Para que uma organização cresça, é necessário ter uma equipe engajada e que esteja integrada em todos os setores. Aperfeiçoar a comunicação interna, entre os grupos de trabalho, é a melhor forma de aumentar a produtividade e garantir a eficiência dos processos.
Com as demandas do dia a dia, os departamentos acabam ficando muito mais objetivos e, por vezes, isolados. Mas com ações bem planejadas de melhoria na comunicação, é possível fazer com que todos trabalhem por um objetivo comum.
Um bom processo de comunicação interna facilita o diálogo entre os diferentes perfis de colaboradores. Com essa integração, fica mais fácil o compartilhamento de ideias e opiniões. Por isso, a comunicação não deve ser apenas vertical ou restrita apenas à gestão, e sim contar com a participação de todas as equipes.
Quer saber como a comunicação interna ajuda a integrar setores da empresa em prol de um objetivo comum? Confira!
Divulgando estratégias
Integrar diferentes setores faz parte do papel da comunicação interna. Essa integração torna ainda mais relevante quando se trata das estratégias empresariais. A comunicação tem por função mostrar para os funcionários como ocorrem as normas da empresa, além dos procedimentos adotados por cada equipe.
O funcionário deve ser integrado e ambientado desde a sua inserção e é importante que haja um bom relacionamento entre os setores. Assim, fica fácil identificar a sua importância dentro da organização e como é possível a colaboração entre diferentes áreas.
Manter um canal de acesso entre todos os colaboradores é muito importante. Utilizar a TV corporativa como meio de divulgar as estratégias de comunicação interna, por exemplo, ajuda no alinhamento dos colaboradores com o posicionamento da organização. Essa seria, sem dúvida, uma das formas mais rápidas e atrativas de comunicar o que está acontecendo na empresa.
Quando se trata de informações internas, favorecer o alinhamento do pessoal pode ser uma ação viabilizada por muitos canais envolvendo a tecnologia.
Nesse caso, existem diversas opções a serem exploradas, desde a tela inicial da intranet (que pode conter anúncios, o mapa estratégico e outras mensagens relevantes) até e-mails corporativos, que permitirão a divulgação de informações, novidades ou ações importantes que ocorreram envolvendo as equipes, como a assinatura de um novo contrato ou algum evento de grande interesse.
Elaborando projetos
Supondo que sua empresa esteja lançando um novo projeto de segurança no trabalho para seus funcionários. Faça com que todas as suas etapas sejam divulgadas, deixando todos conscientes e devidamente informados.
Com os canais internos que a empresa possui, será possível demonstrar de forma atrativa e clara como deverão ocorrer os processos do novo projeto — uma forma de fazer isso é disponibilizando um infográfico, de fácil compreensão e visualização dinâmica, com um conteúdo que seja relevante.
Assim, todos os funcionários vão conhecer de que forma um projeto influencia especificamente cada setor.
Aproximando as pessoas
Com o uso da comunicação você aproxima os departamentos, possibilitando que todos tenham acesso a mesma informação.
Em diversas casos, principalmente em organizações de grande porte, os colaboradores de um determinado setor desconhecem as rotinas de outro departamento. Com a integração entre eles, os processos podem ser alinhados para um bem comum.
Com a integração, as equipes notam a importância que cada um possui dentro da empresa. Isso resulta positivamente em um clima agradável para todos os seus colaboradores.
Utilizando indicadores
Fazer uso de indicadores que meçam a integração de diversas áreas é cada vez mais rotineiro. Avaliar o resultado final como uma junção dos resultados de cada setor é também uma forma de agregar informação, pois mostra como cada equipe é corresponsável pelo resultado do indicador final — ou seja, todos trabalham por um objetivo comum.
Outro indicador importante a ser mensurado é a satisfação do seu colaborador por meio do ESI (do inglês Employee Satisfaction Index). Com esse índice, você poderá analisar possíveis falhas de comunicação e como anda a integração entre os setores, além da satisfação quanto a benefícios e jornada de trabalho.
Dessa forma, é possível agir de forma assertiva em processos internos da sua empresa, priorizando projetos mais importantes ou urgentes de acordo com a indicação realizada pelos colaboradores.
Melhorando o clima de trabalho
Agora que você já observou vários fatores que ajudam na comunicação interna dentro de qualquer organização, chegou a hora de mostrar como ela interfere no clima interno.
Quando o trabalho de comunicação interna é eficiente, a empresa acaba evitando ruídos na comunicação. Além disso, é possível mostrar de forma objetiva as funções e metas de cada setor. E consequentemente otimizar os processos, adequando-os conforme a realidade da empresa e, principalmente, de cada departamento.
Uma comunicação interna clara aumenta o nível de conhecimento de cada colaborador sobre a equipe em que trabalha e também sobre os demais, reduz distorções de informações, amplia a confiança nas mensagens transmitidas e gera sensação de maior segurança e credibilidade entre os departamentos a nível estratégico, tático e operacional.
Além disso, é possível alcançar a motivação e o engajamento dos colaboradores à medida que eles se sentem parte do que está acontecendo em vez de meros espectadores.
De modo geral, a comunicação não é boa apenas para os objetivos da empresa — ela ajuda cada colaborador a se sentir útil, valorizando cada trabalho e função. Se todos estiverem motivados e integrados, os resultados virão em curto e longo prazo.
Deve-se prezar pela transparência, coerência daquilo que é comunicado. É por meio dela que a interação entre os departamentos se estabelece, possibilitando a cooperação entre as equipes, a melhoria do seu relacionamento e, consequentemente, do seu desempenho.
Percebeu como é importante integrar setores da empresa e ter a comunicação interna como uma aliada? Quer saber mais como melhorar o seu processo de comunicação? Leia e descubra agora o que é preciso para ter uma comunicação interna efetiva!