Para solucionar problemas no ambiente de trabalho, as empresas investem em várias estratégias. O uso de indicadores facilita o rastreamento do desempenho de profissionais e processos. Já as ferramentas de monitoramento permitem uma visão ampla sobre o funcionamento de cada parte da infraestrutura. Nesse contexto, o outsourcing de TI também se destaca.
Ele pode ser adotado para que o negócio consiga otimizar a sua gestão operacional e solucionar diversos problemas diários, que afetam o atendimento a demandas de usuários e a performance de equipamentos. Assim, profissionais conseguem direcionar mais tempo para auxiliar clientes e parceiros comerciais de forma efetiva.
Se você quer saber mais sobre outsourcing de TI e conhecer suas vantagens para as empresas, continue lendo esse artigo!
4 problemas comuns no ambiente de TI das empresas
Com a competitividade e rápida inovação dos dias atuais, as empresas que não contam com auxílio de soluções tecnológicas dificilmente conseguem se destacar. Porém, manter uma infraestrutura de TI interna demanda tempo e maiores investimentos.
Contar com a prestação de serviços terceirizados, como o outsourcing de TI pode ser muito efetivo nesse cenário. Conheça 4 problemas que são comuns no ambiente empresarial e como esse modelo de TI pode ajudar!
1. Falta de capacidade para prestar suporte adequado a usuários
Toda empresa precisa contar com mecanismos para que os seus profissionais de TI consigam atender às demandas dos usuários. Quando os profissionais da área apresentam dificuldades para solucionar problemas e prestar o apoio adequado aos setores internos, a performance de toda a companhia cai.
Investindo no outsourcing de TI, seu negócio conseguirá manter sempre um time qualificado, pronto para lidar com diferentes demandas. O gestor poderá modificar a estrutura do time interno para que seja possível montar equipes alinhadas com o perfil do negócio.
2. Falta de foco no core business
Ter um foco contínuo no negócio – também chamado core business – da empresa é algo crucial, especialmente em um mercado competitivo.
Diante disso, o outsourcing apresenta-se como um investimento estratégico. Por meio dele a empresa conseguirá direcionar profissionais de TI qualificados para solucionar problemas na infraestrutura interna, dando mais tempo para o gestor direcionar o foco para o core business.
3. Falta de alinhamento com padrões do mercado
Um setor de TI eficiente deve seguir os padrões e as tendências do mercado. Para garantir que os profissionais da área atuem com metodologias atualizadas e confiáveis, nada melhor do que implementar o outsourcing de TI.
Quando a empresa utiliza esse serviço, os técnicos e analistas designados para atuar no ambiente corporativo terão um conjunto sólido de habilidades. Isso permitirá uma atuação estratégica, voltada para a resolução de problemas e o alinhamento de processos de acordo com o que é seguido por companhias no mundo todo.
Além disso, os profissionais terceirizados poderão indicar ferramentas inovadoras para o negócio. Por meio de uma análise das dificuldades e dos problemas enfrentados no dia a dia, os técnicos conseguirão recomendar investimentos a partir das principais tendências do mercado para a empresa.
4. Problemas de desempenho na infraestrutura
Falhas na infraestrutura interna podem causar um grande impacto na eficiência do negócio. Sempre que um problema ocorre com um sistema ou dispositivo de rede, por exemplo, a produtividade do colaborador é afetada em função de interrupções e da necessidade de refazer alguma atividade.
Para evitar um cenário em que falhas são constantes, a empresa pode utilizar o outsourcing de TI. Nesse caso, os técnicos serão designados para a execução de processos de manutenção preventiva, suporte ao usuário e correção de erros.
Falhas operacionais serão menos frequentes, gerando redução de custos e melhora dos indicadores. A manutenção preventiva aliada a outras estratégias cria um ambiente em que toda a infraestrutura possui alto desempenho.
Isso garante que os serviços digitais sempre funcionem da melhor forma possível. Dessa forma, o negócio poderá trabalhar com rotinas de trabalho inovadoras e flexíveis.
Gostou do nosso post sobre outsourcing de TI? Você já utiliza esse modelo de terceirização em sua empresa? Nos conte aqui nos comentários!
Eraldo Medeiros
Gostaria de receber KPi’S do departamento de TI
Teclógica
Oi, Eraldo!
Veja alguns posts do nosso blog que podem te ajudar:
– Como definir e usar métricas no setor de TI?
– Métricas de TI: conheça alguns indicadores de sucesso
– Métricas de TI: entendendo os indicadores de desempenho
– Quais são as métricas e indicadores de Service Desk mais utilizadas?
– Entenda a importância dos indicadores de SLA