+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Saiba como usar a gamificação na gestão de equipes da sua empresa

Teclógica > Blog > Comunicação > Saiba como usar a gamificação na gestão de equipes da sua empresa
Gamificação nas empresas: saiba como usá-la para gerir equipes
14/09/2017

Toda empresa precisa otimizar sua atuação no mercado, garantindo melhores resultados para todos os seus stakeholders. Para tanto, é preciso contar com colaboradores mais comprometidos, motivados e produtivos — objetivo totalmente possível com o uso da gamificação nas empresas.

Ao investir em gamificação é possível tornar todas as tarefas mais divertidas e desafiadoras, mesmo as monótonas. Sabendo disso, algumas das maiores companhias do mundo já lançam mão dessa estratégia para maximizar seus resultados no ambiente-tarefa.

Pensando nisso, vamos explicar neste texto o que é gamificação, seus benefícios e as principais dicas para utilizá-la. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é gamificação

A gamificação refere-se ao uso de elementos lúdicos para motivar o público de interesse na realização de uma tarefa ou ainda estimular um pensamento “fora da caixa” para resolver problemas e situações complexas. Sua primeira abordagem foi em 2000, pelo consultor de empresas Nick Pelling. Desde então, a gamificação vem sendo aplicada em diversos setores.

Fato é que grande parte das tarefas diárias são chatas e cansativas, então por que não torná-las mais interessantes? Por que não despertar a curiosidade dos profissionais?

Com a gamificação, essas necessidades podem ser supridas. As tarefas diárias ficam mais dinâmicas, os profissionais passam a acumular pontos na realização, possuem um ranking sempre atualizado e, quando encerram o desafio, são premiados. Essa estratégia também pode ser usada nos treinamentos, no recrutamento e na seleção de pessoas. Até mesmo com os clientes, como uma ação de marketing de relacionamento.

No caso da resolução de problemas ou da gestão de mudança, é comum associar essa ferramenta ao Design Thinking. Assim, é possível despertar a criatividade da equipe, iniciando processos de prototipagem e experimentação das ideias.

Dicas para colocá-la em prática

Agora que você sabe o que significa a gamificação, é hora de descobrir como aplicá-la no dia a dia. Como não há um passo a passo específico, vamos dar algumas sugestões que merecem atenção e que podem ser decisivas para o sucesso da sua estratégia. Veja:

Crie um desafio saudável

Transforme as atuais tarefas ou metas em um desafio para a equipe, em que todos possam acumular pontos e vencer o jogo. Lembre-se de gerenciar esse desafio, evitando que ele se torne uma competição exacerbada. Afinal, todos trabalham por um mesmo objetivo.

Defina regras e objetivos claros

É preciso deixar claro para todos os participantes o que deve ser feito (o objetivo), bem como as regras que vão balancear o jogo. Não se esqueça que esses objetivos devem estar alinhados à visão maior da empresa, servindo como um passo a mais para o crescimento.

Mostre o progresso da equipe

Ofereça feedbacks em pequenos ciclos, garantindo que todos mantenham-se focados. Segundo a GPTW (Great Place to Work), profissionais que recebem 3 ou mais feedbacks ao ano mostram-se mais confiantes na realização das suas atividades.

Implemente elementos lúdicos

Isso torna o processo mais divertido e motivador. Veja exemplos: mascotes, medalhas, troféus e até um ranking. Na Teclógica, por exemplo, usamos mascotes nos projetos como uma forma de unir a equipe em prol de um objetivo em comum.

Recompense os esforços

Uma das maiores motivações para avançar no jogo é a recompensa final, então não deixe de defini-la. Ela pode variar bastante de acordo com cada empresa — é possível oferecer bonificações financeiras ou premiações em bens, por exemplo.

Benefícios da gamificação nas empresas

Há uma série de resultados positivos que essa estratégia agrega à companhia, tais como motivação dos profissionais, aumento do espírito de equipe e maior interesse em participar das tarefas diárias.

São muitas as empresas que já utilizam essa técnica. Uma fabricante de carros norte-americana, ao utilizar a gamificação para treinar as equipes de venda, viu um aumento de 417% no uso do seu portal de aprendizagem, por exemplo.

Agora que você está por dentro do assunto, não deixe de aplicar nossas dicas na sua empresa, tornando as tarefas diárias em algo mais dinâmico. No final, todos serão beneficiados, em seus diversos níveis e áreas.

Entendeu a importância da gamificação nas empresas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *