Sabe quando precisamos comprar determinado produto e, ao anotá-lo na lista do supermercado, utilizamos o nome da marca ao invés do objeto em si? Essa associação que acontece na lembrança do consumidor é resultado do brand awareness, que contribui para o ganho de notoriedade da marca, diferenciando-a no mercado.
É este tipo de reconhecimento que sua empresa está procurando? Então, siga a leitura pois temos dicas valiosas!
Percepção do mercado é fundamental para brand awareness
Uma das perguntas mais recorrentes em relação ao brand awareness é sobre como medir o quanto uma marca pode influenciar a decisão de compra de um cliente, e de que forma isso ocorre. Afinal, trata-se de uma dimensão intangível.
O que podemos dizer é que, quanto mais a marca despertar lembranças no consumidor, maior será sua relevância no mercado. Por isso, preste muita atenção à opinião de seus clientes, seja quanto aos seus produtos, à maneira de atender ou ao posicionamento de modo geral.
Se são os consumidores que se recordam da marca, nada melhor do que recorrer a eles, por meio de uma pesquisa, por exemplo, para saber o que pensam sobre sua empresa. Essa percepção do público pode ser fundamental para quem está em busca de números mais positivos para os negócios.
O brand awareness na era digital
Ao falarmos sobre brand awareness, é impossível deixar de mencionar o brand equity. Enquanto o primeiro diz respeito à consciência do cliente sobre a existência de uma marca, o segundo se refere ao valor dela – neste caso, considerando seus aspectos tangíveis e intangíveis.
Independentemente do conceito, o caminho mais eficiente para mensurar as impressões dos consumidores sobre a marca está nos meios digitais.
O uso de ferramentas digitais ajuda a nivelar o diálogo entre as pessoas e as organizações. Trabalhar com conteúdos relevantes faz com que clientes em potencial sejam alcançados mais facilmente. Dessa maneira, você proporciona conhecimento e adquire afinidade com o público.
Ferramentas de marketing digital simplificam a medição e a prova do valor da consciência de marca. Assim, fica mais acessível monitorar campanhas e avaliar os números.
Como melhorar seu brand awareness
Listamos algumas dicas para que sua empresa seja única e especial na mente dos consumidores através do brand awareness. Confira:
1. Crie uma identidade única
Busque meios para fazer com que sua marca seja lembrada por determinada característica. Pode ser através do humor ou de outro sentimento. Quando essa ligação de fato acontece, o retorno é surpreendente.
2. Cuide da satisfação do cliente
Pare para ouvir o que o cliente tem a dizer. Conhecendo seus anseios, torna-se mais fácil trabalhar os pontos a melhorar. Lembre-se: consumidores satisfeitos são fiéis e passam isso adiante!
3. Tenha uma abordagem de vendas focada nas dores do cliente
Vender não é só tentar convencer as pessoas. Uma vez que você procura entender do que elas precisam, a abordagem torna-se personalizada. Com isso, as chances de atingir em cheio as necessidades dos clientes são grandes.
Que tal começar a traçar sua estratégia de brand awareness? É claro que esse caminho envolve muitos processos. Porém, sai na frente quem coloca o consumidor em primeiro lugar!
Esse artigo foi útil? Talvez, seja interessante você saber, também, como escolher os melhores canais de comunicação para atrair e fidelizar clientes. Até a próxima!