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Qual a importância das pesquisas de clima organizacional?

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pesquisas de clima organizacional
21/10/2016

Há empresas que atuam somente de forma operacional e possuem um péssimo ambiente de trabalho. Como mudar essa situação? É essencial que não apenas os gestores, mas também os diretores e os acionistas saibam da importância do clima para uma empresa.

Os objetivos dessas empresas devem mudar para obter um local de trabalho saudável com maior produtividade e engajamento dos colaboradores. Para isso, é essencial conhecer melhor os valores, as atitudes e os comportamentos no ambiente de trabalho. É tudo o que faz parte do envolvimento dos trabalhadores com o trabalho em si, como o relacionamento com colegas e supervisores, cultura organizacional, espaço para o desenvolvimento pessoal, etc.

Um ambiente de trabalho positivo faz com que os funcionários se sintam bem sobre a vinda para o trabalho, e isso proporciona a motivação para sustentá-los ao longo do dia. A aplicação de uma pesquisa de clima organizacional ajuda a mensurar esses fatores que afetam o relacionamento que as pessoas têm entre si e a relação que possuem com a própria empresa. Pesquisas desse tipo são essenciais para a gestão da organização.

O clima da instituição também pode ser definido como a percepção coletiva que as pessoas têm da organização, por meio das experiências práticas, políticas e estruturais. Ele é uma esfera psicológica que abrange a ligação entre a empresa e seus funcionários, configurada por um conjunto de características do ambiente de trabalho que podem ser medidas por meio de uma pesquisa.

As pesquisas de clima organizacional são um instrumento eficiente de coleta de dados sobre a percepção de todos os funcionários em relação a diversos fatores que influenciam a rotina deles no trabalho, ajudando os gestores a entenderem melhor como os trabalhadores se sentem fazendo parte da organização.

Como aplicar esta pesquisa?

Para aplicar a pesquisa de clima organizacional, o responsável pela área de RH deve observar as seguintes fases: elaboração do formulário, comunicação, aplicação da pesquisa, apuração dos dados, relatórios e plano de ação.

A primeira fase é a criação de um formulário e para isso não há um padrão definido, pois as perguntas poderão variar de acordo com a realidade e com a cultura da empresa. A etapa seguinte é a comunicação, em que os gestores serão informados e passarão para sua equipe os benefícios dessa ferramenta. A divulgação poderá ser feita em reuniões e através dos meios de comunicação interna, como a  TV corporativa para disseminar a pesquisa, bem como mostrar o seu resultado posteriormente.

A partir daí, poderá ser feita a aplicação da pesquisa por meio de um questionário que deverá ser respondido por todos os colaboradores. Em seguida, vem a fase da apuração dos dados, que mapeia o ambiente interno e aponta os problemas.

Com essas informações extraídas da pesquisa, é possível elaborar um relatório sugerindo um plano de ações para atacar os focos de problemas, com o intuito de melhorar o ambiente organizacional. A partir de pesquisa de clima aplicada, a organização poderá realizar uma avaliação sobre sua atuação, possibilitando um melhor planejamento de suas ações e favorecendo o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

Qual a importância das pesquisas de clima organizacional?

A empresa deve ter interesse em aplicar a pesquisa de clima para identificar os problemas que afetam o ambiente de trabalho. A ferramenta pode ser uma boa estratégia que fornecerá subsídios para a tomada de decisões.

Quando é bem realizada, pode gerar ações continuadas em prol do maior engajamento dos colaboradores. A partir da pesquisa, o gestor consegue enxergar melhor as deficiências e os pontos fortes da sua atuação.

A importância independe do tamanho da empresa. As pequenas possuem uma maior proximidade entre os setores e isso permite um melhor conhecimento do seu ambiente de trabalho. No caso das grandes corporações com uma estrutura mais complexa, é preciso maior empenho para que a pesquisa expresse bem as necessidades de melhoria no clima. Em ambos os casos, a participação da pesquisa é anônima para garantir maior precisão nas informações

Após a aplicação da pesquisa, o objetivo é apontar as ações necessárias para a conquista de um melhor ambiente corporativo, caso a insatisfação seja identificada. Os funcionários se sentirão mais valorizados por serem ouvidos e por poderem contribuir em benefício da empresa. Um clima organizacional ruim afeta o desempenho individual, mas, a partir da execução de um plano de ações, a tendência é que a empresa tenha bons resultados.

Algumas ações a serem implementadas após a pesquisa de clima são: integração das áreas, melhoria na comunicação interna, redução da burocracia, política de capacitação, entre outras. Essas ações podem transformar o ambiente de trabalho e permitirão que os funcionários se doem mais pela empresa e trabalhem melhor em equipe.

Quais são os principais benefícios das pesquisas de clima organizacional?

Ao utilizar a pesquisa de clima organizacional, a empresa poderá obter: a otimização na comunicação, a geração de um ambiente de trabalho mais seguro em relação às instalações e riscos ambientais, a melhor percepção da imagem da empresa por parte dos colaboradores, a redução do índice de rotatividade e, consequentemente, o aumento de produtividade.

Além disso, por meio dessa pesquisa, é possível identificar a necessidade de treinamentos, que permitirá criar possibilidades de promoções na carreira, e ainda medir a satisfação dos colaboradores. A pesquisa permite demonstrar a preocupação em relação a opinião dos colaboradores e após sua aplicação serão desenvolvidos planos de ações. Recomenda-se que seja feita ao menos uma vez ao ano, possibilitando aos colaboradores a percepção das mudanças que ocorrem a cada ano.

Quais os resultados esperados?

Não basta realizar as pesquisas de clima organizacional, se elas não forem desdobradas em ações efetivas. O principal é identificar os problemas apresentados pelos funcionários e a empresa buscar aprimoramentos contínuos.

A expectativa é que a pesquisa resulte em melhorias na comunicação da empresa como um todo, na infraestrutura, nas condições de trabalho, no desenvolvimento profissional, na gestão do conhecimento, no relacionamento entre a diretoria e os demais funcionários e na qualidade do ambiente  organizacional.

Dessa maneira, é possível que todos os funcionários estejam unidos na criação de um ambiente de trabalho saudável, e fiquem satisfeitos e motivados.

E na empresa em que você trabalha, como é o clima organizacional? Já aplicou alguma vez pesquisas deste tipo? Se quiser saber mais sobre o assunto acompanhe nosso conteúdos do blog!

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