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Como implantar a TV Corporativa na minha organização?

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25/07/2016

As empresas estão cada vez mais dinâmicas e a comunicação, muitas vezes, vem acompanhando esse movimento. A escolha de canais mais rápidos e diretos é fundamental para o alcance de metas e excelentes resultados. Entre eles, a TV Corporativa, que é uma das mais completas e funcionais soluções modernas de comunicação.

É importante que seja escolhida uma área responsável por ela, que poderá ser o RH; a Comunicação Integrada, interna ou externa. Vai depender do público a quem ela irá se dirigir. Qualquer que seja o time, é importante que haja um responsável por planejar a TV e cuidar de seu conteúdo periodicamente, para que o investimento seja utilizado em sua plenitude.

Já explicamos aqui no blog o que é TV Corporativa e agora vamos te mostrar como implantá-la na sua organização. Veja abaixo algumas dicas:

Faça um diagnóstico dos públicos da sua companhia

Antes de implantar a TV Corporativa em sua organização, analise quais serão os públicos a quem ela vai se dirigir; quais expectativas eles têm em relação à comunicação e se o novo canal supre boa parte delas; quais são as necessidades da empresa, como se comunicar com muitos funcionários, em diferentes localidades; se é realidade muitos deles não terem acesso a outros meios de comunicação; quais são os canais que a empresa possui hoje e se eles são suficientes e eficientes.

Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna

Mapeie a localização das telas estrategicamente

Antes de realizar o mapeamento dos monitores, tenha em mente qual será o tipo de conteúdo que será priorizado: sobre os negócios, entretenimento, ou ambos. E o que isso tem a ver? Se forem escolhidos assuntos mais ligados à diversão, privilegie locais em que os funcionários mais se distraem, tendo os seus momentos de descompressão. Se forem valorizados conteúdos mais estratégicos, informativos e voltados para os negócios, prefira pontos em áreas de trabalho. E para ambos, opte por locais em que haja grande circulação e/ou concentração de pessoas.

Contabilize a quantidade ideal de pontos de TV

Também é importante que se faça uma estimativa da quantidade de telas ideal para um número x de funcionários. De modo que todos, no decorrer do dia, passem por elas. Leve em conta todos os andares, todos os prédios e, principalmente, os públicos que não possuem e-mail e ramal, em funções mais operacionais como o chão de fábrica, etc.

Defina uma playlist

Planeje o conteúdo que você vai divulgar na TV Corporativa, para que ela não vire paisagem. Elabore uma lista de reprodução e defina a periodicidade com que ela será atualizada: assuntos da área de RH; avisos; palavras do Presidente ou da diretoria; dicas de saúde; segurança do trabalho; curiosidades sobre a história da empresa; resultados alcançados no período; missão; eventos; clientes; etc.

Busque sempre trazer novidades. Faça uso de vídeos e vinhetas e incentive para que os funcionários participem da TV. Não apenas enviando ideias como também produzindo conteúdo, como vídeos gravados por smartphones.

Busque oferecer interatividade

Humanize, no máximo possível, a TV de sua empresa. Divulgue quem são seus colaboradores. Noticie projetos e áreas, sempre mostrando o rosto de quem os faz. Incentive para que eles interajam com a TV, enviando conteúdos, respondendo desafios e concursos, por exemplo. Se a sua companhia estiver localizada em mais de um endereço, apresente os colaboradores de cada lugar, seja enfatizando um feito profissional ou uma curiosidade de sua vida pessoal.

Enfim, é importante traçar um plano de como implantar a TV Corporativa e de como mantê-la, para que se obtenha sucesso. Essa solução permite que sejam mensurados tanto a quantidade e qualidade dos conteúdos divulgados, como o que a audiência pensa sobre o canal. Faça uso disso! É interessante, que periodicamente o plano seja revisitado e ajustado, caso seja necessário. Buscando sempre que o canal se mantenha inovador e atrativo.

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