O mercado consumidor nunca foi tão competitivo quanto hoje em dia. Nesse novo contexto, é fundamental estar preparado para enfrentar os obstáculos da rotina de trabalho e melhorar a produtividade otimizando a gestão de manufatura.
Os avanços tecnológicos mudaram a maneira com que clientes, fornecedores e colaboradores interagem entre si. A tecnologia da informação (TI) deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para um negócio de sucesso.
Inúmeros setores de nossa economia utilizam ferramentas de TI para automatizar processos e aumentar a produtividade — e não poderia ser diferente com a gestão de manufatura.
Neste post vamos lhe mostrar qual é a importância desse assunto para a obtenção de resultados positivos no chão de fábrica. Continue a leitura do material e tire suas dúvidas!
Qual é a importância da TI para a gestão de manufatura?
Os processos de uma fábrica precisam ser realizados de acordo com as exigências do mercado e dentro dos prazos e valores estipulados no planejamento, não é mesmo? Muitos gestores têm dificuldades de controlar suas atividades e equipes à medida que o negócio cresce.
Em meio a esse cenário, o uso de softwares e soluções de TI facilita o controle da gestão de manufatura. Ao utilizá-los, você otimiza o processo de produção e a cadeia produtiva, melhora a comunicação entre os funcionários, apoia o monitoramento do ambiente de trabalho e facilita a localização e a solução dos gargalos operacionais que atrapalham seu desempenho.
Soluções tecnológicas devem atender às peculiaridades do perfil da fábrica, visando à melhoria dos procedimentos e das técnicas utilizadas por cada uma delas. Como consequência disso, é possível criar um software personalizado ou adequar um já existente para que atenda às suas necessidades.
Ao acompanhar a tendência de digitalização, as fábricas integram seus sistemas e fazem com que todo o negócio utilize novas tecnologias, independente do porte ou do campo de atuação.
Quais são os benefícios?
As tecnologias vieram para melhorar a qualidade dos serviços de uma gestão de manufatura. Abaixo, mostramos algumas de suas principais vantagens:
Aumento de produtividade
Os métodos de trabalho ineficientes podem existir por causa de vários fatores, como o uso de softwares obsoletos e o posicionamento incorreto das soluções de gestão de manufatura. Outra questão muito importante também está relacionada à existência de falhas na cadeia de fornecimento e produção.
A tecnologia da informação automatiza os processos, melhora o acompanhamento do fluxo de informações e permite a criação de processos otimizados tecnologicamente. Isso aumenta os indicadores de produtividade sem que a qualidade dos serviços e produtos seja colocada em risco.
Redução de riscos
Todo processo produtivo oferece riscos aos seus funcionários. Desse modo, um gestor deve utilizar estratégias de trabalho que diminuem os acidentes e reduzem os problemas em sua rotina de trabalho.
Com o uso das soluções de TI, é possível programar as manutenções e melhorar a qualidade dos seus equipamentos.
Redução de despesas
A questão financeira também é importante para o bom desempenho de qualquer negócio. Todos os recursos são otimizados com a TI, incluindo, por exemplo, a redução do consumo de energia elétrica devido ao uso de tecnologias mais eficientes e modernas.
Aumento da segurança
Os serviços de TI facilitam a identificação rápida de soluções para os imprevistos que acontecem em uma gestão de manufatura. Eles protegem os bancos de dados da fábrica e facilitam, democratizam e controlam o acesso. Eventos críticos e que colocam em risco as operações da fábrica são previstos e tratados com segurança.
Uma gestão de manufatura deve utilizar os melhores procedimentos que o mercado pode oferecer, a fim de melhorar seu processo produtivo.
Nesse sentido, é perceptível que a TI se tornou extremamente importante para a gestão de manufatura. Portanto, utilize-a no seu trabalho e veja como é possível obter resultados positivos com mais facilidade e eficiência.
E então, gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro das novidades da TI e de outros processos de inovação? Assine nossa newsletter!