Mensurar ações de comunicação interna é uma tarefa importante, e vamos explicar neste texto o porquê. A avaliação de resultados é uma ferramenta essencial para quem deseja promover a saúde da empresa, acompanhando os projetos de perto e identificando o que pode ser melhorado.
Acompanhamos o gerenciamento de entradas e saídas de mercadorias, lucros e prejuízos da organização, custos e receitas, entre outras análises. Mas a comunicação, por vezes, é ignorada ou deixada de lado.
Esse é um erro sério, já que por meio da comunicação é possível compreender melhor o cenário, prever crises e oportunidades e fazer um diagnóstico sobre o que de fato precisa ou não do seu investimento.
Como qualquer outro setor, a comunicação carece de metas, monitoramento, mensuração e análises. Só percorrendo cada um desses passos é possível identificar os principais gargalos e acertos, para então prosseguir com um trabalho que produz resultados efetivos.
Neste texto, abordaremos não só a importância da mensuração de comunicação interna, mas explicaremos o que é o ROI e daremos algumas dicas para que você possa executar esse trabalho com excelência.
Por que mensurar as ações de comunicação interna?
Porque a maioria não mensura, o que faz desse trabalho um diferencial
Para compreender a eficiência de uma ação e os resultados que ela proporciona ao seu negócio, não há outra estratégia a ser executada senão a mensuração. Por mais óbvio que essa informação lhe pareça, pesquisas apontam que mais de 60% dos comunicadores internos não mensuram suas ações e nem avaliam os resultados.
Se você faz parte dos 40% que restam, suas chances de promover um trabalho melhor, com mais acertos e menos falhas são muito grandes. Portanto, aí vai uma pergunta: de qual lado dessa porcentagem você deseja estar?
Porque ajuda no aperfeiçoamento do trabalho
A mensuração de resultados é uma etapa crucial de qualquer processo. A começar pelo planejamento estratégico, passando pela execução dos trabalhos e chegando na análise dos resultados, o gestor de comunicação interna que executa a mensuração tem um cenário detalhado do que pode ou não ter dado certo.
Consequentemente, esse gestor pode alinhar suas estratégias para cometer menos erros nas próximas ações e, assim, otimizar constantemente o seu trabalho.
Por isso, mensurar as ações de comunicação interna é tão fundamental. Somente por meio desse trabalho será possível aperfeiçoar e atingir, de fato, as metas de comunicação propostas para o público-alvo.
Porque evita falhas graves e prejuízos
A falta de mensuração é uma falha grave, pois não apenas omite dados importantes como pode fazer sua equipe insistir em um erro que seja prejudicial à imagem da empresa — atingindo diretamente o desenvolvimento e lucratividade do negócio.
Você pode pensar que isso não faz sentido, já que o foco deste texto é a comunicação com o público interno, não o externo. Mas lembre-se: é o público interno que formata as ações que são externadas.
A queda na produtividade ou incompreensão das políticas e processos da organização podem gerar prejuízos ou até mesmo estagnar o crescimento do empreendimento.
O que é ROI e por que ele é importante?
A sigla em inglês para Return on Investment (Retorno sobre Investimento) ajuda a compreender quais ações da sua empresa estão, de fato, valendo a pena. Ao analisar o ROI da sua estratégia de comunicação, é possível justificar as ações ou redirecionar o investimento para as atividades que efetivamente trazem resultado.
Por mais que mensuração do retorno sobre o investimento dentro da comunicação interna seja complexo ou abstrato demais, vale ressaltar que é possível encontrar parâmetros capazes de apresentar argumentos sólidos que justifiquem ou não o investimento aplicado.
Como executar o trabalho de mensuração de resultados?
A mensuração do resultado depende, é claro, do recurso utilizado dentro das ações de comunicação. É importante contar com ferramentas certas, desenvolvidas por especialistas para uma melhor gestão de sua comunicação interna.
Mas há também outras possibilidades. A seguir, listamos alguns exemplos de ações que podem ser mensuradas sem maiores dificuldades, desde que feitas com muita atenção.
E-mail marketing
Pelo e-mail marketing, é possível analisar quem recebeu, quem abriu e quem clicou nos links enviados — também existe a possibilidade de saber quais foram os links mais clicados.
Essas simples informações podem trazer respostas para dúvidas que antes eram difíceis de responder, como:
- Qual o melhor dia e horário para falar com a equipe?
- Quais funcionários estão, de fato, interessados pelas informações que a empresa envia?
- Que assunto chama mais a atenção da equipe interna e como posso fazer com que ele fique cada vez mais em evidência?
Ações internas de aniversário e similares
Por meio de ações e dinâmicas, é possível perceber o nível de engajamento da equipe. Essas atividades são ideais para promover proximidade, analisar o perfil dos colaboradores, fixar melhor uma diretriz do negócio, entre outras funções.
Nesse tipo de ação, a mensuração pode ser feita por meio de um controle de presença (quantos funcionários participaram na primeira dinâmica e quantos participam hoje?).
É possível também anotar os nomes dos presentes e o momento em que eles participaram, usando esses dados em ações futuras. Ao longo do tempo, você perceberá quem sempre participou, quem passou a interagir depois de um período e quem nunca se mostrou interessado.
Dependendo dos objetivos e estratégias, essas informações são essenciais para tomada de decisões internas.
Grupos online
Muitas plataformas permitem a criação de grupos online para troca de informações e sugestões entre os participantes. Desde que bem geridos, esses espaços são fontes excelentes de feedbacks da equipe interna.
Na maioria das vezes, esses grupos oferecem subsídio necessário para a construção de relatórios de mensuração que mostram a evolução de participações, engajamentos, ideias e feedbacks — que poderão ser repassados à direção, por exemplo.
TV corporativa
São ótimos canais para propagar informações da organização que precisam ser fixadas na mente dos colaboradores. Nesse caso, é possível mensurar o resultado por meio de feedbacks, desde que se incentive a participação do público.
Também é possível utilizar essa estratégia para divulgação de eventos e datas importantes para a empresa.
Plataformas de CRM
As plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são espaços personalizados, elaborados para auxiliar no gerenciamento de relações entre a organização e seus públicos.
Essa ferramenta oferece, de forma organizada e integrada, informações em tempo real e ajuda intuitivamente em processos que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade da equipe. O CRM utilizado na comunicação interna também oferece diversos dados para a construção de um bom relatório.
Por meio dessa mensuração, surgem ideias de novos projetos, melhorias de processos, descobertas de pontos que precisam ser consertados ou excluídos e muito mais.
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