A terceirização de TI é uma estratégia adotada por diversas empresas para melhorar resultados. Ela pode ser utilizada por companhias que buscam um processo de trabalho mais eficaz e com maior flexibilidade, através de tecnologia especializada.
Neste contexto, o outsourcing de processos de TI tem um grande impacto nas políticas de governança, pois o gestor da área é capaz de ampliar a capacidade de atendimento do negócio, beneficiando a empresa como um todo.
Quer saber mais sobre o tema e entender os principais benefícios da terceirização de TI para a sua empresa? Continue a leitura e confira:
O que é a terceirização de TI?
A terceirização de TI, ou também chamada outsourcing de TI, é uma solução corporativa na qual a empresa direciona parte das atividades do setor para uma prestadora especializada. Isso pode incluir rotinas como manutenção de sistemas, processos de migração e suporte ao usuário final, entre outras demandas.
O investimento no outsourcing permite que a empresa dê mais foco às suas políticas de governança. Isso porque os profissionais têm sua carga de trabalho reduzida, e podem dedicar mais tempo em abordagens analíticas, que garantem ao negócio oportunidade de crescimento.
Deste modo, a empresa ganha mais capacidade para agir estrategicamente e, ao mesmo tempo, dispõe de indicadores precisos para atender às necessidades do negócio.
Quais os benefícios da terceirização de TI?
Agora que você já conheceu o conceito de terceirização de TI, veja alguns dos principais benefícios voltados para governança:
Gestão de tempo
Os processos rotineiros, como a manutenção de sistemas e o suporte ao usuário, podem ser direcionados para os técnicos terceirizados. Isso garante à equipe mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas.
Ao repassar atividades para os profissionais terceirizados, o gestor de TI também terá mais tempo para focar nos processos de governança e nas tomadas de decisão.
Melhoria das políticas
Com os colaboradores focados em projetos internos e em compliance, também há melhoria nas políticas da empresa. A equipe estará mais alinhada com a necessidade do negócio, priorizando diretrizes, práticas e estruturações adequadas com relação à governança de TI.
Assim, o alinhamento de objetivos com outros setores, a criação de políticas de segurança e a definição de estratégias serão feitos com mais precisão e qualidade. Consequentemente, a infraestrutura de TI estará de acordo com os objetivos da empresa.
Mais flexibilidade
Ao terceirizar o setor de TI, a empresa também conta com uma flexibilização maior dos seus fluxos operacionais, pois é possível se adaptar com mais agilidade às mudanças no mercado e necessidades internas.
Com um fluxo de trabalho mais flexível, o negócio conseguirá atender as demandas internas e dos clientes de forma ágil. Dessa forma, a confiabilidade no negócio aumenta, pois ele presta os seus serviços com qualidade.
Portanto, o outsourcing de TI permitirá foco nas políticas de governança, adotando uma organização interna mais eficaz e, através dos indicadores disponíveis, poderá garantir a performance exigida.
Por que contratar uma empresa terceirizada em TI?
Uma empresa terceirizada em TI deve assumir uma postura preventiva, identificando possíveis oportunidades de melhoria para a empresa na qual presta serviço.
Além disso, uma empresa especializada conta com diversos recursos e integrações tecnológicas, evitando custos desnecessários para o contratante. Esse conhecimento multidisciplinar garante maior know how para atender as demandas.
E então, o que achou de saber mais sobre os benefícios da terceirização de TI para a governança corporativa? Ficou interessado em contratar uma empresa especializada? É só clicar no banner abaixo!
Conheça as vantagens do outsourcing de TI - Teclógica
[…] terceirizar a TI, a contratação de pessoal especializado fica por conta do fornecedor de outsourcing. Ele se […]
Projeto de software: o que levar em conta ao contratá-lo?
[…] Utilizar uma solução tecnológica ajuda a reduzir custos, melhorar a integração e colocar a empresa na frente da concorrência no quesito inovação. Mas desenvolver um software exige conhecimento especializado e investimentos. Por isso, é comum que algumas empresas apostem na terceirização de TI. […]
Prós e Contras do outsourcing de TI - Teclógica
[…] fatores podem se tornar desafiantes e, para garantir sucesso durante a contratação de uma terceirização de TI, continue lendo este […]