+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

7 livros de endomarketing que você precisa ler

Teclógica > Blog > Serviços de TI > 7 livros de endomarketing que você precisa ler
12/12/2016

Manter-se atualizado é questão de sobrevivência para qualquer profissional, principalmente para aqueles que têm a missão de assegurar que os colaboradores estejam devidamente motivados.

É preciso estar muito atento às novidades! Entendemos que a correria diária dificulta a busca de boas fontes de informação, por isso preparamos uma lista com 7 livros de endomarketing que vão ajudá-lo a aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto. Confira!

1. Endomarketing de A a Z (Analisa de Medeiros Brum)

Analisa de Medeiros Brum é um dos maiores nomes do endomarketing. E sua obra “Endomarketing de A a Z” certamente é leitura obrigatória para qualquer profissional interessado em obter bons resultados na comunicação da empresa.

Esse é também o livro ideal para quem deseja entender de forma mais aprofundada o conceito de endomarketing. A autora apoia-se em sua experiência de mais de 20 anos na área para detalhar em 23 capítulos os vários aspectos da atividade.

Além de abordar o histórico de desenvolvimento do endomarketing, a obra traz à tona um debate importante: a necessidade de as ações conseguirem incentivar não apenas a cooperação dos colaboradores, mas o seu engajamento!

Um dos pontos altos da obra é o relato de cases reais muito importantes para se entender como um bom projeto de endomarketing funciona na prática. Editora Integrare.

2. Respirando Endomarketing (Analisa de Medeiros Brum)

Escrito em primeira pessoa, o livro tem uma linguagem fácil e bem atrativa. Como explica a autora logo no início, a ideia é que seja uma “conversa de comadres”, já que o objetivo é dividir com os leitores suas experiências à frente de uma empresa que tem se dedicado a dar mais visibilidade ao endomarketing.

Em seu quarto livro, Analisa assume como missão apresentar toda a diversidade do endomarketing. Para ela, a atividade deve ser vista como a capacidade de fazer com que as pessoas sintam-se felizes em seu ambiente de trabalho. Lançado pela Editora L&PM. Vale a leitura!

3. Sorria, Você Trabalha Aqui! (Analisa de Medeiros Brum)

A proposta deste livro é, mais do que ensinar técnicas, inspirar os profissionais que trabalham com endomarketing. Para isso, traz cerca de 500 insights sobre o assunto! E a ideia é que os textos sejam consultados de forma aleatória, para que o leitor consiga uma boa dica a qualquer momento.

Um dos conselhos valiosos da autora neste livro é para que os gestores não abram mão de iniciativas como o “Café com o Presidente” ou mesmo a promoção de campanhas em prol da qualidade de vida dos colaboradores.

Neste livro, a autora ressalta também que o importante é assegurar que a equipe tenha uma vida profissional saudável e, consequentemente, mais produtiva. O livro tem 224 páginas e foi editado pela Integrare Business.

4. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso (Saul Faingaus Bekin)

Um dos clássicos da área, esse é um dos livros de endomarketing mais completos sobre o assunto e o autor é referência no segmento; inclusive é atribuída a ele a criação do termo endomarketing.

Este deve ser o livro de cabeceira de quem se interessa por livros de endomarketing e comunicação empresarial. O autor aborda o tema de forma didática e explica não apenas conceitos, mas também ações e implantação de projetos na área.

Vale a pena dedicar atenção especial ao capítulo que aborda a avaliação do projeto, uma das etapas mais importantes de uma campanha de endomarketing. Editado pela Prentice Hall Brasil.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

5. Endomarketing inteligente (Daniel Costa)

Daniel Costa consegue trabalhar muito bem os aspectos teóricos do endomarketing com as questões práticas. O autor defende a importância do endomarketing não apenas para elevar os níveis de produtividade da equipe, mas também para assegurar um ambiente mais propício para as empresas que pretendem atrair, engajar e reter talentos.

Valendo-se de sua vivência acadêmica, Costa faz uma boa fundamentação dos conceitos que precisam ser trabalhados no endomarketing e detalha o que precisa ser considerado na implantação de projetos na área.

É uma boa leitura para quem pretende entender melhor o que é necessário para ser bem-sucedido nessa área. O livro foi editado pela Editora Dublinense.

6. Face a face com o endomarketing (Analisa de Medeiros Brum)

Se você procura por um livro mais básico sobre o assunto, mas que possa introduzir conceitos-chave sobre endomarketing, então Face a face com o endomarketing é o ideal.

Além de explicar as principais atividades que devem ser desenvolvidas na comunicação interna, a autora dedica um capítulo inteiro ao papel dos líderes, fornecendo boas dicas sobre como devem exercer de forma efetiva sua função à frente das equipes e empresas.

Aproveitando sua sólida experiência, a autora faz um alerta importante e infelizmente muitas vezes menosprezado pelas empresas: a necessidade de encontrar seu próprio caminho para transformar-se e dedicar-se no mercado! Editora L&PM.

7. Não existe gestão sem comunicação (Daniel Costa)

Com uma linguagem informal, simples e direta, esse livro é dirigido não apenas para profissionais envolvidos no dia a dia do endomarketing, mas também aos colaboradores e à diretoria. Ao discorrer sobre como é possível conectar endomarketing, liderança e engajamento, o autor propõe que as atividades de comunicação interna sejam feitas de forma mais colaborativa.

Entre os tópicos abordados, ele chama a atenção para a necessidade de as empresas encantarem seus colaboradores antes de encantar e conquistar seus clientes. Outra questão importante é como lidar com a ansiedade, responsável por prejudicar o trabalho na área de comunicação interna.

Há também um texto dedicado ao assunto que preocupa bastante os profissionais de todas as áreas atualmente: o excesso de reuniões, que acaba por atrapalhar o fluxo de trabalho de toda a empresa e dificultar a comunicação eficiente e prática. Lançado pela Editora Dublinense.

Como você deve ter percebido, os livros de endomarketing que selecionamos trata o tema de forma prática e didática. É importante que isso ocorra, afinal estamos nos referindo a uma atividade que pode fazer muita diferença no dia a dia das empresas, ajudando a elevar seus resultados e garantir uma comunicação eficiente e produtiva.

Você conhece os livros indicados? Tem alguma dica sobre livros de endomarketing? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco e com outros leitores.

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *