A importância da comunicação interna na motivação dos colaboradores já é reconhecida. Contudo, motivar o público interno não é o objetivo principal deste segmento da Comunicação. Na verdade, é apenas uma de suas consequências. Por não se atentarem a isso, nem sempre as empresas acertam a mão na hora de implantar planos de comunicação interna e acabam por cometerem erros bobos.
E por essas falhas ainda serem tão comuns, resolvemos relacionar cinco dos principais erros de comunicação interna que a sua empresa deve evitar. Confira e dê uma turbinada na comunicação com seus colaboradores!
Não ter equipe especializada e dedicada à comunicação
É comum encontrar empresas que acreditam que, por todos se comunicarem verbalmente ou por e-mail, não é preciso investir em um setor de comunicação interna. Geralmente, existe um puxadinho dentro do setor de Recursos Humanos no qual um profissional de RH mesmo fica responsável pelos comunicados, murais e eventos.
É importante lembrar que cada profissão tem uma formação específica. Portanto, ter — ao menos — um comunicólogo (jornalista, publicitário ou relações públicas) em sua equipe fará grande diferença. Afinal, esse profissional tem toda uma formação em comunicação para agregar ao dia a dia da empresa e compreende como algumas ações e estratégias são importantes para fazer a informação circular pela empresa. Certamente, um profissional focado saberá estimular e formalizar o diálogo e a troca de informação entre os diferentes níveis hierárquicos.
Desconsiderar a definição de embaixadores da informação
Ao implantar um processo de comunicação interna, as empresas costumam se esquecer de especificar qual o responsável, por cada área, por fazer com que a informação de seu setor circule.
Mesmo que não seja o gerente, é preciso ter algum profissional que responderá à Comunicação Interna da empresa, transmitindo informações a serem trabalhadas ou ao qual os responsáveis pela comunicação interna terão fácil acesso. Por isso, defina colaboradores chaves que serão acionados e serão a ponte entre o setor dela e a equipe de Comunicação Interna.
Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna
Não definir corretamente os canais de comunicação interna
Várias empresas utilizam mais de um canal de comunicação e ainda não conseguem fazer com que as mensagens atinjam corretamente o público interno. Isso se dá por não terem feito uma avaliação dos melhores canais ou usá-los de forma imprecisa, como colocar um mural de aviso em um corredor movimentado.
É preciso, além de definir qual meio de comunicação será mais assertivo com o perfil do seu público interno, definir corretamente os locais que serão disponibilizados ou como a informação será entregue ao colaborador.
Utilizar ferramentas pouco atrativas para comunicação
Não basta apenas ter uma mensagem correta e clara. É preciso um meio que seja atraente para o seu público interno. Faça uma pesquisa e reflita: seu público interno gosta de ler? Ou eles seriam mais facilmente atingidos pelas mensagens se a informação fosse transmitida através de um mural digital ou uma TV corporativa?
Todas estas reflexões estão no dia a dia dos profissionais de comunicação e contribuem para que a informação efetivamente chegue aos interessados, sem ruídos (informações incorretas ou imprecisas).
Não estimular a comunicação bilateral
Com as mídias sociais, a sociedade evoluiu para um patamar de comunicação de “todos para todos”. Mas, infelizmente, algumas empresas ainda insistem no formato de “um para todos”, em que a empresa fala e os colaboradores apenas escutam. Neste modelo ultrapassado, não se tem um feedback ou retorno por parte do colaborador.
No entanto, é importante ouvir o que os profissionais de sua empresa têm a dizer e sugerir, seja através de métodos clássicos (como uma caixa de sugestões) ou através de métodos mais interativos (pesquisas) ou colaborativos (reuniões de alinhamento estratégico).
Por último, é importante que sua empresa incentive a comunicação entre os pares (pessoas da mesma equipe ou do mesmo nível hierárquico) de maneira formal, sem o que é chamado de rádio peão (comunicação baseada em boatos). Da mesma forma, é preciso haver uma comunicação vertical, que flui tanto de cima para baixo, como da base para o topo hierárquico.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira o post “Como alinhar a comunicação interna com a estratégia da empresa” e dê um up na troca de informações de sua empresa!