As empresas têm se tornado mais dependentes de seus sistemas a cada dia. Com tantas operações realizadas por tecnologias, das mais básicas às mais complexas, qualquer imprevisto pode ser suficiente para suspender as atividades de setores críticos da companhia, gerando falhas e grandes prejuízos. Nesse contexto, o suporte de TI ganha uma relevância ainda maior.
Mas como saber se o seu suporte de TI está falhando? Selecionamos 5 sinais que mostram que essa área precisa de um atendimento mais eficiente, compatível com as necessidades e planos do negócio. Confira!
Sinais de falha no suporte de TI
1. Demora para solucionar problemas
Mesmo quando o core business da organização não está relacionado à área de TI, a solução rápida dos problemas relativos à informática é fundamental para as operações da maioria das empresas.
Quando o TI não funciona, a empresa não pode executar sua rotina de trabalho. Por isso, o suporte precisa chegar e solucionar o problema de acordo com os termos estabelecidos pelo SLA, respeitando prazos e avaliando metas de desempenho.
Se o suporte demora a chegar ou não consegue solucionar o problema rapidamente, perde-se produtividade — e, é claro, recursos financeiros. A equipe responsável pelo atendimento deve também apontar fatores que impedem a agilidade no atendimento à demanda, para a devida correção.
Um exemplo é a infraestrutura obsoleta. Quando as ferramentas são incapazes de cumprir suas funções e representam uma grande dificuldade para a organização, não é possível garantir um tempo de resposta adequado, criando uma lacuna de disponibilidade.
2. O funcionamento do sistema não corresponde à demanda da empresa
Não é incomum os funcionários terem uma série de tarefas a executar, mas serem impedidos porque os recursos de TI são incompatíveis com a demanda de operações.
As evidências desse quadro são muitas: internet lenta, rede instável, áreas sem conexão, sem fio, dificuldade de acesso à rede ou ao sistema, falta de servidor, computadores com problemas de desempenho, e-mail que não abre, etc.
A lista é ser extensa, mas o fato é que muitos de nós conhecemos essas situações. Elas reduzem a produtividade da equipe e, diversas vezes, levam à perda de dados e exigem retrabalho.
3. O suporte de TI é voltado apenas para “apagar incêndios”
Embora o TI tenha a responsabilidade de solucionar os problemas que acontecem, ele é realmente eficiente quando atua preventivamente, reduzindo drasticamente essas ocorrências.
O princípio de um bom suporte de TI é a proatividade. Em uma empresa, ela se caracteriza pela realização de manutenções preventivas para garantir o bom desempenho das máquinas e sistemas. Quando isso não acontece, existe o risco de inviabilizar as rotinas e operações da empresa.
4. Ocorrem falhas na segurança
Perda de dados ou a exposição de informações confidenciais de clientes podem acarretar sérios danos a uma organização. Somado a este fato, temos estatísticas que mostram que o Brasil é o país da América Latina que mais sofre ataques cibernéticos.
Portanto, a garantia da segurança dos sistemas, dados, processos operacionais e gerenciais precisa ser uma prioridade para o suporte de TI. Quando as falhas nesse aspecto são frequentes, a empresa precisa se posicionar para obter um serviço de qualidade, que atue efetivamente para bloquear essas ameaças.
5. Ausência de uma rotina de backups
E mesmo quando o suporte toma todos os cuidados necessários com a segurança, é preciso ter um plano B. Sem um backup sistemático, a empresa pode perder dados e ter suas operações inviabilizadas por ocorrências inesperadas.
Se backups não são realizados adequadamente, esse é um grande sinal de alerta. É possível que sua empresa esteja extremamente vulnerável à perda de dados e a prejuízos consideráveis.
Identificou algum desses sinais em sua empresa? Cuidado! Um suporte de TI falho é capaz de prejudicar os processos e aumentar os custos operacionais da sua empresa.
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