A construção civil é um setor que depende de muitos serviços manuais, mas isso não significa que a tecnologia não possa ser utilizada. Muito pelo contrário, implantar um canteiro de obras digital é uma estratégia que vem cada vez mais sendo utilizada.
Para não sair atrás da concorrência diante do novo cenário, que está se tornando globalmente online, é fundamental adotar ferramentas de mobilidade e automação. Assim, a construtora melhora os resultados de produtividade das equipes – e consequentemente, econômicos.
Mas implantar um canteiro de obras digital exige algumas mudanças de cultura e processos na empresa e por vezes precisa enfrentar a resistência da equipe. Por isso, listamos neste artigo algumas dicas para as construtoras que estão iniciando essa jornada.
Como implantar um canteiro de obras digital?
Veja a seguir 3 dicas para implantar um canteiro de obras digital!
1. Identificação das necessidades
O primeiro passo para implementar um canteiro de obras digital é fazer a identificação das necessidades da construtora. Sem isso, não será possível entender quais são as demandas mais urgentes, os gargalos e os pontos fortes e fracos.
Nessa etapa, a comunicação e a troca de ideias com a equipe é fundamental. Sem isso não será possível entender quais as dificuldades vivenciadas no dia a dia do canteiro de obras. Entenda com os funcionários: quais atividades demoram mais para serem feitas? Sentem falta de alguma ferramenta ou etapa?
2. Busca pela solução ideal
Após entender as necessidades, é preciso fazer uma análise criteriosa das ferramentas existentes no mercado que atendam às suas necessidades. Muitas obras acontecem no subsolo ou em ambientes sem internet, então um sistema que trabalhe offline e atualize as informações automaticamente quando houver sinal, é fundamental.
Além disso, levar computadores para o canteiro ou escrever tudo em papel para depois passar para o sistema é inviável. Então a mobilidade proporcionada por celulares e tablets é outro critério indispensável. Procure um sistema que possua esse recurso.
Outro ponto relevante é que uma obra envolve muitas pessoas, desde profissionais que trabalham com mão de obra no canteiro, fornecedores, equipe de gerenciamento que trabalha no escritório, etc. Todas essas pessoas precisam trabalhar em conjunto, por isso as informações precisam ficar centralizadas.
3. Capacitação das equipes
Aqui mais uma vez a comunicação é um fator essencial. Primeiro porque os colaboradores precisam entender que a tecnologia vem para ajudar, e não substituí-los.
E segundo, quando uma construtora opta por implantar algum tipo de tecnologia, deve calcular que os colaboradores precisam de treinamento para operar a ferramenta de forma adequada.
Sem treinamento, a tecnologia pode não ser utilizada da forma correta. Do contrário, com uma equipe qualificada, as atividades terão menos desperdícios, retrabalhos e o cumprimento dos prazos será muito mais rápido.
Quais os benefícios do canteiro de obras digital?
Implantar soluções de inovação para o canteiro de obras reflete em vários benefícios para a construtora. E hoje, existem soluções para as mais diversas necessidades, que podem ir desde sistemas de gestão, até o uso de drones e de dispositivos de inteligência artificial.
Neste artigo falaremos especificamente sobre os benefícios oferecidos por um sistema de gestão de obras, que atende demandas desde o projeto da obra até o pós-vendas. Continue lendo!
Padronização das atividades
Quando a equipe trabalha apoiada por um sistema de gestão, as atividades tornam-se padronizadas, pois precisam seguir um fluxo estipulado, reduzindo consideravelmente os retrabalhos. Para ilustrar, podemos dar como exemplo a etapa de vistoria de obras.
O sistema servirá como base para realizar todas as vistorias seguindo os passos pré-estabelecidos em formulários dinâmicos, assim não correndo risco de erros humanos.
Além disso, é possível anexar recursos visuais que servirão como evidências e tornarão o laudo mais claro para outros usuários. Essa padronização também melhora a qualidade da obra em geral.
Redução de desperdícios
Com apoio de um sistema de gestão também ocorre menos desperdício de insumos, maquinários e equipamentos. Isso porque o estoque é controlado em tempo real via dispositivos móveis.
Os materiais são catalogados e identificados via QR Code. É feito o controle de movimentação e baixas dos insumos, com registro de motivos, informações essas que são muito relevantes para fazer relatórios e entender os gargalos existentes na administração do estoque.
Consequentemente a isso também se evitam furtos, extravios e compras de materiais que não são necessários.
Mais produtividade
Conforme algumas atividades são automatizadas, as equipes produzem mais, não é preciso perder tempo preenchendo papelada ou fiscalizando informações de forma manual, pois tudo fica centralizado dentro do sistema e é localizado facilmente.
A facilidade oferecida pelos dispositivos móveis também apoia muito as equipes, que podem atualizar informações dentro da plataforma em tempo real, de qualquer lugar da obra.
Mais segurança
No momento do acesso à obra, sistemas de gestão também possibilitam o controle das entregas e vencimentos dos EPIs e dos treinamentos dos colaboradores. Dessa forma você garante que a equipe esteja preparada para as atividades que serão desempenhadas.
Isso impacta na segurança da equipe e na redução dos acidentes e afastamentos, evitando problemas com burocracia e falta de equipe. Vale lembrar que uma equipe completa resulta em obras que terminam no prazo estipulado.
Agora você já sabe que passos seguir para implantar um canteiro de obras digital, e quais os benefícios de utilizar um software de gestão de obras na sua construtora.
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Gostou do artigo? Para saber mais sobre o assunto leia o artigo do Mobuss Construção: Sua equipe está pronta para implementar novas tecnologias?
Assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor da Teclógica, empresa desenvolvedora do Mobuss Construção.