união acontece por sensores, softwares e outras diferentes ferramentas.
A ideia geral é de que os dispositivos sigam um determinado comando previamente programado e procedam com a automatização, de forma síncrona e rápida.
Como implementar a digitalização industrial?
Para realizar a digitalização industrial, em primeiro lugar, é preciso obter o conhecimento necessário para que então se prossiga com a implementação das tecnologias ao longo da cadeia produtiva.
Acompanhe algumas etapas essenciais que compõem esse processo:
1. Mapeie processos
É fundamental traçar quais objetivos pretende-se alcançar na sua fábrica, por exemplo, almeja-se aumentar a produtividade? Otimizar tempo? Automatizar parte da produção?
Na sequência, mapeie a indústria e faça uma avaliação das máquinas que estão aptas para receber a tecnologia, quais precisam ser substituídas e também as inovações necessárias para o segmento em questão.
2. Invista em segurança de dados
Toda empresa possui dados e informações sensíveis que precisam ser armazenadas de forma segura.
Investir em softwares que proporcionem essa segurança digital é altamente recomendável. Eles ajudam a evitar roubos, vazamentos e sequestros de arquivos.
Além disso, é indispensável estar em plena consonância com a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) e proceder com a tratativa correta de todos os registros que você lida, inclusive com os de terceiros.
3. Conte com sistemas especializados
A melhor forma de implementar a digitalização é contar com sistemas especializados de qualidade.
Softwares completos que oferecem inúmeras funcionalidades, podem contribuir de forma significativa para este momento de introdução das tecnologias da indústria 4.0.
É a partir deles que você integrará as máquinas que possuem os processos de automatização com as demais ações, no sentido de implementar o avanço que você busca.
Os ganhos costumam aparecer a médio e longo prazo. Considerando esses pontos que apresentamos para você, é possível consolidar a sua posição no mercado, aumentar a produtividade e assumir um status competitivo!
Baixe o nosso Guia do Planejamento de Produção e entenda como os sistemas APS podem transformar as cadeias produtivas. Dê agora o primeiro passo para implementar a digitalização industrial e descubra os benefícios que a manufatura 4.0 pode proporcionar!
Quais são as expectativas para a indústria nos próximos anos?
[…] digitalização das indústrias já é uma realidade. Com ela, novas tecnologias são introduzidas nas fábricas e acontecem uma […]
Home office: o modelo de trabalho que deu certo na Teclógica
[…] complementa dizendo que o processo de integração e a gestão foram digitalizados. “30% do nosso time está fora de Blumenau, onde é a sede da empresa. Cada gestor criou o seu […]