A comunicação interpessoal é, de maneira resumida, a troca de informações entre dois ou mais indivíduos. Simples, não? Para quem lida cotidianamente com pessoas, o processo não é tão fácil assim — de modo especial, nas organizações.
Conflitos gerados por uma comunicação com ruídos são constantes nos meios corporativos. E isso resulta num grande desafio tanto para gestores quanto para colaboradores.
Já quando a comunicação interpessoal é feita de modo claro e direto, ela pode beneficiar o ambiente de trabalho. Pessoas que desfrutam de um bom relacionamento atuam com mais transparência e produtividade. Por isso, é importante que as empresas invistam no bem-estar de seus funcionários.
Quer saber como a comunicação interpessoal pode ajudar sua equipe? Então, este artigo pode trazer algumas dicas importantes. Boa leitura!
Como a comunicação interpessoal eficaz pode impactar as diversas áreas de uma empresa?
Mais do que expressar palavras, a comunicação interpessoal eficaz é aquela que chega ao outro lado sem que haja qualquer tipo de interpretação errônea. Nas organizações, isso causa um impacto ainda maior, uma vez que diversos problemas podem ser evitados.
A comunicação aberta e franca nem sempre é tarefa fácil. Nesse percurso, muitas vezes, há barreiras que impedem ou alteram o resultado final, como as práticas de “telefone sem fio”, onde os profissionais repassam informações uns aos outros da forma como interpretaram. Por esse motivo, é importante analisar como ela se comporta em cada etapa.
Além de impactar os indivíduos, a comunicação interpessoal também pode afetar muitas áreas da empresa. Confira algumas:
Gestão executiva
Pela natureza de sua função, os gestores precisam de uma comunicação interpessoal eficaz. Caso contrário, será difícil liderar uma equipe.
Ter habilidade para se relacionar com as pessoas faz com que haja confiança e cooperação no local de trabalho. Além disso, a comunicação eficaz ajuda a evitar desperdício de tempo, pois elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados da maneira correta.
Vendas
No setor de Vendas, a comunicação interpessoal ganha um peso a mais. Afinal, são os profissionais dessa área que estão em contato direto com o cliente.
Quando a mensagem deles falha, todo o processo de vendas também tende a falhar.
Marketing
O Marketing é uma área estratégica para a atração de novos clientes. É a ponte entre a sua empresa, os consumidores e o mercado em geral.
A maneira como ele se comunica deve ser acompanhada de perto e com atenção, inclusive no relacionamento com fornecedores. Quando a mensagem chega da forma esperada, é provável que os resultados sejam os melhores.
Atendimento
Como possui ligação direta com o cliente, a responsabilidade do Atendimento é talvez maior do que outros setores da empresa.
Podemos dizer que ele é a cara e a voz da organização. Por isso, a comunicação interpessoal tem um importante papel nesse departamento.
Recursos Humanos / Endomarketing
Nesse caso, a comunicação interpessoal pode ajudar a reduzir conflitos entre os profissionais, promovendo uma relação harmônica e colaborativa no local de trabalho. Isso porque pessoas — desde um funcionário de SAC até o CEO da empresa — que se expressam com clareza geram menos atritos, já que as mensagens são entendidas por ambas as partes.
É tarefa dos profissionais desta área a intersecção entre os relacionamentos e a promoção do relacionamento interno.
Dicas para melhorar a comunicação interpessoal no meio profissional
A comunicação interpessoal sempre pode ser melhorada. Mas, para isso, é importante que seja praticada diariamente.
Aqui, a função do gestor é de extrema relevância, já que pode servir de exemplo para a sua equipe. Listamos algumas dicas que podem ajudar:
Dê feedbacks
O feedback é o processo de falar a uma pessoa como você se sente em relação ao que ela executa ou profere. Pode contribuir — e muito — para que sua mensagem não seja uma vítima da falta de comunicação.
Utilize vários canais
Fazer uso de um canal apropriado contribui para que a comunicação interpessoal seja eficaz. Porém, isso não significa que apenas um meio de comunicação deva ser usado. Faça uma identificação das principais ferramentas de comunicação interna em sua corporação e, a partir dos resultados, invista.
Preste atenção
A comunicação não verbal — aquela feita através de gestos, postura corporal e contato visual — é 55% mais impactante do que outras formas.
Tal conclusão foi transmitida pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia, Albert Mehrabian. De acordo com ele, 38% do poder reside no tom de voz e apenas 7% nas palavras propriamente ditas.
Transmita a empatia
Se colocar no lugar do colega de trabalho é importante para o companheirismo profissional. Também é preciso levar em conta a opinião de cada um, principalmente para quem lidera uma equipe. Assim, o gestor consegue avaliar como está o ambiente ao seu redor.
Promova o networking
Incentive seus colaboradores a fazer networking. Ampliar a rede de relacionamentos pode trazer benefícios bastante positivos, ainda mais quando ocorre dentro de um mesmo setor.
Invista em eventos
Treinamentos e workshops são relevantes instrumentos a fim de aprimorar a comunicação interpessoal entre colaboradores. Isso significa que todos, incluindo gerentes e diretores, devem ser treinados para ampliar seu ciclo de relações.
Conclusão
Viu como a comunicação interpessoal é importante e por que precisamos praticá-la? As pessoas são o principal ativo de uma organização, pois geram os resultados de que ela necessita. Assim, é fundamental que a comunicação seja eficaz, principalmente por parte dos gestores.
Tenha certeza que sua mensagem sempre é compreendida. Questione e ouça atentamente. A forma como você se comunica diz muito sobre sua personalidade e seu comportamento.
Apesar de oradores e palestrantes terem certa facilidade em comunicar, ela não é privilégio somente de uma classe. Todos podem fazer uso da comunicação interpessoal. E cabe às instituições, por meio de lideranças, incentivar a prática da mesma.
Gostou do assunto? Aproveite e confira como reduzir os ruídos na comunicação corporativa e evitar problemas para o negócio. Até breve!
Jack
Ótimo conteúdo. De suma importância para o dia a dia . Tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal
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