+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Como manter colaboradores engajados nas campanhas e na divulgação de produtos

Teclógica > Blog > Comunicação > Como manter colaboradores engajados nas campanhas e na divulgação de produtos
29/05/2017

Lançar campanhas de vendas e fazer divulgação de produtos para os clientes são ações cruciais para o sucesso da empresa mas quase sempre envolvem apenas os setores comercial e de marketing.

E quanto aos demais setores e funcionários da empresa? Qual contribuição podem fazer se estiverem conectados com as novidades e engajados com cada um destes projetos?

O sentimento de conexão e pertencimento motiva, cria um senso de responsabilidade com o resultado e valoriza o trabalho em equipe, o que torna o ambiente de trabalho agradável e o clima organizacional muito mais produtivo.

Esses são alguns dos benefícios de manter manter seus colaboradores engajados nas campanhas e divulgação de produtos, mas não são os únicos. Continue lendo e confira como colher melhores resultados por meio de um planejamento inteligente desse processo.

Escolha o formato ideal para divulgação de produtos

De fato, as empresas possuem diversos canais de comunicação interna e formas de interagir e deixar seus colaboradores engajados. Por isso, para escolher o mais apropriado é preciso ponderar bem sobre as suas potencialidades como meio de comunicação.

Nesse sentido, alguns elementos são essenciais para a divulgação de produtos, como:

Abrangência

O canal de comunicação deve atingir todos os níveis hierárquicos, filiais, franqueados e representantes da empresa envolvidos. Apenas dessa maneira terão todos o mesmo acesso aos conteúdos e orientações sobre os produtos a serem divulgados.

Uma rede de franquias precisa ter suas campanhas de produtos divulgadas de forma ampla e uniforme, especialmente se envolverem benefícios para aumento de vendas ou oferecer premiações especiais por desempenho.

Em casos como este o mais adequado é optar por comunicações como a TV corporativa, pois além do formato ser de fácil absorção, a abrangência é grande e todas as franquias recebem a informação de forma simultânea

Relevância da informação

A empresa decide a relevância de uma informação ao escolher os meios de comunicação interna em que fará sua divulgação.

Quanto mais importante for o conteúdo, maior será o número de canais a serem utilizados, destaque entre os demais comunicados, assim como a regularidade de suas inserções. E tudo isto é percebido pelos funcionários.

Assim, para divulgar um produto ou criar uma campanha promocional, também é preciso saber escolher o canal mais relevante e impactante para os colaboradores.

Agilidade na distribuição

Quanto mais ágil for o envio da informação, mais estarão os colaboradores engajados e alinhados com os objetivos traçados para uma campanha. E essa agilidade é ainda mais fundamental quando o negócio envolve diversas filiais, franquias ou setores, pois todos devem estar em sintonia para dar força ao projeto.

Mantenha os colaboradores atualizados sempre

Sabemos que empresas oferecem descontos ou concessões de produtos para que seus colaboradores conheçam o que estão fabricando ou vendendo — e isso é muito efetivo. Por isso, é essencial utilizar todos os meios disponíveis para manter os colaboradores atualizados.

Além disso, é preciso mantê-los cientes sobre o desempenho das campanhas, mostrando a evolução dos resultados das equipes e o quanto ainda é preciso produzir para conquistar as metas estipuladas.

Afinal, quando apresentada de forma motivadora, essa atualização é capaz de fazer com que os colaboradores se mantenham focados em melhorar suas performances para conquistar tais resultados.

Inspire com bons exemplos

Se alguém está conquistando resultados expressivos ou inovando em algum processo relacionado ao produto em destaque, divulgar boas práticas é uma excelente maneira de reter o conhecimento dentro da empresa e valorizar os esforços diferenciados.

A divulgação dessas boas práticas por si só já é uma maneira de incentivar os demais colaboradores a levarem novas ideias, seja para potencializar as campanhas dos produtos ou para melhorar processos internos.

O impacto motivacional gerado pelo reconhecimento das atitudes inovadoras dos colaboradores vai muito além do sucesso nas vendas e reflete também no clima organizacional, na satisfação dos funcionários e em seus processos de desenvolvimento profissional.

Ofereça conhecimentos técnicos sobre os produtos

Funcionários de setores intermediários e de atendimento também devem conhecer aquilo que estão ajudando a comercializar, pois são parte do processo e podem fazer a diferença na experiência do consumidor final.

Quanto mais bem informados os colaboradores ficarem sobre as novidades da empresa e seus produtos por meios oficiais de comunicação, mais envolvidos estarão com o sucesso dos resultados — e menos atenção darão a boatos e notícias não oficiais.

Essas são algumas das bases do endomarketing, que também utiliza a comunicação interna para mostrar transparência nas relações com seus colaboradores e fazer um convite para que eles exponham suas opiniões e participem ativamente do crescimento da empresa.

Envolva os colaboradores com eventos

Outra maneira muito efetiva de manter colaboradores engajados com a divulgação de produtos é envolvê-los em eventos e tomadas de decisões relacionadas.

Criar enquetes internas para a escolha de slogans para os novos produtos, sugestões de nomes e até a atualização da identidade da marca é muito efetivo.

Ao acatar boas sugestões, a empresa estará reconhecendo as contribuições dos funcionários e do ponto de vista motivacional isto é muito importante.

Eventos mais elaborados também são importantes. Os chamados Kick offs dão início a um novo ciclo comercial, renovam as energias da equipe e colocam todos os setores ou franqueados alinhados e motivados para oferecerem suas melhores performances ao novo projeto.

Como nem sempre é possível que todos os colaboradores estejam presentes nestes eventos e considerando a necessidade de reforçar regularmente a mensagem positiva das campanhas e divulgação de produtos, os trechos mais relevantes podem ser transmitidos na grade da TV Corporativa, por exemplo.

No caso das franquias as possibilidades da TV Corporativa são ainda mais amplas, pois além de manter os colaboradores engajados em relação às campanhas, quando instaladas nas lojas podem ter sua programação controlada por uma central para auxiliar os vendedores no momento das vendas.

Vídeos com demonstrações, detalhes das campanhas, todas as informações de apoio para a venda podem fazer parte do conteúdo da grade.

Reconheça e comemore o engajamento da equipe

Da mesma forma que a empresa precisa saber se está usando os melhores meios e métodos para envolver a equipe em suas campanhas e divulgação de produtos, os funcionários também precisam receber feedbacks e ter seus esforços reconhecidos para se certificarem de que estão no caminho certo.

Portanto, oferecer premiações, divulgar boas práticas e reconhecer formalmente os talentos dos colaboradores é muito importante para que toda a equipe permaneça motivada com o projeto.

Lembre-se de não se preocupar com os colaboradores engajados apenas para campanhas e em divulgação de produtos, mas também para incorporarem a imagem da empresa e agirem em prol do seu crescimento no mercado. Afinal, uma vez motivados, eles serão muito mais felizes e produtivos no ambiente de trabalho.

Gostou do post? Agora, queremos saber: como gestor, você já conseguiu fazer uma análise dos resultados trazidos pelos colaboradores engajados, extrair a raiz de sua motivação e replicar com sucesso para o restante da equipe? Deixe-nos o seu comentário e divida sua experiência!

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *