A comunicação é um processo valioso para as empresas. Ela gera valor para o trabalho, reduz a incidência de refações, otimiza o relacionamento entre as equipes e serve de auxílio para a estruturação e o engajamento em campanhas internas.
Apesar de toda essa importância, muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios quando o assunto é uma comunicação interna bem desenvolvida. Métodos obsoletos e falta de cuidado com o meio e a mensagem são apenas alguns dos erros cometidos que podem afetar a produtividade dos colaboradores.
Para demonstrar melhor o valor dos processos comunicacionais internos, fazemos aqui algumas reflexões sobre como trabalhá-los para melhorar a produtividade de todos. Confira!
O desafio da comunicação efetiva
Segundo pesquisa recente, apenas 8% das organizações acreditam que o alcance da comunicação a seus colaboradores seja satisfatória. Ou seja, essa é uma situação comum em ambientes empresariais de todos os portes.
Por isso, cada vez mais empresas decidem abraçar a comunicação interna como ferramenta de gestão. Assim, são criados departamentos e novos canais de transmissão de mensagens para garantir que todos os departamentos se mantenham alinhados aos objetivos do negócio, construindo uma cultura organizacional positiva e fazendo as pessoas se sentirem incluídas, respeitadas e reconhecidas.
O que muitas vezes não fica tão claro para os gestores é que uma comunicação interna excelente também reflete positivamente na produtividade dos funcionários durante a execução de seu trabalho. Entenda por que a seguir.
A comunicação interna nas empresas como direcional para o funcionário
Comunicados, memorandos, manuais de procedimentos disponibilizados na intranet e avisos transmitidos pela TV corporativa a todo instante: a informação precisa circular até chegar a quem executará a tarefa.
Ao adotar ferramentas de comunicação interna, a empresa otimiza a realização de tarefas, obtendo um ganho em produtividade. Dicas de ergonomia, por exemplo, podem beneficiar a qualidade de vida dos colaboradores e evitar problemas no desenvolvimento das atividades.
Além disso, ao estabelecer um canal comum a todos os departamentos, a organização demonstra a importância que todos têm para o sucesso empresarial, aumentando a compreensão mútua e a satisfação com o trabalho.
Comunicação em prol do resultado
A orientação da comunicação interna para gerar um impacto positivo junto aos colaboradores tem gerado bons frutos para as empresas que apostaram nisso. É o que revela um estudo recente sobre comunicação interna. Segundo o relatório, quanto melhores são os processos comunicacionais de uma empresa, maiores são os resultados obtidos por ela. A diferença de faturamento entre um empreendimento que adota boas práticas em comunicação interna e um que não valoriza esse aspecto é de quase 50%!
De acordo com o mesmo levantamento, profissionais, em geral, preferem trabalhar em empresas onde se sintam mais confortáveis e satisfeitos, o que permite uma política salarial menos agressiva e diminui o turnover em relação aos concorrentes, assim como a curva de aprendizado. Mais produtividade, mais resultados!
Ficou claro como a comunicação interna nas empresas pode ajudar a melhorar a produtividade? Se ainda restam dúvidas ou se você deseja se aprofundar no tema, que tal conferir nosso e-book sobre comunicação interna e resultados empresariais?
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