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Como melhorar a comunicação interna da minha organização?

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07/07/2016

Vivemos em uma época em que a comunicação interna nas organizações vai muito além da simples divulgação de informações. Hoje em dia, o ato de comunicar é bem mais abrangente, sendo responsável pela formação de um elo mais forte entre a empresa e seus funcionários. Por isso, muitos profissionais do setor de RH e empresários têm buscado maneiras de melhorar a comunicação interna nas suas organizações.

Pensando em como essas melhorias podem beneficiar as empresas, nós reunimos, neste texto, cinco dicas para ajudar quem está interessado nesse processo. Continue a leitura e confira!

Faça pesquisas de clima organizacional

Conhecer o público interno é muito importante para definir as estratégias que podem ser criadas para melhorar a comunicação interna da sua organização. Para isso, nada é mais efetivo do que fazer pesquisas a respeito do clima organizacional.

Você pode elaborar questionários para que os colaboradores da organização indiquem o seu grau de satisfação com a empresa e, até mesmo, deem sugestões do que acreditam que pode ser melhorado no ambiente de trabalho.

Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna

Utilize ferramentas para a colaboração

A comunicação representa hoje uma via de mão dupla. Isso quer dizer que a empresa não deve apenas transmitir informações, mas também estar aberta ao diálogo com os seus colaboradores. Para isso, não há nada melhor do que a utilização de ferramentas colaborativas.

As redes sociais internas ou fóruns na intranet da empresa, por exemplo, permitem que os funcionários interajam e troquem ideias sobre os processos executados por eles dentro da organização. Além disso, você poderá avaliar se as mensagens transmitidas estão sendo bem interpretadas pelo público.

Esteja sempre atento às tendências tecnológicas

A tecnologia é uma grande aliada da comunicação interna das organizações. Além da praticidade de enviar mensagens via intranet, você ainda pode contar com outras ferramentas para se comunicar com o público interno, como ter um serviço de SMS, por exemplo, que envie mensagens aos celulares dos colaboradores.

Outra ideia interessante é a implantação de uma TV colaborativa na empresa, funcionando como uma espécie de emissora de televisão interna, com o objetivo de passar informações úteis aos funcionários, como as regras da empresa, campanhas sociais com as quais a organização esteja engajada, etc.

Tenha um setor responsável pela comunicação interna

É comum que muitas empresas deixem o setor de Recursos Humanos como o responsável por sua comunicação interna. Isso não é totalmente errado, mas o ideal é ter uma pessoa com formação em jornalismo ou relações públicas para essa atividade, uma vez que o conhecimento mais amplo dos processos comunicacionais é um diferencial importante para que as informações sejam produzidas e, consequentemente, assimiladas pelos colaboradores de forma mais assertiva.

Como muitas informações que são divulgadas para os funcionários surgem no RH, uma ideia interessante é que o profissional da comunicação esteja inserido juntamente a esse setor, caso a empresa não tenha condições financeiras ou estrutura física para abrigar um setor exclusivo para a comunicação interna.

Agora que você já tem uma noção de como melhorar a comunicação dentro da sua empresa, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá, você encontrará muitas outras informações relevantes para a sua organização, disponibilizadas sempre em primeira mão na sua linha do tempo. Estamos a sua espera!

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