O endomarketing é a subdivisão do marketing especializada em trabalhar a imagem da empresa junto ao seu cliente interno — ou seja, ela procura melhorar a comunicação e as relações entre a empresa e todos os seus colaboradores.
Por isso, o endomarketing fica na fronteira entre o marketing e o RH, tendo um impacto direto no clima do ambiente de trabalho, na motivação e na produtividade da equipe. No post de hoje, vamos apresentar quatro ações de endomarketing que você pode personalizar e utilizar em sua empresa! Vamos lá?
Levantamento de informações sobre o clima institucional
Essa é, definitivamente, a primeira das ações de endomarketing que sua empresa deve realizar. A ação é parecida com a pesquisa de satisfação realizada com seus clientes, mas voltada aos clientes internos.
O levantamento de informações sobre o clima institucional deve ser realizado com frequência — pelo menos, uma ou duas vezes por ano — para garantir um acompanhamento consistente da evolução do mesmo.
Personalize essa pesquisa para englobar assuntos que você acha que precisam ser mais explorados no diálogo com sua equipe. Você pode enfocar a questão da comunicação entre empresa, gestores e colaboradores, por exemplo — ou expandir o escopo e pesquisar temas como a satisfação com as instalações da empresa e, até mesmo, com as médias salariais.
Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna
Criação de uma TV Corporativa
O jornal da empresa é, dentro das ações de endomarketing, a ação mais tradicional. Ele serve como uma maneira de informar fatos importantes aos colaboradores, quebrando a barreira de comunicação entre departamentos. Entretanto, na era digital, poucas pessoas de fato leem jornais.
Uma alternativa bem interessante é a TV Corporativa. Trata-se, literalmente, de posicionar televisores em locais estratégicos da empresa: a recepção, o refeitório, a sala de descanso. O conteúdo que será exibido por essa TV Corporativa pode ser completamente personalizado. O custo dessa opção é médio, devido ao equipamento necessário, mas ela é altamente viável e garante melhores resultados em termos de comunicação interna.
Para a exibição dos conteúdos, a maioria das empresas – por questões de praticidade – opta por um formato simples de painéis, similar ao de uma apresentação de PowerPoint. No entanto, é possível também elaborar vídeos, um formato bem mais dinâmico e atrativo para a comunidade interna. Na elaboração dos conteúdos da sua TV Corporativa, todos os funcionários podem sugerir temas, garantindo a relevância do que será exibido.
Realização de palestras e treinamentos
Essa é uma das ações de endomarketing que, em termos populares, “mata dois coelhos com uma cajadada só”. Ao mesmo tempo em que melhora a imagem da empresa junto aos clientes internos, as palestras e treinamentos também se revertem em benefícios para a própria empresa — quanto mais qualificada for a equipe, melhor será o trabalho realizado.
Essas palestras e treinamentos podem abranger desde motivação e produtividade até conhecimentos técnicos sobre os produtos que a empresa oferece — pode haver, até mesmo, um treinamento sobre a cultura corporativa da empresa. Os gestores devem usar sua criatividade para criar um material totalmente único, ou contratar bons especialistas para organizar as atividades.
Desenvolvimento de um pacote de benefícios
Toda empresa é obrigada, por lei, a oferecer benefícios como vale-refeição e vale-transporte, por exemplo. Porém, os clientes internos valorizam a empresa que oferece benefícios adicionais, especialmente quando estes visam a qualidade de vida.
Alguns bons exemplos são parcerias com academias e escolas de idiomas, desenvolvimento de atividades como ginástica laboral no local de trabalho e a implementação de uma boa sala de descanso e lazer na empresa. A melhor maneira de determinar quais benefícios interessam aos colaboradores da sua empresa é retornar ao primeiro item e fazer uma pesquisa diretamente com eles.
As ações de endomarketing são uma das ferramentas mais eficientes para que os colaboradores tenham uma imagem positiva da empresa. E eles são o cartão de visitas da empresa — quem realmente representa sua marca junto ao cliente são os vendedores, o pessoal da limpeza, da cobrança, da logística. Garantir que eles estejam satisfeitos é, portanto, uma maneira de assegurar, também, a satisfação do cliente.
Gostou das nossas dicas? Sua empresa adota outras ações de endomarketing criativas e inovadoras? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!