Os canais de comunicação são ferramentas usadas pelas empresas para se comunicar com seu público-alvo e divulgar campanhas (a respeito de um produto ou serviço). Eles permitem acompanhar todo o processo de venda e obter feedbacks.
Geralmente, funcionam como formas de prospectar clientes e criar um bom relacionamento entre eles e a organização — atuando, em muitos casos, como um suporte ao consumidor.
No entanto, para que os resultados apresentados pelos canais de comunicação escolhidos sejam positivos, é preciso que eles atendam às necessidades tanto das instituições quanto dos clientes.
Manter o engajamento das pessoas e um bom posicionamento de marca no mercado torna-se muito mais fácil quando os canais de comunicação mostram-se adequados e atuais. O segredo é aproveitar as novas tecnologias e todas as vantagens oferecidas pelas mídias digitais.
Quer saber quais são os canais de comunicação certos para a estratégia de seu negócio? Antes disso, é preciso entender outro ponto fundamental.
O que é importante na hora de escolher os canais de comunicação?
O cliente, claro! O consumidor é o mais importante nessa decisão. Estabelecer uma comunicação com ele é essencial para conseguir sua confiança e, consequentemente, para o crescimento das vendas.
Portanto, a forma de relacionamento entre empresa e cliente pode ser baseada em pesquisas de satisfação, por exemplo. Qual é a interpretação do público a respeito da organização?
Aliás, quem é a sua audiência? O que ela consome? E como faz isso?
Essas respostas precisam ser fundamentadas na realidade e em dados concretos. Jamais confie em suposições!
A partir daí, podemos considerar a utilização de novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes. Algumas delas são imprescindíveis para atrair consumidores e outras auxiliam na fidelização de clientes.
Canais de comunicação para atrair e fidelizar clientes
Redes sociais
Ambientes virtuais (como as redes sociais, por exemplo) têm muito espaço no mercado e possuem uma grande vantagem: são usados por praticamente todos os brasileiros.
Nesse caso, a escolha deve se basear, principalmente, no perfil do público que você deseja atingir. Isso só pode ser revelado com precisão por uma pesquisa profunda da audiência e seus hábitos de utilização da internet.
Chat online
É um canal de mensagens direto, dentro do próprio site da empresa, que serve para tirar dúvidas e realizar o atendimento aos clientes.
É outra forma de responder questões dos consumidores, apesar de não ser mais uma ferramenta que é novidade. Não subestime o potencial do e-mail, mas utilize-o, claro, de acordo com o perfil de seu público-alvo.
Os e-mails marketing são usados para alcançar o cliente da maneira mais rápida. Poucas coisas superam o disparo de uma campanha para uma audiência bem delimitada — além do mais, o acesso a esse comunicado pode ser feito por computadores, durante o expediente de trabalho, ou pelo smartphone, no momento de descanso.
TV corporativa
Você já ouviu falar em vitrine digital e TV indoor? Consistem, basicamente, no uso da TV corporativa como canais de comunicação. O recurso pode ser uma alternativa interessante para alavancar os resultados de sua empresa.
Como os canais de comunicação auxiliam no posicionamento da marca
Os canais de comunicação são importantes para o posicionamento de uma empresa no mercado, a fim de conseguir novos clientes e também auxiliar na fidelização deles. Por isso a importância de uma escolha acertada do meio para se comunicar efetivamente com seu público-alvo.
Além disso, esses meios oferecem versatilidade e dinamismo em relação à distribuição do conteúdo, que pode acontecer em vários pontos simultaneamente. Escolher os canais de comunicação adequados é, portanto, fundamental para ter um discurso externo unificado.
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