É preciso muita cautela e inteligência ao abrir mais de uma unidade de um negócio. Dentre os fatores importantes na estruturação de uma filial, destaca-se a necessidade de arquitetar a comunicação de forma eficiente e com o auxílio de recursos de comunicação adequados.
Afinal, empresas que trabalham com filiais (e que muitas vezes enfrentam barreiras geográficas, por exemplo, de idioma e fuso horário) precisam estar em sintonia. É no departamento de comunicação que se deposita a confiança para que isso ocorra de maneira eficaz e padronizada.
Junto com outras estratégias, como treinamento de funcionários e adesão a sistemas de gestão, a estruturação de uma boa comunicação interna é fundamental para que o plano de expansão da empresa dê certo. Para que o trabalho seja mais dinâmico, ágil e funcional, as corporações podem contar com recursos de comunicação tecnológicos que facilitam e melhoram os processos comunicacionais.
Veja abaixo algumas dessas ferramentas e como elas contribuem para a comunicação entre as diversas unidades de uma empresa:
Recursos de comunicação aliados à tecnologia
Intranet
A rede corporativa é o alicerce de outros processos de comunicação digital e serve para interligar unidades ou departamentos e atuar como hub central de informações e dados. Seu uso visa a criação de um ambiente digital comum a toda a empresa, onde é possível acessar arquivos, realizar procedimentos e comunicar-se com outros setores, filiais e a sede, agilizando o diálogo e aumentando a produtividade.
É quase obrigatório falar de comunicação corporativa e sua relação com o correio eletrônico. Ele é o pilar de sustentação das relações de trabalho e serve para transmissão de ordens, demandas, regras e tantas outras mensagens. O uso do e-mail no ambiente empresarial ajuda a formalizar e registrar a troca de informações.
Redes sociais corporativas
Elas surgiram para diversificar e modernizar a comunicação corporativa, além de incentivar campanhas de endomarketing. Correspondem a um ambiente que estimula a socialização entre colaboradores de diversas áreas.
Videoconferência
As reuniões feitas por videoconferência foram desenvolvidas para reduzir os custos de deslocamento, agilizar a resolução de assuntos importantes e aumentar a eficiência da comunicação a longa distância. Essa tecnologia substitui as antigas conferências via telefone e é útil tanto para o meio empresarial interno quanto para o externo.
Executivos de vendas e profissionais de atendimento podem se valer desse recurso para estreitar o relacionamento com clientes, fazendo-se presentes em momentos cruciais para o processo de fidelização.
Murais digitais
Os murais digitais nasceram para reformular a maneira como as organizações divulgam informações de interesse dos colaboradores, com o objetivo de impactar e engajar esse público.
Até pouco tempo atrás, era comum encontrar murais cheios de papéis e cópias de informativos de circulação interna. Porém, com a ascensão de novos meios de comunicação, os antigos quadros de avisos têm dado lugar às telas. Elas podem ser estruturadas para funcionar como murais digitais, um meio para veiculação de inúmeros tipos de conteúdo.
Uma empresa com filiais pode usar a central das TVs corporativas para transmitir, em todas as unidades, campanhas de comunicação interna, reproduzir digitalmente os jornais internos e replicar memorandos, relatórios e comunicados da direção.
Conclusão
Essas cinco ferramentas são excelentes recursos de comunicação corporativa para otimizar a conexão entre as filiais e a sede da organização. Utilizar uma ou mais delas garante que a empresa estabeleça um diálogo mais fluido, ágil e estratégico com seu público.
Lembre-se, entretanto, de definir uma estratégia de como essas ferramentas devem ser utilizadas: sua função, seu conteúdo, sua frequência de uso, etc. Assim, é possível garantir melhores resultados em seu desempenho e menos gastos com retrabalhos causados por ruídos na comunicação.
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