A implantação de uma TV Corporativa em uma organização traz benefícios e melhoras significativas para a comunicação da empresa. No entanto, para que essa ferramenta seja utilizada de forma eficiente é necessário que o conteúdo da TV Corporativa seja bem planejado. Para isso, veja alguns pontos cruciais a serem considerados!
Analise o perfil do público
Primeiramente, é importante que se conheça com quem a TV Corporativa se comunica. É preciso conhecer o público espectador, observando em quais locais as TVs estão instaladas e quanto tempo em média os colaboradores gastam assistindo o conteúdo.
Ao definir o perfil de quem assiste a TV Corporativa e onde os aparelhos estão localizados, é possível calcular o tempo médio de atenção do espectador. Isso é fundamental para demarcar o tamanho da grade e a frequência de atualização de conteúdo.
Defina o tamanho da grade
De acordo com o tempo médio de atenção estabelecido é possível determinar o tamanho da grade. É imperativo notar que a grade não pode ser grande demais, para que o colaborador consiga acompanhar integralmente um conteúdo, nem curta a ponto de causar uma impressão de superficialidade e, dessa forma, gerar desinteresse.
Cuidado! Evite que a grade seja repetitiva. Portanto, é imprescindível que o conteúdo da TV Corporativa seja dinâmico e atraente. Outro ponto a ser observado é com que frequência o conteúdo é atualizado, o que deve corresponder à rotatividade de espectadores.
Acerte no formato e linguagem do conteúdo
Ao planejar o conteúdo da TV Corporativa, é importante atentar-se para as questões técnicas como a resolução das telas. O conteúdo gráfico e diagramação devem estar de acordo com a resolução das telas para que haja nitidez e qualidade da imagem veiculada, sem distorções.
Além disso, o tipo de linguagem utilizado na programação deve considerar o formato de TV. Ou seja, longos períodos e parágrafos devem ser evitados já que o colaborador pode desviar sua atenção ou perder o início ou fim do texto. Assim, o uso de slides e mensagens curtas e concisas devem ser priorizados.
Utilize diferentes tipos de recursos visuais
O uso de uma TV Corporativa permite a transmissão simultânea de conteúdos diversos e complementares. Usar com sabedoria esse recurso pode ser determinante para o sucesso do conteúdo. Mesclar imagens, vídeos e animações valorizam e tornam mais atraente a programação.
Varie os tipos de conteúdo
A TV Corporativa não deve ser vista como uma ferramenta isolada, sendo integrada com a comunicação empresarial como um todo.
Utilizar a TV Corporativa para informar os colaboradores sobre processos cotidianos da organização aproximam a equipe e o sentimento de pertencimento à empresa. Da mesma forma, transmitir feedbacks, publicar estratégias e resultados periódicos da organização também ajudam nesse processo comunicativo.
Esse tipo de conteúdo deve ser mesclado com notícias e informações de entretenimento e cultura. Dessa maneira, não se perde o interesse ou atenção do colaborador e é possível dialogar de forma transparente.
Quando bem planejado, o conteúdo da TV Corporativa fornece um diferencial para a comunicação empresarial e destaque para a organização. Transmita esse conhecimento compartilhando esse artigo nas suas redes sociais e informe outras pessoas sobre essas lições fundamentais!