Quem trabalha com franquias sabe que, quanto maior o sucesso da rede, maior o desafio da comunicação. Conforme a expansão da rede acontece, fica cada vez mais difícil manter todas as unidades alinhadas com os objetivos e as campanhas. E é nesse aspecto e para ajudar a resolver este problema que a TV Corporativa em uma rede de franquias ganha importância. Quer entender melhor? Acompanhe o nosso post de hoje.
Conexão direta entre franqueador, franqueado e colaboradores
Por conta disso, a TV Corporativa em uma rede de franquias se apresenta como uma solução bastante eficiente para ajudar a minimizar este gap de informações que eventualmente possa surgir. A praticidade e a agilidade com que a TV Corporativa transporta essas informações é de grande ajuda aos responsáveis pela comunicação, pois torna o processo padronizado e centraliza o envio de informações e materiais.
Além disso, a versatilidade da TV Corporativa possibilita a comunicação não apenas com o franqueado e seus colaboradores, mas também a divulgação de promoções e produtos que fazem parte das campanhas de vendas do momento. Isso torna a dependência de materiais físicos como flyers, cartazes e similares menor e possibilita o start da campanha de maneira mais estruturada.
Ainda é possível disponibilizar ao franqueado um espaço para divulgações específicas da sua unidade. Promoções e materiais voltados para o aniversário da cidade, datas comemorativas e eventos da região que ficam a cargo do franqueado, podem ser enviado para a TV Corporativa e veiculadas mediante aprovação do setor responsável. Essa dinâmica ajuda a agilizar um processo que, normalmente, é moroso e cansativo.
Canal de palestras remotas
Muitas franquias fazem palestras periodicas para reforçar os métodos usados por sua marca ou abordar algum tema de interesse do segmento. O problema é que nem todos os franqueados poderão se deslocar até o local da palestra para assisti-la. Assim, eles perdem uma oportunidade de aprimoramento.
Com a TV Corporativa é possível transmitir essas palestras. Quem não puder assistir em pessoa, pode acompanhar – ao vivo! – diretamente da sua própria franquia. Para o franqueador, esse recurso também é importante. Afinal, a transmissão das palestras é um diferencial que pode ser destacado na hora de promover a franquia a novos interessados.
Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?
Redução do custo de material publicitário
Como já comentamos anteriormente, a TV Corporativa em uma rede de franquias pode ser estrategicamente posicionada para que os clientes também sejam impactados. Nestes casos, ela pode ser usada como uma forma de publicidade, exibindo informações sobre os produtos ou serviços, ajudando a compor as campanhas e dando mais destaca as estratégias da marca.
Utilizando a TV Corporativa para a publicidade, a franquia pode reduzir custos com outras formas de material, principalmente os impressos. É importante ressaltar que esta alternativa, além de ser financeiramente inteligente, também é ecologicamente sustentável. Ou seja, é uma maneira para a franquia consumir menos papel e demonstrar seu respeito pelo meio ambiente.
O uso da TV Corporativa em uma rede de franquias se justifica, essencialmente, pela viabilização da comunicação unilateral imediata entre pessoas (e, no caso, unidades) que estão muito distantes.
Graças a esta característica, a TV Corporativa é um meio de comunicação capaz de garantir que todas as franquias estarão alinhadas e padronizadas. E a padronização é o motivo comprovado do sucesso, não só de franquias, mas de empresas no mundo todo.