Nos dias de hoje, é fundamental contar com recursos tecnológicos e, diante dessa realidade, são diversas as vantagens do outsourcing de TI. Esse recurso não só abre um leque maior de possibilidades para os negócios, como também oferece um atendimento personalizado.
O outsourcing, termo em inglês que pode ser resumido como a terceirização de serviços essenciais para uma empresa, está sendo utilizado mais do que nunca. Na área da tecnologia da informação (TI), ele traz alguns benefícios como redução de custos, foco no negócio, inovação, atualização tecnológica, entre outros.
Ao terceirizar o departamento de TI, ou parte dele, a empresa ganha competitividade, pois o fornecedor trará novidades e pessoal especializado para atender às demandas, ao mesmo tempo em que a equipe interna passa a se dedicar ao core business e não com a parte técnica e tática do dia a dia.
A seguir veja as vantagens que o outsourcing proporciona na produtividade das empresas.
3 vantagens do outsourcing de TI
Mais tempo para dedicação à atividades estratégicas
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, as empresas precisam estar sempre melhorando seus modelos de negócios.
Ao obter suporte tecnológico de um parceiro especializado e experiente, a direção da empresa deixa de se preocupar com tudo que envolve um departamento de TI e dedica suas forças para o cumprimento das metas, vendas e para o alcance de mercado.
Os tempos de resposta dos projetos envolvendo a tecnologia e o suporte tecnológico, necessários para que as estratégias empresariais sejam cumpridas, também tendem a melhorar. Isso agiliza processos, reduz o caminho até a chegada das soluções e facilita a tomada de decisões.
Pessoal altamente capacitado
O custo de capacitação de profissionais é alto, além do tempo que toma da empresa na contratação de fornecedores de treinamentos e os valores gastos com auxílio educação, pagamento de viagens e acomodação etc.
Ao terceirizar a TI, a contratação de pessoal especializado fica por conta do fornecedor de outsourcing. Ele se encarrega de entregar os serviços da melhor forma possível, com profissionais capacitados e competentes – afinal, ele quer manter a empresa como cliente e, para tal, precisa mostrar resultados.
Suporte à inovação
Fazendo tudo internamente, as empresas tendem a não inovar, pois não há intercâmbio de ideias. Com isso, os campos de pesquisa e desenvolvimento podem ficar “viciosos” e redundantes quando tratados somente internamente.
A troca de experiências com um fornecedor oferta novas ideias e perspectivas ao negócio, gerando um clima de colaboração e cocriação que pode ser benéfico para a cultura de inovação da empresa. Isso também melhora, dentre outras coisas, a produtividade.
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