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Principais desafios para uma comunicação integrada de marketing

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Principais desafios para uma comunicação integrada de marketing
27/03/2018

Unir todas as estratégias de comunicação de forma coerente e contínua. Este é o objetivo da comunicação integrada de marketing (CIM). De modo geral, ela consiste em uma técnica de planejamento. Se usada corretamente, pode garantir que as interações sejam eficientes entre todas as partes envolvidas — algo que, no dia a dia das empresas, nem sempre acontece, certo?

Porém, antes de chegar ao cenário ideal, a comunicação integrada de marketing enfrenta muitas barreiras. Uma delas é a resistência da equipe a mudanças. E ainda podemos citar:

  • Problemas na comunicação com uma grande variedade de públicos-alvos;
  • Conflitos de escala;
  • Falta de know-how de gerenciamento.

É comum perceber, em muitas organizações, uma falta de conexão entre os vários departamentos. Comunicações divulgadas externamente que não são conhecidas pelo público interno são exemplos disso.

Mas, afinal, como sua empresa pode identificar esses desafios e aplicar uma comunicação integrada de marketing eficiente? Levantamos as principais barreiras e mostramos como driblá-las. Confira!

4 principais barreiras na comunicação integrada de marketing

1. Falta de recursos

A falta de recursos pode estar ligada a uma questão financeira, tecnológica ou de recursos humanos. Qualquer uma delas, mesmo individualmente, prejudica o bom desempenho da comunicação integrada de marketing.

Neste caso, criar um controle que permita acompanhar cada uma dessas esferas pode ser extremamente eficaz. Também é interessante buscar alternativas no mercado.

Por exemplo, a terceirização de serviços é mais do que normal em muitas organizações. Isso pode resolver a falta de pessoal e, de quebra, deixar seu orçamento mais leve.

2. Falta de apoio

A ausência ou resistência de apoio tanto dos gestores como das equipes desmotiva e pode resultar em trabalhos medianos.

A alta administração precisa oferecer suporte constante para a aplicação da comunicação integrada. Para isso, é importante envolver todos desde o início do projeto. Ao entenderem a proposta, essa barreira tende a cair.

A partir daí, os ganhos vão desde a redução de gastos desnecessários com ações ineficientes até a diminuição de rivalidade entre times, por exemplo.

3. Dados limitados e insuficientes

Dados são fundamentais para a comunicação integrada de marketing. Afinal, são eles que apontarão quais medidas devem ser tomadas para atingir o público-alvo. Às vezes, a empresa até conta com essas informações, mas elas estão espalhadas pelos setores, sem conexão alguma.

Uma alternativa é fazer uso de sistemas que centralizem todos os dados. Ainda assim, eles são insuficientes? Hoje em dia, existem vários órgãos de pesquisa que oferecem pacotes para todas as necessidades e orçamentos. O que não dá é deixar de ter essas informações e correr o risco de jogar todo o planejamento fora.

4. Questões culturais

As questões culturais de cada organização podem ser uma barreira para o bom desempenho da comunicação integrada de marketing. Aqui, nos referimos a empresas que tenham várias filiais e àquelas com fornecedores externos.

É importante conhecer como cada filial lida com a comunicação e unificá-la por meio de ferramentas, criando padrões de procedimentos.

Quais as barreiras que sua corporação enfrenta na comunicação integrada de marketing? Você identificou alguma delas em nosso artigo? Compartilhe sua experiência em nossos comentários!

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