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Conheça as 5 características do profissional inovador em TI

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profissional inovador
01/08/2017

A contratação de profissionais de TI — como developers, testadores de software, técnicos de rede e especialistas em segurança digital — é uma rotina que empresas precisam lidar regularmente, mas como esse é um mercado com constantes mudanças, criar um processo sólido que garanta a contratação de uma pessoa inovadora pode ser algo complexo.

Na área de tecnologia, um profissional inovador é aquele capaz de avaliar a melhor maneira de solucionar problemas, que mantém-se com conhecimentos atualizados e sabe atender a demandas de pessoas de perfis diferentes.

Quer conhecer outras características? Então continue a leitura deste post e veja 5 fatores que definem um profissional inovador!

1. Ter a capacidade de lidar com pessoas de diferentes perfis

Profissionais de TI são conhecidos por lidarem com todas as partes da empresa. Como a tecnologia está presente em vários ambientes, as atividades de quem atua na área exigem não só conhecimentos interdisciplinares, mas também a capacidade de lidar com colaboradores que possuem diferentes perfis e níveis de conhecimento técnico.

Os relatórios criados para outros setores, por exemplo, precisam conter todas as informações importantes em uma linguagem simples e clara, algo que só pode ser feito por aqueles que sabem lidar com o perfil de cada área.

2. Manter-se sempre atualizado

A tecnologia muda constantemente. Para que os recursos investidos em um profissional de TI tenham o retorno esperado, a empresa precisa contratar alguém capaz de manter-se em dia com as novidades e com os novos padrões do mercado. Assim, ele poderá escolher as melhores alternativas para o negócio durante o planejamento de projetos ou investimentos internos.

3. Possuir certificações

Uma graduação não é o único passo necessário para alguém tornar-se um profissional inovador. Em muitos casos, pessoas capacitadas optam por adquirir conhecimentos de TI sozinhos e recorrem a certificações para validar os seus conhecimentos.

A certificação é um documento que atesta que uma pessoa consegue trabalhar dentro de certos padrões, reconhecidos pelo mercado como os ideais para uma série de medidas. Por serem emitidas apenas por órgãos válidos, em alguns casos esse documento tem um papel tão importante quanto um diploma de cursos ou uma graduação.

4. Ter participado de fóruns, conferências e outros eventos de TI

Eventos de TI é uma forma de entrar em contato com novas tecnologias e tendências, aumentando as chances do profissional da área conseguir implementar rotinas inovadoras no seu dia a dia. No processo de contratação de um profissional de TI, verifique a frequência com que ele participa de encontros, conferências, fóruns e ciclos de palestras.

O ideal é que todo profissional de TI frequente regularmente a eventos relacionados à sua área de atuação. Afinal de contas, são nesses eventos que parceiros em potencial, novos clientes e oportunidades de negócio são facilmente encontrados. Além disso, palestras e conferências são pontos comuns para debater novas tecnologias e tendências.

5. Saber encontrar, com agilidade e precisão, a origem de problemas

No dia a dia, profissional inovador prova a sua capacidade de atuar com eficácia ao encontrar soluções precisas e de alto impacto para os problemas do negócio.

Em caso de falhas em hardwares, por exemplo, quem atua no setor precisa não só rastrear com agilidade a origem do problema, mas também a melhor forma de solucioná-la sem impactar profundamente os índices de produtividade e os gastos do negócio. Para isso, o profissional precisa conhecer e ser capaz de extrair o máximo de documentos, como o plano de contingência. Assim, o impacto causado por hackers e falhas de software será minimizado.

Caso o profissional inovador de TI seja também um gestor, ele deve fazer uma autoavaliação para se aprimorar e não cometer nenhuma falha. Veja quais são os 7 erros de gestão que afetam o engajamento de funcionários e descubra como evitá-los!

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