Quando os gestores de tecnologia da informação se encontram diante de projetos que exigem novos recursos, devem escolher entre dois caminhos diferentes: aguardar a disponibilidade de orçamento e mão de obra ou contratar um serviço de outsourcing.
A segunda alternativa, que consiste em terceirizar tarefas com empresas especializadas, vem sendo frequentemente adotada pelas empresas que querem manter o foco nos processos principais de negócio.
Mas, assim como qualquer outra decisão empresarial, o outsourcing tem seus prós e contras, que não podem ser esquecidos na hora de uma avaliação criteriosa.
Determinados fatores podem se tornar desafiantes e, para garantir sucesso durante a contratação de uma terceirização de TI, continue lendo este artigo.
3 vantagens do outsourcing de TI
Para que você compreenda melhor o assunto, vamos explicar primeiro algumas das principais vantagens do outsourcing:
1. Expertise
Na maioria dos casos, contratar um outsourcing de TI significa que sua empresa poderá contar com uma equipe especializada em solucionar problemas e terá acesso a tecnologia de ponta.
Dessa forma, ao invés de sobrecarregar uma equipe e necessitar de investimento constante na renovação de hardware e software, você terá um parceiro que acompanha a evolução do mercado e que já conhece bem como prover soluções de TI.
2. Economia
Quando comparada ao custo de uma equipe e infraestrutura dedicada, a contratação de um parceiro especializado traz uma grande vantagem na redução de despesas com implementação e manutenção.
Para entender melhor, basta imaginar os custos necessários para criar e manter uma equipe de TI. Todas as despesas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, salários, benefícios, espaço de escritório, entre outros gastos.
Além disso, conforme o mercado tecnológico se transforma, a equipe também precisa estar constantemente atualizada nas novidades. Quando se conta com ajuda de uma empresa de outsourcing, esses gastos e responsabilidades cabem ao fornecedor.
3. Flexibilidade
Seja em tempos de economia aquecida ou em crise, as empresas sofrem continuamente com as flutuações na demanda por parte dos consumidores.
Por isso, outra vantagem associada ao outsourcing de TI é a flexibilidade: o cliente ganha tranquilidade para adaptar as soluções e sistemas ao volume de negócios, respondendo mais rápido às demandas de mercado e sem precisar gastar muito para isso.
Alguns desafios que podem se tornar desvantagens
Agora que você já conhece as principais vantagens, é preciso também entender que ao contar com um parceiro terceirizado, certos processos funcionam diferente do que quando feitos internamente.
Isso pode trazer junto alguns desafios, que se não gerenciados de forma efetiva tornam-se desvantagens para a empresa. Entenda:
1. Integração
Quando sua empresa opta pelo outsourcing, é natural que sistemas, práticas e métodos adotados por cada uma das partes devam ser alinhados em um momento inicial.
Em alguns casos, o próprio cliente precisa se adaptar a um padrão de mercado. Em outros, o provedor da solução faz modificações para atender às demandas do consumidor.
2. Entendimento do negócio
Mesmo que tenham expertise na área de tecnologia, alguns fornecedores de TI não conhecem a fundo o funcionamento do negócio de seus clientes.
Isso pode gerar problemas na hora de planejar e executar projetos – especialmente nos sistemas que atendem diretamente ao negócio – gerando despesas desnecessárias, retrabalhos e atrasos. Por esse motivo, é importante alinhar expectativas e passar um direcional alinhado com elas ao fornecedor contratado.
3. Segurança
Outro desafio do outsourcing é a necessidade de dar a terceiros o acesso ou até mesmo o controle sobre informações confidenciais do negócio. Afinal, em alguns casos, o provedor do serviço não está nem mesmo em sua cidade, estado ou país.
No entanto, ao lembrarmos que manter uma infraestrutura de hardware e software própria também não é garantia de segurança contra ataques, essa desvantagem perde um pouco de seu peso.
Também deve-se ter uma política de privacidade bem estruturada, além de repassar estes direcionais ao fornecedor, elencar estes pontos de segurança no contrato. Já que esta também é uma boa prática da LGPD.
Mas como ter sucesso ao apostar no outsourcing?
Como você viu, alguns fatores podem ser desafiantes na hora de terceirizar o TI. Para evitar que se tornem problemas e garantir sucesso do projeto, é preciso atenção a alguns pontos no momento de escolher um fornecedor.
Isso é de suma importância. Segundo uma pesquisa da Deloitte, 42% dos respondentes dedicam mais de seu tempo ao processo de seleção dos prestadores de serviços.
Primeiramente é preciso contar com parceiros que estejam abertos a ouvir sua necessidade e adaptar soluções, integrando ferramentas que melhor atendam as demandas da sua empresa.
A fábrica de software precisa estar alinhada com suas diretrizes e cultura organizacional, além de conhecer muito bem os processos da empresa. Já na questão de proteção, é necessária a adoção de melhores práticas de segurança da informação e alinhamento com a LGPD.
Por isso, é fundamental desenvolver um bom relacionamento com o provedor do serviço. Assim, sua empresa será capaz de minimizar os riscos e aproveitar o melhor que o outsourcing tem a oferecer.
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