As vitrines são as responsáveis por atrair os clientes para dentro de um estabelecimento. Estando no interior da loja, o consumidor pode adquirir produtos ou serviços além daquele que chamou sua atenção inicialmente. Assim, não é difícil entender por que o vitrinismo surge como técnica e estratégia para aumentar as vendas e melhorar a exposição da marca.
Claro que isso depende da criação do display e de seu conteúdo, mas falaremos mais sobre isso abaixo. Antes, o importante é compreender que o vitrinismo está relacionado ao merchandising.
Um comércio sem uma vitrine bem pensada e construída, levando em conta parâmetros de design e técnicas de exibição, dificilmente despertará o interesse de quem passar por ele.
Vitrine digital x vitrine tradicional
Uma vitrine digital consiste na utilização de TVs, monitores ou telões que divulgam produtos ou serviços dentro de um estabelecimento. Diferentemente da vitrine tradicional, essa opção é totalmente dinâmica.
Mas será que essa ferramenta realmente funciona? Não há modo melhor de responder essa pergunta a não ser citando o caso de uma marca global que aumentou suas vendas em mais de 40% apenas com o uso desse recurso.
A vitrine digital pode ser, então, um complemento da vitrine tradicional. Afinal de contas, uma modernização da técnica é fundamental para adaptar-se aos novos consumidores e seus comportamentos.
Além disso, é fato que o display digital oferece mais oportunidades e possibilidades devido aos seus recursos tecnológicos. Entretanto, o uso das duas modalidades pode gerar grandes resultados em vendas para a loja.
Como uma vitrine digital pode impactar as vendas
Para alcançar o objetivo de elevar o faturamento do negócio, é preciso ter alguns cuidados no momento de implementar o vitrinismo digital — especialmente com a escolha dos produtos, dos conteúdos e da localização das telas.
A TV corporativa possui alguns diferenciais, como o gerenciamento das mensagens que serão transmitidas. A maior vantagem, porém, está em poder veiculá-las em pontos específicos, incluindo programações iguais em pontos distintos (como no caso de filiais e franquias).
Para que seja efetivo e tenha um impacto positivo, o monitor deve ser instalado em um ponto estratégico. Não existem regras fixas para isso. É possível usar um totem, um pedestal, um suporte, cabos ou o que achar mais conveniente. Tudo depende de cada tipo de estabelecimento e layout.
Abaixo, separamos alguns tópicos fundamentais para a implementação do vitrinismo digital:
Funcionamento
A vitrine digital funciona a partir de uma interface web e um dispositivo conectado à TV, com acesso à internet. Assim, o conteúdo pode ser disseminado em tempo real e controlado de maneira remota. Isso possibilita que, a qualquer momento, a mensagem seja alterada, caso seja necessário.
Conteúdo
O conteúdo deve ser focado em algo que seja útil para quem esteja trafegando pelo local. Por isso, deve-se levar em consideração o perfil do público-alvo (porque você só quer atrair as pessoas certas, não é mesmo?) e com a quantidade de potenciais clientes que passa pelo lugar.
As mensagens podem ser em forma de vídeo, animação, foto, imagem, texto. O ideal é sempre apostar na qualidade e na assertividade dessa promoção.
Custo-benefício
A relevância da vitrine digital está em informar a audiência de modo dinâmico e persuadi-la através dos famosos gatilhos mentais.
Além disso, essa é uma maneira de se destacar da concorrência, modernizar o espaço físico, valorizar os produtos e cortar gastos com impressos, por exemplo (já que você terá uma comunicação mais eficiente).
Vale a pena investir no vitrinismo?
É fato que as vitrines são capazes de gerar mais vendas. Tanto é que a técnica do vitrinismo é considerada um elo entre o lojista e o consumidor.
A vitrine digital está em constante processo de evolução. Sabemos que ela pode funcionar como um complemento à vitrine tradicional ou, até mesmo, assumir seu lugar com grande eficiência. Portanto, o investimento certamente vale a pena para colocar o estabelecimento em sintonia com as inovações na área da comunicação e do marketing.
Quer saber como o vitrinismo digital pode trazer resultados positivos ao seu negócio? Conheça algumas alternativas!